ESTRATÉGIA EM ESTUDO: FUGITIVOS (BATALHA SITIADA)
Olá pessoal!
Com o anúncio da Copag sobre o torneio de Fevereiro de 2017 sendo no formato Batalha Sitiada, pensei em fazer uma série de artigos sobre possíveis decks para jogar este formato.
Hoje, eu gostaria de apresentar uma lista: Fugitivos!
Num primeiro momento, vou focar mais no aspecto tribal puro do deck e, mais pra frente, vamos dar uma olhada nas modificações possíveis para adaptá-lo melhor ao metagame.
Fugitivos – Sapão Control
A melhor ferramenta que esta afiliação recebeu foi o Sapão, em minha opinião. A ação Mergulho Radical é bem versátil e, com Boca-Dura em cena, pode ser usada como uma ação de antecipação. Além disso, proteger os Fugitivos de dano na preparação é muito bom.
A estratégia principal desta lista é colocar Boca-Dura em cena junto com o Sapão e mais alguns personagens para iniciar o controle propriamente dito.
Klara Prast V2 é a principal fonte de geração de recursos, ajudando também a curar seus personagens. Logo após ela, temos a Nico Minoru, com seu texto que permite buscar os Itens Mágicos do deck. Nico Minoru pode usar várias das habilidades do deck graças ao seu Cajado do Absoluto, então ela não é um personagem morto no deck por falta de sinergia de habilidades.
Victor Mancha V2 ajuda a proteger os Fugitivos, drenando todo o dano das antecipações. Antes do banimento recente, onde perdemos o Livro de Vishanti e o Cubo Cósmico, era possível deixa-lo imune a quase todo o dano possível, tornando o deck bem mais bruto. Como treinei muito pouco com o deck depois do banimento, ainda não consegui ver se a defesa dele ainda é o bastante, mas vamos imaginar neste primeiro momento que irá funcionar com o apoio da Klara Prast.
Xavin é o heavy hitter da trupe. Sua ação é bastante versátil no time, e derrubá-lo é bastante complicado devido à sua configuração 5/3. Ainda por cima, é possível usar o texto de Metamorfo para salvá-lo dos prêmios, tornando ele ainda mais resiliente.
Eu coloquei Alex Wilder na lista para ajudar com as capacitações e por ter Genialidade, mas admito que não fiquei satisfeito com o resultado. Ele é bastante frágil, embora ajude na contagem para efeitos – o texto e ações de alguns Fugitivos funcionam melhor com três ou mais deles em cena.
Outro personagem que adicionei à lista e que não tem desempenhado bem sua função é a Karolina Dean. Seu texto é usado muito raramente, pelo menos no metagame aqui, uma vez que as respostas para ações de ímpeto são amplas e isso tem desmotivado os jogadores locais a tentar este tipo de estratégia. No entanto, pelo fato dela possuir Ataque Energético ajuda a viabilizar o uso do poder no deck.
As habilidades do deck são dos poderes que mais aparecem dentre os personagens: Ataque Energético, Elasticidade e Genialidade. De Magia temos apenas os Itens Mágicos por enquanto, mas veremos mais a frente outras opções para isso.
E a lista fica mais ou menos assim:
Logo vemos alguns problemas na lista. Com a pouca variedade de personagens, aumentei o número de cópias de cada. Isso fez com que o deck não respondesse direito ao metagame. É claro que essa lista não pode ser nossa lista final: precisamos adicionar mais respostas.
Felizmente, os Fugitivos possuem o cenário perfeito para buscar respostas.
Em Meio à Multidão serve perfeitamente para nossos planos. Com o Sapão, podemos buscar quaisquer dois personagens Fugitivos, então escolhas – digamos – menos ótimas como Alex Wilder ou Karolina Dean podem ser limitadas a uma única cópia, ou mesmo retirados totalmente do deck. Victor Mancha e Xavin foram reduzidos para duas cópias de cada para liberar algum espaço para outros personagens. As cópias de Klara Prast e Boca-Dura não foram reduzidas porque eles continuam sendo vitais para a estratégia de maneira geral. Como adicionamos Dr. Estranho V2 pela sinergia de habilidades, Irmã Grimm e Nico Minoru foi reduzida a uma cópia cada. Enfermeira Noturna foi adicionada para ajudar a proteger o deck – constituído essencialmente de heróis. Da mesma forma, um Capitão Universo foi adicionado para aumentar a ofensividade do deck. Decidi adicionar uma cópia do Cavaleiro da Lua V2 para ver como ele se comporta no deck. Para auxiliar o deck e para aproveitar a sinergia de habilidades, adicionei também uma cópia do Alto Evolucionário.
Para encerrar, coloquei um Fantasma do Espaço para “reciclar” algum suporte e pela qualidade do card, é claro.
Para acertar o resto do deck, adicionei três cópias de Em Meio à Multidão e uma cópia de Planos de Infiltração para ter mais uma opção para buscar o Cavaleiro da Lua. Para liberar espaço, removi uma Investigação Científica, uma Investigação Crepitante, a única cópia de Objetivos Iguais e um Sapão, já que diminuímos consideravelmente o número de Fugitivos, e aumentamos consideravelmente a quantidade de formas de manipular o deck.
Resumindo, este foi o resultado final:
Conclusão
Agora o jeito é testar a lista. Eu gosto da ideia de que este deck funciona como uma opção de controle para o metagame. Mas será ele suficiente? Não sei ainda, embora esteja disposto a testá-lo exaustivamente. Com Despertar Sombrio, novas opções de estratégias e reforços para estratégias já existentes aparecem e aguardam para ganhar vida. O formato Batalha Sitiada será um desafio ainda, até que os jogadores estejam acostumados a jogar sem Mystério, Reestruturação Muscular e Portal para o Microverso. O que vai deixar de existir? Só o tempo dirá. Por favor, deixem seus comentários, críticas e sugestões ou mandem por e-mail. O endereço é o mesmo: mennamtcg@gmail.com
Desejo desde já um feliz natal a todos! Boas festas e até a próxima!