top of page

EST. EM ESTUDO: ARQUETIPO PARA DRAFT BSDS (PARTE 3)


Olá pessoal!


Hoje encerramos nossa conversa sobre Despertar Sombrio e falaremos sobre os arquétipos que faltaram – em particular, falaremos sobre os predadores.


Além disso, apresentarei a classificação geral das notas dos cards para pick no draft. E, mais uma vez, vamos relembrar os critérios das notas que estou usando:



Nota Explicação


0 Este card não deve ser considerado na hora de um pick.


1 Este card tem sérias restrições, e escolhe-lo em um pick é muito mais uma questão de falta de escolha. Pode ser um bom card em arquétipo específico, mas em geral não fará muita diferença em deck algum.


2 Este card é bom. Se ele faz parte de um arquétipo no qual você está particularmente interessado, ele pode vir a ser melhor que cards genéricos de nota 3.


3 Este card é muito bom. Provavelmente ele possui uma característica que o torna bom em muitos arquétipos, ou ele é simplesmente sensacional nos arquétipos em que pode ver jogo. Quando for o último caso, pode ser uma escolha melhor que alguns cards de nota 4.


4 Este card é excelente, indiferente de seu arquétipo. Muito provavelmente ele tem uma característica única que o torna tão formidável, e provavelmente impactará no metagame após o lançamento da coleção.


5 Este card é o arauto do novo metagame, e estará ao lado de cards poderosos, como Cassandra Nova ou Fantasma do Espaço. É uma escolha sempre boa de pick, e deve ser priorizado acima de qualquer outra escolha.


Só pra lembrar: estas notas são apenas para critério de draft! Antes de discordar do meu juízo de valores, lembre-se que deverão aparecer cards muito bons no metagame, mas com péssimo conceito no draft!


Na descrição dos arquétipos, existe uma linha em que falo sobre os cards-chave para o arquétipo. Estes cards são, basicamente, os motivos para se valer daquela estratégia, e devem ser seu foco na hora de decidir entre os picks.


Agora sim, vamos lá!


Arquétipo: Predadores


Acredito que este seja o arquétipo mais consistente para o draft porque consiste em muitos personagens viáveis (com raridade inferior a Super), com boas ações em geral, e difíceis de matar devido ao efeito do texto de Predador (que permite carregar um card dos recursos após cada ação que causou dano em um personagem).


Estes personagens são: Dormammu, Coração Negro, Devorador de Pecados, Duende Verde V3, Mefisto V2, Morlun, Morbius V2 e Prego de Ferro. Além de Regeneração, temos muitos personagens com Magia, e alguns com Ataque à Distância e Genialidade.


A estratégia para este arquétipo é tentar pegar o máximo de personagens com as maiores raridades primeiro, como Dormammu, Coração Negro, Mefisto V2, Morbius V2 e Duende Verde V3. Duas cópias de cada seria o ideal, mas sabemos que é muito difícil de conseguir tal proeza. Depois, tente fechar pelo menos 18 personagens com os de raridade mais comuns. Se existir uma chance de pegar cards bons de Magia, vá em frente: corrija sua base de personagens depois correndo atrás daqueles que possuam Magia e mais alguma habilidade complementar, como a Elsa Bloodstone. Outras opções para consertar possíveis lacunas de pick são Franken-Castle e Acéfalo, devido à qualidade destes e possíveis interações com seus outros personagens e contra matches contra mirror. Por fim, se tudo mais falhar, temos a opção de correr atrás de personagens com Lâminas, mas aconselho essa estratégia somente se você tiver uma quantidade considerável (cinco ou mais) de habilidades deste poder, em particular Estripar e Investigação Descuidada.

Cards-Chave: Dormammu, Mefisto V2 e Duende Verde V3.


Arquétipo: Alienígenas


No draft, a escolha por esse arquétipo é aconselhada apenas se você possuir três ou mais cópias do cenário Estratagema Vil e muitos personagens sem afiliação que não sejam heróis – em suma, é uma estratégia complementar aos predadores. Resumindo: adote esta estratégia se você tiver com uma base boa de predadores e precisa complementar sua estratégia e/ou possui uma boa reserva de personagens Alienígenas.


Esta estratégia, por ser uma estratégia essencialmente complementar, pode causar problemas na hora de selecionar suas habilidades, mas lembre-se que num draft as habilidades são menos vitais do que personagens funcionais. Eu arriscaria essa estratégia apenas se tiver um Vetor nas minhas opções o use já tenho uma boa quantidade de Alienígenas e quero só alguns personagens mais para fechar o deck.


Cards-Chave: Estratagema Vil, Vetor, Raio-X, Encouraçado e Vapor V2.


Arquétipo: Maggia


Este arquétipo tem boas chances de funcionar em uma mesa pequena (cinco jogadores ou menos, contando com você), porque haverá menos oponentes para competir. Cabelo de Prata, Cabeça de Martelo e Madame Máscara são os principais personagens do deck, e Escolta Armada ajuda a fazer o deck rodar com os Valentões. Provavelmente, se alguém estiver pegando Valentão V1 e/ou V2, ele está tentando montar este deck.


Além das boas opções de habilidades (Agilidade, Ataque à Distância, Genialidade e Super Força), este deck conta também com o Devastador para fortalecer os personagens no começo do jogo e, mais para o final, entrar como finalizador.


Arquétipo: Fugitivos


Este arquétipo conta com muita sorte para poder existir. O principal fator para chegarmos nessa conclusão é a baixa sinergia de poderes entre os personagens viáveis: Boca-Dura, Irmã Grimm, Klara Prast V2, Lucy in the Sky, Nico Minoru e Princesa Poderosa. Apenas Ataque Energético possui uma real possibilidade no deck, mas depende daí do Victor Mancha V2 e do Xavin – que trazem também Elasticidade como uma possibilidade. Além disso, as ações da Klara Prast V2, Boca Dura e Nico Minoru não causam dano, dificultando a situação.


A melhor chance deste deck é se valer do Sapão – um suporte Super – para que os personagens possam recorrer à ação Mergulho Radical. Neste contexto, o deck se torna tão viável quanto maior a quantidade de Boca-Dura e/ou Sapão, e ainda assim corre riscos.


Dos arquétipos apresentados hoje, este é de longe o mais arriscado. Sugiro só tenta-lo se você conseguir algum Sapão e pelo menos uma cópia do Victor Mancha V2 e/ou Xavin.


Cards-Chave: Sapão, Boca-Dura, Xavin, Victor Mancha V2.


Cards-Chave: Cabelo de Prata, Cabeça de Martelo e Madame Máscara.



Arquétipo: Defensores


A viabilidade deste arquétipo está diretamente ligada a Resposta à Ameaça. Além do fato de buscar um personagem, este cenário aumenta o dano dos Defensores, sendo um coringa para enfrentar os demais decks.


Os personagens viáveis são: Elsa Bloodstone, Falcão Noturno, Felina, Hulk V3 e Valquíria. Com alguma sorte, você tem a chance de pegar um Dr. Estranho (V1 ou V4, ambos são Defensores), Clea, Namor e/ou Cavaleiro da Lua V2. Isso pode ajudar a definir se sua estratégia se baseará em Magia ou em Lâminas, com alguma chance para Agilidade e Ataque à Distância. Uma vez que você obteve alguns dos cards-chave, você deve partir para a busca de personagens com habilidades em comum para complementar sua base de personagens. Magia e Lâminas devem ser suas prioridades, pois são suas melhores chances.


Cards-chave: Resposta à Ameaça, Falcão Noturno, Valquíria, Clea, Dr. Estranho V1, Dr. Estranho V4, Namor e Cavaleiro da Lua V2.


Classificação por nota


Para facilitar a noção de prioridades para picks, eu elaborei a tabela abaixo, onde listo os picks com nota igual ou superior a 3. Considere estes como os cards que vão ajudar a definir seu ponto de partida no draft.


Nota 5


Cavaleiro da Lua V2 : indiferente da estratégia, este personagem vai ajudar a definir partidas. Excelente para os Defensores.


Namor: indiferente da estratégia, este personagem vai ajudar a definir partidas. Excelente para os Defensores. Lembre-se que ele atrapalha o uso de Pronto para Outra, Celeridade Superior, Renovação Superior e Como um Foguete.



Nota 4


Mefisto V2: o comandante dos predadores. Muito importante para essa estratégia.


Dormammu: ótimo personagem, sendo em um deck de Magia/Regeneração, seja nos predadores.


Cabelo de Prata: muito bom personagem, e destruidor no deck de Maggia. Essa nota conta apenas para o último caso.


Xavin personagem sólido com ação muito versátil. Se você conseguir montar um deck de Fugitivos, ele fica ainda mais poderoso.


Sapão: a melhor razão para arriscar montar um deck de Fugitivos.


Faixas de Cyttorak: controle e proteção para os decks de Magia são muito bem-vindos.


Nota 3


Cabeça de Martelo: bom personagem e melhor num deck de Maggia.


Duende Verde V3: proteção aos predadores é algo que não pode ser ignorado.


Boca-Dura: bom personagem, mas cabe esse destaque dentro dos Fugitivos por buscar o Sapão e transformar

o Mergulho Radical em uma ação de antecipação.


Coração Negro: devolver um personagem dos recursos para a mão é sua característica mais forte, seguido por sua ação e, além disso, a possibilidade de jogar com Magia/Regeneração.


Falcão Noturno: um bom personagem, que ajuda incrivelmente na consistência dos Defensores.


Hulk V3: um monstro 8/3 com um texto bom e uma ação versátil e poderosa é sempre uma bomba em um draft.


Irmã Grimm/Nico Minoru: boas juntas, mas não funcionam fora de decks de Magia.


Madame Máscara: personagem bom com um texto excelente. Pelotão é uma característica que pode impactar muito no jogo.


Morbius V2: dano extra é sempre bem-vindo, ainda mais para os predadores.


Motoqueiro-Fantasma 6/4: que pode entrar em jogo dos recursos? Sério?


Valquíria: personagem sólido que possui uma ação bastante hostil e serve para capacitar seus aliados Defensores, inclusive a própria.


Dr. Estranho (V1 e V4): definitivamente poderosos, embora demandem muitas habilidades de Magia para funcionar.


Vetor: mesmo fora do contexto tribal, personagem sólido e eficiente.


Victor Mancha V2: mesmo fora do contexto tribal, personagem sólido e eficiente.


Sanctum Sanctorum: o suporte para os decks de Magia.


Investigação Solitária: dificilmente uma Investigação não teria uma nota alta no draft.


Estripar: Ataque-Surpresa que causa até 3 de dano penetrante!


Rompante Místico: muito dano, bastante sinérgico com Nico Minoru e com Coleção Mística.


Transcendência Superior: dano penetrante na antecipação, bastante sinérgico com Nico Minoru e com Coleção Mística.


Renovação Superior: boa cura e capacitação como antecipação.


Desastre Metafísico: habilidade boa o bastante para cogitar usar Poder Cósmico.


Como um Foguete: basicamente, 2 de dano de graça mais uma ação.


Espreitar e Invadir: bom dano e controle de topo. Funciona bem com Como um Foguete.


Investigação Destrutiva: dificilmente uma Investigação não teria uma nota alta no draft.


Mover o Tempo: basicamente, se você jogar um turno extra com este card, você vai ganhar a partida.




Conclusão


E finalmente conseguimos concluir este guia. Espero que ele seja de alguma utilidade para quem estiver lendo. Se ele ajudou ou não, se tiver alguma observação, por favor, use os comentários para que eu possa reavaliar os textos no futuro.


E nos vemos na próxima. Até lá!

bottom of page