PROFISSÃO REPORT: DRAFTS BSDS – BRASÍLIA/DF
Com atraso de quase um mês, eis que finalmente saiu este report. Antes tarde do que nunca!
No mês passado, tivemos aqui em Brasília os dois Torneios de Lançamento da coleção Despertar Sombrio, no formato Draft. O primeiro foi realizado em 07/01 na já tradicional MTGstore (http://loja.mtgstore.com.br/index.php/sobre-nos). Já o segundo foi realizado em 14/01 na Orgutal (https://www.facebook.com/orgutalcasadejogos/), que desde dezembro passado abre espaço para o Battle Scenes todas as quartas-feiras a partir das 18 horas. Ambos torneios tiveram o apoio da Liga BSB – Battle Scenes Brasília (https://www.facebook.com/groups/676649815815442/?ref=bookmarks)
1º Torneio - MTGstore
No primeiro torneio, tivemos a participação de sete jogadores, o que resultou em três rodadas.
Durante o draft, fui brindado por duas super raras passadas pelos meus oponentes: um Cabelo de Prata e uma Coleção Mística. O primeiro, apesar de não ter visto jogo nas três rodadas, ajudou a definir a primeira metade do deck: Maggia. Com vários Valentões, Devastadores e Escoltas Armadas, além de um Cabeça de Martelo, ficou faltando apenas a Madame Máscara pra fechar a turma. A segunda parte acabou ficando ainda mais forte: Defensores mágicos! Na parte da magia, além de Convergências Oníricas, Invasões Etéreas e Transcendência Superior, vieram Irmã Grimm, Cetro de Watoomb, Cléa e Dr. Estranho v4!!! E pra completar os Defensores, Falcão Noturno e Valquíria, com um Estripar e Investigações Descuidadas. Coloquei ainda duas Plenitude Superior, uma Fissão Atômica e um Nova-Titus (Tigre Azul!!!! É nóis ;-p), lembrando que o Estranho v4 tem Poder Cósmico. Acabei montando um deck com quase 50 cartas.
Com esse deck em mãos, fui confiante pra primeira rodada. Seguem os resultados, com alguns comentários sobre minhas partidas:
1º Rodada
Alguém deve ter se perguntado: como é que uma pessoa passa uma Coleção Mística adiante num draft?!? Pois a resposta veio no primeiro turno do Vinícius: Cavaleiro da Lua. E fim de papo. Passei uns quatro turnos batendo no desgraçado, enquanto o Vinícius fazia uma Investigação Solitária atrás da outra com um Valentão sem vergonha. Quando finalmente derrubei o Cavaleiro, o Vinícius estava com uma mesa enorme e eu com vários personagens nocauteados. Durei mais um turno e era isso.
Paulo 16 x 00 Hugo
Vinícius 16 x 07 Tiago Spengler
Tiago Alves 15 x 06 Dudu
Wesley bye
2º Rodada
Essa partida foi razoavelmente tranqüila pra mim. O Dudu veio com uma mão bem mais ou menos e seu deck foi, digamos, ousado para um draft: Fugitivos. Xavin, Boca-Dura, Klara Prast e Princesa Poderosa deram suas caras, mas sem Sapão e Victor Mancha o deck não rodou legal. O maior destaque da partida foi um missplay nosso, quando bati com o Nova no Starfox dele, que não poderia ter sido alvo da ação do Nova por ele ter sido escolhido pelo texto fixo do Starfox. Só percebemos o erro após o fim da partida, mas como minha mesa estava bastante superior à dele, não havia muita dúvida a respeito da minha vitória.
Vinícius 07 x 17 Paulo
Tiago Alves 13 x 17 Wesley
Tiago S. 16 x 05 Dudu
Hugo bye
Paulo x Vinícius
Tiago Alves x Wesley
3º Rodada
A última partida foi contra meu xará, Tiago Alves. Visivelmente incomodado com o resultado da partida anterior, em que cometera erros fatais contra o Wesley deixando escapar uma vitória quase certa, o Tiago acabou cometendo mais alguns deslizes. Logo no início, com um Morbius capacitado em dois, deixou que eu colocasse meus personagens (três, se não me falha a memória) sem usar o texto fixo dele, que poderia dar um penetrante em dois desses personagens quando eles entraram em cena. Também cometi erros, sendo o principal deles ter derrubado um personagem que estava com um de vida quando o melhor teria sido tirar um Assombro Superior que estava em outro personagem. Felizmente para mim, esse Assombro acabou não sendo utilizado da melhor forma pelo Tiago.
Era o turno do Tiago, e o jogo estava 12 pra mim e 7 pra ele (ou algo do tipo). A mesa estava complexa: ele tinha em cena um Hulk v3 (com três de vida), aquele personagem com o Assombro Superior e algum grandão que causa 3 de dano (Encouraçado? Devastador? não lembro). No meu lado, eu tinha uma Valquíria (colocada no turno anterior), uma Irmã Grimm com um de vida, e algum outro personagem pequeno. Demorei na minha antecipação avaliando como eu iria derrubar aquele Hulk no meu próximo turno. Resolvi então usar a ação da Irmã Grimm para carregar mais uma carta na Valquíria. Com isso, seriam necessários 9 pontos de dano para derrubá-la, o que em princípio estava fora do alcance do Tiago. Ele resolveu então atacar meus outros personagens e deixou a Valquíria intacta! No meu turno, bastou capacitar a Valquíria e bater com ela no Hulk. GG
Wesley 10 x 16 Paulo
Tiago S. 20 x 13 Tiago Alves
Hugo 04 x 18 Vinícius
Dudu bye
1º Torneio – MTGstore - Resultado final
1º Lugar: Paulo 3/0
2º Lugar: Vinícius 2/1
3º Lugar: Tiago S. 2/1
4º Lugar: Wesley 2/1
5º Lugar: Hugo 1/2
6º Lugar: Tiago Alves 1/2
7º Lugar: Dudu 1/2
2º Torneio - Orgutal
O segundo Torneio de Lançamento de BSDS em Brasília acabou sendo o primeiro torneio oficial na Orgutal em sua retomada do Battle Scenes. Ainda assim, tivemos a participação de apenas cinco jogadores. Mas isso não impediu que as três rodadas disputadas até o fim para ver quem seria o novo campeão.
Durante o draft, logo de cara tirei um Vetor. Fiquei na minha e fui apanhando não só o que aparecia dos Alienígenas (me enchi de Vapor e Invasão de Alienígenas!), mas também os predadores que me caíssem nas mãos (a maioria é N/A). Tirei uma Coleção Mística numa das aberturas de booster, e um Estranho v4 em outra! Quase no fim, Raio-X e Estratagema Vil deram as caras. Pronto, tinha tudo que eu precisava. Dessa vez consegui montar meu deck com 40 cartas, focando em Alienígenas, Predadores e Magia.
Vamos aos resultados:
1º Rodada
Que jogo! Esse deveria ter sido filmado. O Paulo estava com um deck baseado em gigantes de Superforça, bastante parecido com o que ele utilizou no primeiro torneio. No segundo turno, com a ajuda da Investigação Destrutiva, ele já tinha 3 personagens de 6 de vida em cena. Na verdade, o deck dele era quase um pauper, mas que trabalho que me deu. De minha parte, também fiz um bom jogo. Com Vetor na mão desde o começo, iniciei com meus personagens de magia com vida mais baixa (e poucos prêmios pro adversário), enfraquecendo os bichões do Paulo enquanto ia filtrando e manipulando o deck. Derrubada minha primeira onda de personagens, entraram os Alienígenas: Vapor, Raio-X e Vetor. Vapor ajudou a fazer mais recursos, Raio-X fez estragos com sua passiva e o Vetor fez todos jogarem na antecipação. E Invasão de Alienígenas transformou a Vapor extra da mão em Ultron geladeira: descartava pra capacitar e voltava pra mão.
O Vetor acabou sendo derrubado, mas a essa altura eu já tinha feito 12 pontos. Precisava apenas derrubar mais um dos grandões do outro lado (já eram uns quatro ou cinco agora). Então veio a terceira onda, os predadores, com destaque para o Coração Negro. Infelizmente não lembro de todos os detalhes, mas no fim, foi uma Invasão Etérea revelada na ação do Coração Negro que acabou me dando a vitória, ao causar os dois últimos danos no Encouraçado (ou Devastador, ou Acéfalo, enfim) que me faltava. Baita jogo mesmo!
Vinícius 11 x 15 Gustavo
Paulo 12 x 18 Tiago
Glemerson bye
2º Rodada
Confiante por ter jogado bem e derrotado o Paulo, campeão do torneio anterior, acabei cometendo um erro irrecuperável logo no início do 2º jogo. Sequer lembro direito qual foi o deck do Glemerson, só sei que ter aberto meu jogo apenas e tão somente com o Vetor foi uma cag... monstra. Desperdicei a carta central do meu deck e, depois de tê-la perdido fácil e obviamente para o meu adversário, não consegui me recuperar.
Glemerson 16 x 06 Tiago
Paulo 15 x 00 Gustavo
Vinícius bye
3º Rodada
Terceira rodada e somente o Glemerson tinha duas vitórias (ok, uma pelo bye, mas era vitória), e todos os demais estavam com uma vitória e uma derrota. Ou seja, desde que o Glemerson perdesse, todos tinham chance de ser campeões, até mesmo o Gustavo, que tinha pego bye e torcia por resultados paralelos.
Fui pro jogo contra o Vinícius e, mais uma vez, nada deu certo. Não lembro de ter cometido erros muitos graves, mas o Vinícius conseguiu montar uma mesa muito forte com seus Defensores. Apanhei demais com os ataques aumentados pelo cenário Resposta à Ameaça, que tive dificuldades em tirar de cena. Pra piorar, quando tirei um, entrou outro. E o personagem buscado pelo segundo cenário não podia ser outro: Namor. Quando ele entrou em cena, esvaíram-se minhas últimas e poucas esperanças.
Glemerson 00 x 19 Paulo
Vinícius 17 x 09 Tiago
Gustavo bye
2º Torneio – Orgutal - Resultado final
1º Lugar: Paulo 2/1
2º Lugar: Vinícius 2/1
3º Lugar: Glemerson 2/1
4º Lugar: Gustavo 2/1
5º Lugar: Tiago S. 1/2
E assim, apesar do excelente começo, encerrei o campeonato de forma frustrante em último lugar. Para compensar, a terceira deck box da premiação foi destinada ao jogador fair-play, e acabei sendo o escolhido pelos demais jogadores. Valeu, pessoal! Essa caixinha, e o fato de ter sido o único a tirar pontos (e ganhar!) do Paulo, foram meu alento.
No próximo fim de semana, a Liga BSB retoma os trabalhos com rodada dupla;
dia 18/02, sábado, Torneio Coleção Sitiada, na Orgutal
dia 19/02, domingo, Torneio Coleção Sitiada, na Ludoteca BGC
Até lá!