STAPLES #2: CENÁRIOS, SUPORTES E HABILIDADES
Olá, tudo bom?
Continuando a nossa série sobre as cartas Coringas, vamos falar aqui dos cenários, suportes e habilidades que estão presentes na grande maioria dos decks de Battle Scenes. Coringas, não “Staples”, pelo menos aqui nesta série de artigos. Vamos abrir os trabalhos!
É impossível deixar de falar do principal cenário do jogo, o mais utilizado desde seu lançamento em Battle scenes: Invasão Secreta. Este cenário quebra a principal regra do BS, que proíbe a entrada de mais de um personagem com alter ego igual em cena. Hoje em dia existem outras formas de burlar essa regra, mas nenhuma tão rápida e eficiente quanto esta. Metamorfo demora séculos para funcionar e os clonadores como Arnim Zola são restritos a sua afiliação, por isso Invasão Secreta ainda reina.
Decisão Extrema é mais uma adição em todos os decks pela versatilidade. Não só causa dois ou quatro de dano, mas também pode salvar um personagem seu colocando-o nos recursos em vez de nos prêmios do oponente. Um extra? Ainda gera recursos. É uma grande complementação a Bater em Retirada em qualquer deck.
Retomando a linha de cenários que burlam regras do jogo, trazemos um cenário de Guerra Civil que anula completamente a prontidão de alguns decks: Câmeras de Vigilância, que burla a regra por não precisar estar em cena para funcionar, e ainda impede a Investigação do oponente. Use sempre de uma a duas cópias no seu deck, e se você está jogando Batalha Infinita, é um ótimo cenário para ser buscado com Mystério logo na abertura de jogo.
Se Cassandra lava passa e cozinha, Tumba pelo menos deixa a casa um pouco arrumada. Mais barata para descer e por não gerar prêmios para o adversário, é ideal para entrar no primeiro ou segundo turnos e interromper a estratégia do oponente. Também facilita a entrada de Fantasma do Espaço mais rapidamente em cena. Já a Câmara ajuda a lidar com a maior ameaça do Battle Scenes, o Dr. Estranho Illuminati e seu texto ignorante. Prisão 42 é similar, mas é mais cara para baixar e não mira em Aliados do Homem de Ferro, o que pode ser problemático às vezes. Por último, nada como um Gerador PEM para anular os efeitos de uma Câmara alheia, ou uma Máquina de Bloqueio Mental. Essa tríade não apenas entra em qualquer deck como permite uma sinergia com os demais coringas. Se para Douglas Adams tudo que você precisa é uma toalha, no Battle Scenes eu adicionaria esses suportes à essa lista.
Em termos de habilidades coringas, podemos citar de cara as três habilidades que tem mais chances de aparecerem em grande parte das decklists do Battle Scenes:
Por serem cards “genéricos”, sua utilização é quase unânime nos decks. Além disso, cada uma dessas cartas tem características únicas, portanto não é possível substituí-las por cards similares. Joia do Tempo previne que o oponente realize ações imprevistas ou com prontidão, Joia da Alma te dá uma compra de card e revive um personagem dos recursos, e simbionte dá o poder de elasticidade e uma ação de antecipação com um de dano penetrante.
Existem menções que certamente podem ser consideradas, como cartas específicas de Genialidade, como Tecnoassalto, Planos de Infiltração e Investigação Científica. Se você está realmente pensando em montar um deck coringa, essas são as habilidades que você irá usar. Mas no que tange o verdadeiro poder em Battle Scenes, existem três cartas que você precisa considerar extremamente necessárias, nível Ômega, a primeira linha de defesa, a cereja do bolo:
Se a jogada do dado e a abertura de primeiro turno definem quem vai se dar melhor na partida, a fase de Antecipação é a que separa os homens das crianças. A Antecipação é o único momento do jogo em que você pode virar a mesa e escapar de um destino terrível caso você não tenha sido o primeiro a jogar. Mas não estou falando das ações de antecipar. Meu único propósito aqui é dizer para você que as habilidades de Antecipação Surpresa são os verdadeiros coringas dentre as habilidades.
Surpresa, Amarras, Seduzir e Inutilizar vem da mão, e não podem ser impedidas por nenhum efeito existente no jogo até agora. Ao mesmo tempo em que impedem as ações, nocauteiam suportes e até mesmo personagens, garantem ao jogador que começou depois uma pequena chance de vitória. Caso você comece por segundo e sem esses cards na mão, é melhor desistir logo e partir para outra.
Confira também o vídeo sobre os staples:
Chegamos ao fim desta segunda parte, espero que tenham gostado! No próximo artigo vamos falar do Arquétipo Coringa, ou seja, um tipo de deck que pode englobar qualquer estratégia: os Aliados do Homem de Ferro! Não perca!