top of page

GAROTAS EM CENA: MARY TYFOID / MARY WALKER



Hoje é dia de conhecer um pouco sobre a Mary Tyfoid, alter ego de Mary Walker! Criada por Ann Nocenti e John Romita Jr, sua primeira aparição foi na Daredevil #254, em maio de 1988. Ela estreou como uma supervilã inimiga do famoso herói de Hell's Kitchen. Entretanto, nem tudo foram brigas entre os dois, chegando a haver uma relação romântica em certo ponto.



Dentre as habilidades mais marcantes de Mary estão telecinese e forte pirocinese, além de grande habilidade em artes marciais. Ao longo de sua vida, ela adotou diferentes nomes, como Tyfoid, Bloody Mary e Mutante Zero, e cada um deles trazia consigo uma personalidade diferente. Mary Walker era tímida, quieta e pacifista; Tyfoid era aventureira, desinibida e violenta; Bloody Mary era uma assassina brutal que odiava todos os homens.


Ela trabalhou como assassina contratada pelo Rei do Crime, e inclusive envolveu-se em um romance com ele enquanto adotava o nome Tyfoid. Através de hipnotismo, mais adiante Mary foi capaz de suprimir suas outras identidades e levou uma vida normal durante certo tempo, sendo atriz.


Após uma recaída, suas múltiplas personalidades voltaram à tona e ela, sem conseguir mais lidar com a situação, acabou entregando-se à polícia para se submeter ao tratamento necessário. A moça foi levada para um hospital psiquiátrico, e lá cada uma de suas personalidades contratou um mercenário diferente para eliminar as outras. Nesse período,ela conheceu Deadpool, com quem participou de algumas aventuras, porém ao recobrar sua memória mais tarde ela assumiu sua personalidade principal e Deadpool não se acertava mais com ela.




Durante a primeira Guerra Civil, começa a aparecer um chamado Mutante Zero, um suposto mutante sem registro, até que descobre-se que aquela é uma nova personalidade de Mary Tyfoid.


Fora da cena, podemos ver a personagem em uma rápida aparição sem falas na série animada dos X-Men, e também no longa-metragem de Elektra. Neste, porém, ela aparece totalmente diferente dos quadrinhos. Dentro da cena, tivemos seu card lançado na coleção Invasão Cósmica.


Ela apareceu com o alter ego Mary Tyfoid e afiliação Inimigos do Demolidor/Tentáculo. Com disposição 3/1, Mary traz as habilidades de ataque à distância, lâminas e telecinese, e enquanto estiver no deck ou nos recursos ela também conta como um Capanga do Rei. Além disso, seu texto permanente permite que, ao entrar com ela em cena, o jogador procure em seu deck por um card de personagem com a afiliação Tentáculo, trazendo-o para a mão. Sua ação tem custo 1 de incapacitação e causa 2 pontos de dano no alvo. Mary foi bastante usada em várias estratégias, inclusive ganhando um reprint do card recentemente.


Quem aí já usou o card da Mary? Uma personagem com tantos alter egos assim poderia ganhar uma nova versão, né? Nos vemos no próximo post, até lá!

bottom of page