GAROTAS EM CENA: VAPOR / ANNE DARNELL
Hoje vamos falar um pouco sobre a história da Vapor, alter ego de Anne Darnell! Criada por Sal Buscema e Bill Mantlo, a primeira aparição dela foi na Incredible Hulk #254, em dezembro de 1980.
Anne era especialista em suporte de vida, e tornou-se o interesse amoroso de um milionário chamado Simon Utrecht. Ele tinha planos de se expor a raios cósmicos para ganhar superpoderes, assim como o Quarteto Fantástico. Devido a especialização de Anne, ela podia ajudar Simon em sua empreitada, e então decidiu acompanhá-lo, junto do irmão mais novo dela, Jimmy Darnell, e o piloto Mike Steel.
A partida foi acompanhada pelo Dr. Bruce Banner, e, assim como previsto, Anne e os demais tripulantes foram atingidos por uma grande onda de raios cósmicos. A nave retornou à Terra e os 4 integrantes da viagem despertaram superpoderes. Anne carregava cilindros para ajuda respiratória, os quais se quebraram na colisão com a onda. Daí resultou uma mistura de tempestade cósmica com gases, o que deu a ela a habilidade de transformar seu corpo em qualquer gás imaginável.
A partir de então, ela adotou o nome de Vapor, e os outros membros tornaram-se Vetor (Simon), Raio-X (irmão de Anne) e Encouraçado (Mike), e os quatro juntos formaram Os Alienígenas (U-Foes, em inglês). Entretanto, eles foram trazidos de volta à Terra antes do planejado, e não ficaram felizes com isso. Banner trouxe a nave de volta pouco tempo depois de eles terem sido atingidos pela tempestade cósmica, e os quatro alegaram que se tivessem permanecido lá por mais tempo seriam então mais poderosos.
Então, os Alienígenas atacaram Banner. Vapor transformou-se em um gás venenoso e começou a intoxicá-lo, enquanto Encouraçado segurava-o e Raio-X usava sua radiação nele. De repente, Banner transformou-se no Hulk e libertou-se dos braços de Encouraçado. A luta entre eles continuou e Vapor tentou sufocar Hulk com seu gás, foi Vetor, querendo ajudar, acidentalmente defletiu ela do Hulk, e ela foi na direção de seu irmão.
Tentando atenuar a situação, Vapor mudou sua forma de gás venenoso para hidrogênio. De qualquer modo, em seu estado de hidrogênio ela começou a queimar em chamas ao aproximar-se do corpo radioativo e extremamente quente de Raio-X. Ela então recuperou o controle de seu corpo e o gás se foi, levando junto o fogo.
A partir desse episódio, Vapor e todos os seus colegas de equipe começaram a perder o controle sobre si mesmos e seus poderes. Anne começou a entrar na forma de vapor sem ter controle sobre isso, o que fazia com que ela se dissipasse com uma simples briza.
Fora da cena, Vapor apareceu na animação Avengers: Earth's Mightiest Heroes, de 2010, nos episódios Gamma Wolrd Partes 1 e 2, junto com os demais integrantes d'Os Alienígenas.
Dentro da cena, tivemos seu primeiro card lançado como parte da coleção Invasão Cósmica. Com afiliação Alienígenas e formatação 4/1, ela apresenta as habilidades de elasticidade e voo, e sua ação visa um bom dano em suportes ou um dano mínimo/incapacitação em personagens. A afiliação Alienígenas ficou em esquecimento até recentemente receber um empurraozinho nas últimas coleções, e talvez por isso Vapor não era um card muito frequente. Quem sabe daqui em diante possamos vê-la mais vezes nas mesas de jogos por aí :D