top of page

MTCG APRESENTA: VAMOS FALAR SOBRE BAN LIST!



Vamos falar da Ban list? Se você quer ler um texto que fala de todas as vantagens do banimento em massa promovido pela Copag nessa segunda feira, pode continuar lendo e se regozijando dessa bela segunda-feira natalina, 12 de Dezembro de 2016. Agora, se você está 100% pistola com a Copag, e precisa realmente entender porque a Copag destruiu os únicos três decks que você possui, pule mais uns parágrafos e desça diretamente para a seção Entendendo o Ban, que você vai encontrar seu lar, o começo desse artigo não é para você, o começo é só festa.



E aí galera, parece que o jogo virou não é mesmo?! Desde que Resgate Enroscado foi banido por propiciar momentos deliciosos de manipulação de mão, deck e recursos, estava pavimentado o caminho para as cartas que manipulavam muito de qualquer coisa no Battle Scenes. Com o crescente apelo das ruas para que Suborno fosse erratado ou até mesmo banido, não deu outra: chega de Suborno no meta. A cartinha geniosa tinha mil e uma utilidades e já estava na hora de se aposentar. A vantagem que ela proporcionava, inclusive no primeiro turno, era gigantesca, quase dando a quem jogasse o primeiro turno a vitória certa. Arrivederci! Vá para a dimensão sombria subornar o Dormammu que o parta!




Ainda seguindo no raciocínio do Suborno, vamos falar do deck que o utilizava com maestria e também sofreu enormes perdas: Ultrons. Falar é pouco, vamos comemorar!! Chega de buscar Ultrons no deck 5 vezes por turno, chega de slowplay, chega de “carrego, descarrego, carrego, descarrego”, sinceramente já foi tarde! Agora seus Ultrons não batem mais no meu Shuma e voltam para aquele lugar escuro e sombrio que você chama de pasta! Obrigado, Copag!



E falando de carregar e descarregar, que felicidade saber dos desafortunados itens mágicos de BSPO e BSMI! Gente, até o Cubo foi arrastado pra dentro do buraco negro. Não é segredo que eu nunca gostei de magia, então não posso fazer nada além de dizer: já vão tarde! Sinto um pouco a perda do Cubo, mas se seguirmos o padrão da Copag até agora, logo logo chega um substituto que com certeza verá jogo também. Apenas gostaria que viesse em uma Battle Box em Janeiro, em vez da nova coleção que só vem em Fevereiro. Atualiza, aperta F5 e tasca para dentro dos decks os novos itens mágicos de Despertar Sombrio. Segue o jogo.



Aliás, vocês já leram Cajado do Absoluto com novos olhos pós-ban?


Assim como a rotação, o Ban Hammer também é uma maneira de fazer girar os cards de Battle Scenes. Mas, diferentemente da rotação, nada impede que esses cards um dia retornem para o formato Batalha Infinita, acontece em todos os card games. Não dê rage quit, nem venda essas preciosidades, guarde-as na pasta e naquele lugarzinho onde sempre estiveram no seu coração. Um dia elas poderão valer muito dinheiro.


Agora, vamos aos famosos buracos. Aqueles lugares no seu deck que as cartas banidas deixaram vazios. Um jogo de cartas novo como o Battle Scenes ainda tem um card pool limitado, e substituir qualquer carta por outra que faça algo similar é muito difícil. Mas hey, um dia baniram Resgate Enroscado e você precisou seguir em frente também. Está certo que o substituto foi o Suborno, por assim dizer, e ele agora está banido da mesma forma. Muito provavelmente a carta que o substituirá não está em Genialidade, mas em outro poder ascendente, como Magia na nova coleção. Ou talvez uma mudança no paradigma: talvez os recursos não estejam mais na própria pilha de recursos, e sim no topo do deck, com Motoqueiro Fantasma Kenshiro, Titã Descontrolado e afins. Pronto, estamos em modo de montagem de decks novamente, nada mais saudável para o jogo que isso.


Quanto aos Ultrons, sinto muito não posso fazer nada. Já era mesmo. Ou não? Quem sabe uma nova leva de máquinas nas próximas coleções? Fica a pergunta. Eu adoraria um Ultron EV. Sério mesmo, Copag.


E não fiquem tristes pelos itens mágicos. Como o próprio Mordo disse no filme do Dr. Estranho, existem muitas relíquias, e elas vão aparecer. Deixe o Olho, o Livro e o Manto para depois, quando você estiver realmente pronto, e veja que lindas essas novas relíquias que BSDS nos traz:


O Battle Scenes sempre foi um jogo de poder entre os personagens que você coloca em cena contra os personagens do oponente. Cartas como Suborno deslocavam a balança de poder, tornando os personagens meros casulos de habilidades exageradas. Agora o poder retornará às mãos dos atores principais. Se você quiser mais poder, terá de baixar mais personagens, e isso, meus caros leitores, é o que há de mais importante para a evolução do card game que a Copag me ensinou a amar.

bottom of page