top of page

GAROTAS EM CENA ESPERANÇA / HOPE SUMMERS



Vamos ver um pouco da história da Esperança, também conhecida como Hope Summers. Criada por Mike Carey e Chris Bachalo, a personagem estreou no quinto capítulo da saga Complexo de Messias (Messiah Complex #5), em 2007.



Esperança foi a primeira mutante a nascer após a Dinastia M e a Dizimação, onde os

milhares de mutantes do planeta foram reduzidos a apenas 198 pessoas e houve a promessa

de que novos não mais nasceriam. Cérebro explodiu assim que detectou a assinatura genética

no nascimento dela, e assim começou uma busca pela nova mutante.


Todas as crianças da cidade foram exterminadas por Purificadores, porém Cable

conseguiu resgatar Hope a tempo. Ele afirmava que a pequena criança era um Messias, vindo

para salvar toda a humanidade. Os Purificadores, por outro lado, acreditavam que ela era

equivalente ao Anti-Cristo e que mataria milhões em instantes.




Em uma tentativa de salvá-la, Cable levou a criança até um futuro pós-apocalíptico. Lá Hope cresceu e treinou como um soldado. Dezesseis anos se passaram e os poderes da jovem ainda não haviam se manifestado, quando ela retornou a sua linha do tempo original, agora como uma adolescente.


A manifestação dos poderes mutantes de Hope deu-se na morte de Cable, deixando todos assustados. Após o funeral, enquanto a sociedade mutante estava divida acerca da opinião sobre a nova integrante, o Cérebro disparou pela primeira vez em muitos anos,

sinalizando 5 novos mutantes.


Essas novas mutações vieram de forma descontrolada, sendo necessário o toque de Esperança para salvá-los. A partir daí, os 5 jovens unidos à Esperança, e sob a supervisão de Vampira, partem em uma viagem pelo mundo em busca de novos mutantes da Geração Esperança.


A personagem foi peça principal da saga Vingadores vs. X-Men, de 2012, sendo a nova hospedeira da Fênix Negra. Ao começar a sentir o poder ilimitado da entidade, ela implora a Wolverine que a mate, por não conseguir suportar tamanho poder. O Homem de Ferro acaba então atingindo a Fênix com um raio, acreditando tê-la destruído, porém não foi esse o resultado. A força dividiu-se em cinco partes, assumindo Ciclope, Emma Frost, Magia, Namor e Colossus como os novos hospedeiros, surgindo assim o Quinteto Fênix.


O Quinteto realizou bons atos no mundo, porém todo poder vem a um custo. O empasse com os Vingadores continuou, pois estes acreditavam ser poder demais para humanos portarem. À medida que membros do Quinteto eram derrotados, os restantes começam a procurar por mais poder e a lentamente enlouquecer. O último a sobrar foi Ciclope, que acabou por matar inclusive o Professor X.




Esperança, que estava em Kun Lu treinando Punho de Ferro e Homem Aranha, retornou e uniu esforços à Feiticeira Escarlate, copiando os poderes dela, e só assim foram capazes de expulsar a Força Fênix de Ciclope e realocá-la na real hospedeira, a própria Hope. Ela então salva o planeta da destruição provocada por seu companheiro enlouquecido.


Percebendo que sua onipotência era perigosa demais, ela e a Feiticeira proferem juntas a frase “Chega de Força Fênix”, em uma clara alusão à Dinastia M. A energia cósmica então espalha-se pelo planeta e, no mesmo instante, milhares de novos mutantes aparecem ao redor do globo, sendo oficialmente o fim do Dia M.


Dentro da cena, Esperança teve seu card publicado como um dos ultra raros da coleção Ofensiva Surpresa. Com disposição 4/1 e as habilidades de ataque à distância e voo, ela traz as afiliações X-Force e X-Men. O texto permanente faz alusão à sua ligação com Cable e sua habilidade de mimetismo, enquanto sua ação dá dano com base no número de poderes do alvo.


Embora suas duas afiliações não sejam usadas fortemente há muito tempo no jogo, esse é um card que conseguiu se sobresair a isso, marcando presença em vários decks de seu lançamento até hoje. Dá pra dizer que é um dos coringas do jogo.


Eu utilizo ela em meu deck de X-Men e de Magia, e vocês? :D


bottom of page