top of page

STAPLES #4: TEMOS UMA NOVA STAPLE EM BATTLE SCENES? SERÁ?


Olá!


Aqui quem vos escreve é Richard, com mais um artigo na MTCG! Escrever sobre Battle Scenes sempre foi um grande prazer, principalmente quando o assunto é sobre algo novo dentro do jogo. Dessa vez não é algo novo somente, mas também é algo que pode rapidamente se tornar uma nova Coringa em Battle Scenes. Então vamos lá!




Todos nós já estamos acostumados ao fato de que em fevereiro ocorrerá uma rotação de coleções em BS. O formato Batalha Sitiada ainda nem está valendo, mas já foi adotado por muitos jogadores, eu inclusive. Nada contra os cards de BSUM, BSET e BSPO, apenas acho válido renovar o metagame de vez em quando.


Uma das principais preocupações dos jogadores quanto à rotação, é saber como jogar sem determinada carta que será rotacionada, como Reestruturação Muscular, por exemplo. Ainda temos Treinamento Intenso e similares, então esta substituição pode ser feita sem muito prejuízo dos decks. No entanto, o card que irá substituir o Mystério em relação à busca de cenários ainda é uma incógnita. Muitos pretendentes prometem fazer o mesmo com cenários específicos, como Homem de Ferro, Capitão América e até Feiticeira Escarlate com sua ação de antecipação.


De certo, nenhum desses cards é a minha aposta para o herdeiro do Mystério. Se há uma carta que eu acredito que tem todo o potencial para reinar em seu lugar é esta abaixo:

Antes de jogar opiniões favoráveis e contrárias, vamos analisar os prós e contras desta escolha. Primeiro, Novos Horizontes é um cenário, ou seja, você gasta o slot de cenário do seu turno para procurar outro no deck, e tem que esperar até o próximo turno para descê-lo. Ao mesmo tempo, você tem que revelá-lo ao seu oponente, que tem um turno inteiro para se preparar. Ambas as situações são preocupantes, porém acredito que suas vantagens se sobressaem muito em relação às desvantagens. Vamos a elas.


Novos Horizontes não foi criado para trabalhar em conjunto com todos os cenários do universo de Battle Scenes, como o Mystério foi. Enquanto alguns cenários simplesmente não podem esperar mais um turno para entrar em cena, como é o caso de Bater em Retirada, No Lugar Errado ou Convocar Reforços, pois eles existem para satisfazer necessidades urgentes como a falta de personagens, o resgate de personagens próximos de serem nocauteados ou impedir que os personagens do oponente ajam já no próximo turno, existem cenários que não precisam esperar tanto assim para começar a funcionar:


Acima estão os verdadeiros parceiros de Novos Horizontes, cenários que nem sequer precisam entrar em cena para mostrar seu poder. Todos os três funcionam a partir dos Recursos, e podem ir para lá assim que forem buscados no deck, sendo descartados para capacitar um personagem ou de graça do turno.


Atualmente os decks utilizam 2-3 Invasão Secreta e 1-2 Câmeras de Vigilância. Considerando que 5 slots do deck vão para esses cenários, eu facilmente poderia espremer 2 Novos Horizontes no deck e manter a consistência da seguinte forma:

Além disso, comprar Invasão Secreta ou Câmeras em um momento da partida em que você não precisa é um tiro no pé, figurativamente falando. Com o uso de Novos Horizontes você pode controlar o que puxar do deck na hora em que você precisa e ainda filtra o baralho, permitindo compras mais eficientes durante a partida. BUT WAIT...



Sabe aquele cenário que você buscou com Novos Horizontes e ficou parado na sua mão? Com Improbabilidade você pode descê-lo durante o turno do oponente. Isso abre uma nova gama de “parceiros” para essa Coringa do Battle Scenes. Cenários como Em Meio à Multidão, que ao descer na Antecipação torna seus Fugitivos imunes ações que tenham alvo, praticamente fazendo o oponente perder a etapa de ataque. E não apenas esse cenário, mas todos estes abaixo passam a ter suas funções melhoradas quando entram de surpresa no turno do oponente:


Estes são alguns dos vários exemplos que podem se aproveitar deste pequeno truque que Improbabilidade pode proporcionar. E já que Novos Horizontes pode buscar estes cenários no deck pra você, ele se torna a minha aposta para num futuro bem próximo estar figurando entre os coringas mais usados de Battle Scenes. Basta que os jogadores se acostumem com a ausência do Mystério para começar a testar esta nova possibilidade.

Pronto, agora sim mandem suas opiniões! Até a próxima, valeu!

bottom of page