STAPLES #3: DECK COM ARQUÉTIPO CORINGA - HOMEM DE FERRO
Olá tudo bom?
Essa é a terceira parte da série de artigos sobre os cards mais importantes em Battle Scenes, os cards coringa. Por que esse nome? Porque eles podem ser utilizados em qualquer decklist sem prejuízos para o dono do deck, muitas vezes trazendo benefícios que outros cards não trariam. Na parte um e dois vocês leram sobre os personagens, cenários, suportes e habilidades que se encaixam nessa característica. Hoje vocês verão um arquétipo, que já é conhecido por todos, mas que sempre recebe atualizações a cada coleção que chega. Os Aliados do Homem de Ferro!
A ideia é simples: qualquer personagem que você controla torna-se Aliado do Homem de Ferro no momento em que o Homem de Ferro V3 entra em cena. E se você precisar de uma forcinha, a Torre Transforma todos em Vingadores e a partir daí rola capacitação e dano que nenhum outro suporte é capaz de oferecer. Tudo isso com a melhor abertura de Battle Scenes: Tony Stark carregando um Planos de Infiltração, puxando Homem de Ferro, Caça Hulk e um Motoqueiro Fantasma/Cavaleiro da Lua. Eu havia dito que o Alto Evolucionário era a melhor abertura, e para decks genéricos ainda é. Para o arquétipo de Aliados do HdF o Tony ainda se destaca.
Dito isso, vamos à primeira das inúmeras possibilidades que o arquétipo coringa pode proporcionar:
Maggia é a primeira afiliação que me vem à mente por que a sinergia de poderes é espetacular. Genialidade e Ataque à Distância (AaD) também são compartilhados pelo Homem de Ferro, e ambos os poderes oferecem muito em questão de dano e suporte. Cabelo de Prata lidera e compra cards, Madame Máscara desce fácil e tem uma espécie de antecipação surpresa embutida, e Cabeça de Martelo tem uma ação com prontidão que pode atacar em conjunto com o Caça-Hulk. Por último, Strucker pode ser buscado com Planos, e Tecnoespião aumenta a ofensividade para mais de 8.000! Para mais controle, adicione alguns Neutralizadores IMA por sua conta.
Em questão de habilidades, tanto genialidade quanto AaD possuem Investigações muito boas, e AaD oferece ações de antecipar que podem definir uma partida, como Tiro Incapacitante e Saque Rápido. Em termos de ataque, Coleção de Explosivos também é uma ótima carta. Com a ajuda de Armadura IMA, Surpresa Dolorosa pode auxiliar a combater qualquer coisa que o oponente descer. É um deck muito fácil de colocar em cena, com muitas respostas e divertido também.
Passando agora para a próxima lista:
Novamente a sinergia ajuda a completar o deck. Cavaleiro da Lua, Falcão Noturno e Mercenário podem ser buscados com Planos pelo Tony já no primeiro turno, e a partir do segundo o próprio Falcão pode buscar seus aliados. Patriota de Ferro combina poderes com o HdF, enquanto Hulk Vermelho esmaga o que vier pela frente.
Essa lista abandona o Ataque à Distância e foca mais em Super Força (SF), além de ter vários personagens com Lâminas, o que facilita o uso tanto de Surpresa Dolorosa quanto de Inutilizar. Embora Thunderbolts seja um arquétipo subutilizado nas mesas de jogo, ainda é muito divertido e com mais ajustes pode dar trabalho para o oponente. Modifique ao seu gosto.
Por último e não menos importante, mostro agora a lista que vim preparando ao longo desses três artigos, onde uno a versatilidade dos decks coringa ao próprio arquétipo coringa, bem ao estilo de um megazord onde um dos braços é um dinossauro, a perna esquerda é uma moto, a direita é um pássaro e por aí vai. A lista não é nada inovadora na verdade, afinal todos os cards são staples coringas que todos já conhecem. Com vocês, o Toolbox Coringa Aliados do Homem de Ferro:
O deck oferece a ilusão de que você está jogando duas fases de Preparação: uma em que você faz tudo aquilo que a Preparação te permite fazer, como descartar cards, capacitar, nocautear personagens, descer cenários e usar ações imprevistas. Mas também te permite fazer tudo aquilo que está no texto passivo de cada personagem: buscar personagens no deck, buscar cenários no deck, descer personagem utilizando cards do topo do deck, travar o personagem do oponente e muito mais.
Na fase de ataque, muito dano causando pelas habilidades, com o auxílio do homem de ferro e o cenário Caça aos Renegados, além do dano textual do Cavaleiro da Lua. Caso dano não seja possível, também descarrega cards com as ações do Evolucionário, Cassandra e habilidades como Corrente de Plasma.
Na antecipação, o deck permite que se utilizem todas as Antecipações Surpresa coringas (Surpresa Dolorosa, Seduzir, Amarras e Inutilizar), chegando praticamente no nível em que você pode errar por ter todas na sua mão e não saber qual utilizar no momento. But wait...
Ainda é possível reduzir a lista para o formato Sitiada, com a exclusão de Mystério e a perda dos poderes telepáticos do deck, focando mais em Genialidade, Super Força e Elasticidade. Dessa forma, a lista fica assim:
Quando você ler este artigo, a lista provavelmente já estará diferente. Siga o meu canal Condado Kalunga no Youtube, onde eu postarei um vídeo mostrando as atualizações do deck.
Espero que tenham gostado de ler tanto quanto eu gostei de escrever esta série de artigos. Se não gostou, me ajude a melhorar, a lista não é definitiva, mas eu creio que nesses três artigos tratei de todas as cartas que realmente importam no jogo, são tão importantes que resultam em muitas decklists parecidas e no problema do mirror. Tony Stark e Homem de Ferro ainda são a melhor sinergia deste jogo, então se atenha à ela até que o meta mude novamente. Até a próxima!