GAROTAS EM CENA: SENTINELA ÔMEGA / KARIMA SHAPANDAR
E aí, galera! Dando sequência na coleção invasão cósmica, hoje é dia de conhecer um pouquinho sobre a Sentinal Ômega! Alter ego de Karima Shapandar, a personagem foi desenvolvida por Chris Claremont e Brett Booth, tendo sua primeira aparição na X-Men Unlimited vol. 1 #27, em junho de 2000.
Karima não possuía nenhum poder especial. Sua vida mudou quando ela decidiu juntar-se ao exército de Bastion para ser uma Sentinela na Operação Tolerância Zero. Por consequência do projeto, ela ganhou implantes cibernéticos e nanotecnológicos que concederam-lhe força sobre-humana, resistência, reflexos rápidos, voo, dentre outros. Além disso, ela passou a ter duas armas implantadas em seu corpo, porém externamente mantinha a aparência normal de humana.
Algum tempo após ter entrado no projeto, Karima foi capturada por um grupo de magistrados de Genosha e usada no extermínio dos mutantes remanescentes do país. Sem querer, Magneto e Professor X acabaram salvando ela. Ao descobrirem quem a moça era, reprogramaram-na para ignorar as diretrizes orientadoras de sentinela e resgatar sua antiga mente humana.
Após a saga do Dia M, ela foi atraída a uma clínica, onde foi mais uma vez capturada e parcialmente desmontada, sendo mais tarde salva pelos X-Men. Eles levaram-na para o Instituto e Fera trabalhou nos reparos. Apesar o esforço, os braços dela permaneceram com a superfície externa metálica e sua cabeça foi raspada. Os cabelos voltaram a crescer depois de concluído o reparo interno, e inclusive o corpo dela ficou com aparência mais saudável e bonita, embora ela aparentasse ter envelhecido.
Mais tarde, em uma luta contra Hecatombe, Karima sofreu vários ferimentos e foi possuída pela entidade psíquica mutante Maligna, passando a trabalhar em conjunto com os Carrascos, Exodus, Mística e Lady Mestre Mental contra os X-Men. Esse evento ficou conhecido como Complexo Messias. No fim, ela foi libertada da dominação de Maligna pela X-Men Fada, sendo atingida por uma adaga espiritual.
Dentro da cena, Karima ganhou seu card na coleção Invasão Cósmica, com disposição 5/2 e as habilidades super força, regeneração, vôo e ataque energético. Com afiliação Carrascos/Sentinelas, ela possui um forte texto de liderança para os Sentinelas (contra X-Men e Irmandade de Mutantes), e sua ação fica extremamente forte contra essas duas afiliações.
Seria um ótimo card se X-Men não estivesse morto no Battle Scenes há tantas coleções, e digo isso com um grande pesar (já que eu até hoje luto pra manter meu deck de X-Men). Irmandade de Mutantes também ficou às margens das mesas de jogo. Como essas duas afiliações não recebem atualizações e reforços há muito tempo (muito mesmo!), os Sentinelas ficaram meio que sem propósito, e com isso acabaram perdendo seu brilho.
Mais alguém aí ainda na esperança de um grande retorno dessas afiliações tão negligenciadas ultimamente? :P Quem sabe um dia não vemos uma grande batalha entre X-Men e Sentinelas nas mesas de jogos por aí, não custa sonhar né! Até a próxima!