top of page

GAROTAS EM CENA: VESPA / JANET VAN DYNE



Hoje vamos ver a última personagem da coleção Invasão Cósmica, a Vespa! Alter ego de Janet van Dyne, ela foi desenvolvida pela consagrada dupla Stan Lee e Jack Kirby, tendo sua primeira aparição em Tales to Astonish #44, em junho de 1963.




Ela era a filha mais velha do renomado cientista Vernon van Dyne, o qual foi assassinado deixando-a sem rumo. Janet então buscou apoio no colega de seu pai, Hank Pym, o qual, sem o conhecimento dela, vivia uma vida dupla como o Homem-Formiga.


A força moral de Janet sempre impressinou-o, e então ele acabou revelando sua identidade secreta, propondo convertê-la também em um ser superpoderoso, para que assim ela pudesse vingar a morte de seu pai. Então, usando como base pesquisas sobre a estrutura orgânica das vespas, Hank implantou sob as escápulas e têmporas de Janet, celular correspondentes às encontradas nas asas e antenas dos insetos.


Janet aprendeu a utilizar as Partículas Pym, o que possibilitava que ela encolhesse a uma altura mínima de 3,8cm e conseguisse voltar ao normal. Em seu estado reduzido, ela ainda desenvolveu a capacidade de comunicar-se com outros insetos.




Adotando então o nome Vespa, ela conseguiu levar o assassino de seu pai à justiça, e após isso tornou-se parceira do então Homem-Formiga no combate ao crime, desenvolvendo suas habilidades até o momento em que começou a trabalhar sozinha.


A Vespa ficou então conhecida pelo marcante momento de fundar a equipe d'Os Vingadores, sendo ela a batizar o grupo após sua primeira missão. Enquanto isso, sua parceira com Hank ficou mais profunda, e os dois acabaram se casando.


Aos 23 anos ela recebeu integralmente a vasta herança de seu pai, porém o novo status financeiro não mudou sua personalidade. Sendo uma aventureira nata, ela resolveu se desafiar em um novo campo: iniciou uma carreira de estilista, e uma carreira de muito sucesso! Com a fama, o público veio a conhecer sua identidade secreta como Vespa.


Durante a Saga Dinastia M, Janet é uma das maiores estilistas do mundo, confeccionando trajes para diversas celebridades, embora seja humana. Na saga Invasão Skrull, ela foi parte de um dos planos mais cruéis, sendo transformada em uma bomba viva. Em uma batalha no Central Park, a bomba é acionada e leva Janet, sendo então dada como morta.


Mais de 10 anos se passaram até a descoberta de que, no momento de sua explosão, Janet usou seus poderes de diminuição em uma tentativa de se proteger. Entretanto, o efeito da explosão desestabilizou as Partículas Pym e, ao invés de diminuir para seu limite conhecido, ela diminuiu para um tamanho microscópico, adentrando um microverso dentro do nosso conhecido universo. Mais glorioso que seu funeral, apenas foi seu retorno à Terra.


Um fato curioso é que, por a personagem ser estilista, ela é provavelmente a que mais muda de uniforme. Os autores usaram dessa liberdade de expressão advinda da profissão da personagem para constantemente inovar em seu traje, montando uma longa lista de vestimentas já utilizadas por Janet.


Saindo da cena e indo para o universo cinematográfico, entramos Hope van Dyne, que é filha de Janet com Hank e assumirá a identidade de Vespa no próximo longa-metragem.




Dentro da cena, a Vespa teve seu card lançado na coleção Invasão Cósmica e foi parte do deck starter do Homem-Formiga (Scott Lang). Seu card apresenta formatação 3/2, habilidades de lâminas e vôo e afiliação Vingadores. Ela traz uma nova forma de capacitação referente a seu texto permanente, que também lhe concede super força e +1 de escudo quando no estágio 2 de capacitação, e ainda impedindo que ela seja alvo de dano penetrante quando no estágio 0.


Sua ação causa 1 ponto de dano penetrante no alvo a custo 1, o que é um bom custo benefício. O card tem uma boa desenvoltura e se encaixa bem em certos decks de vingadores e decks com enfoque em habilidades de lâminas. Como ela foi parte do meu primeiro deck starter, e uma personagem que eu gostei muito desde que conheci, tenho um apego pessoal por esse card, e por enquanto não mudaria nada nele (talvez só a ilustração). E vocês, o que têm a comentar sobre a Vespa? :D


No próximo post, iniciaremos uma nova coleção! Até lá!


bottom of page