top of page

TCG: CONHEÇA OS DECKS DOS CAMPEÕES DO MUNDIAL 2016



Olá galera, Valter Junior do site Delta Pokémon apresenta as decklists dos campeões do mundias de Pokémon TCG deste ano!


Com jogadores de 35 países diferentes disputando o titulo de campeão mundial de 2016 e com um sensacional premio em dinheiro de U$ 25.000 (vinte e cinco mil dólares), não poderíamos esperar menos do que partidas disputadíssimas, grandes jogos, excelentes decks e uma enorme variedade de estratégias. E foi de uma ideia desprezadas pelos players competitivos do Pokémon TCG, que o japonês Shintaro Ito criou um deck rogue que o levou a se tornar o novo campeão mundial, chocando e encantando o mundo do Pokémon TCG.



Se aproveitando do desprezo dos grandes players e do poder sniper do ataque do M.Audino EX, Ito construiu um caminho vitorioso no torneio, derrotando os principais candidatos ao titulo e fazendo uma final totalmente inesperada contra o americano Cody Walinski e seu extremante incomum deck de Greninja Break. Além dos protagonistas da final, o Top 8 teve a presença de outros grandes jogadores, como o mestre Ross Cawthon (vice campeão mundial Máster em 2011) que mais uma vez bateu na trave terminando em 4º lugar. O austríaco Luca Schuster, um dos maiores jogadores europeus da atualidade. E o brasileiro Gustavo Wada (campeão mundial Junior de 2011) que levou o Brasil pela primeira vez ao Top 8 da categoria Máster do campeonato Mundial.


Outro excelente resultado para o Brasil foi alcançado por Raphael Souto, conseguindo um sensacional 4º lugar na categoria Sênior. O resultado de ambos é excelente para toda a comunidade brasileira que apesar de ser oficialmente a segunda maior comunidade de jogadores do mundo, não possui grandes resultados a níveis internacionais, o que gera desprezo por parte de muitos jogadores mundo a fora. Então em nome da comunidade brasileira, a Delta Pokémon agradece a vocês, um muito obrigado a Gustavo Wada e Raphael Souto, vocês colocaram o Brasil em um novo patamar no mundo do Pokémon TCG competitivo e parabéns a ambos pelo excelente resultado. Parabéns também a todos os outros grandes jogadores que estiveram presente no mundial.


Agora confira a classificação final da categoria Máster e conheça os 8 melhores jogadores do mundo de Pokémon TCG em 2016.

  1. – Shintaro Ito (Japão) – M.Audino EX / Cobalion

  2. – Cody Walinski (Estados Unidos) – Greninja Break / Talonflame

  3. – Samuel Hough (Estados Unidos) – Jolteon EX / Aegislash Ex / Vileplume

  4. – Ross Cawthon (Estados Unidos) – Vespiquen / Yveltal

  5. – Bert Wolters (Holanda) – Greninja Break / Talonflame

  6. – Brad Curcio (Estados Unidos) – Night March

  7. – Luca Schuster (Áustria) – Night March / Vespiquen

  8. – Gustavo Wada (Brasil) – Genesect EX / Bronzong


OS DECKS CAMPEÕES MUNDIAIS

Além das surpresas dos decks finalistas, Samuel Hough levou seu deck, uma espécie de six-corner moderno, a um honroso terceiro lugar na categoria máster, demonstrando que 2016 foi mesmo o ano dos decks rogues e dos jogadores que“pensaram fora da caixa“. Na categoria sênior, o dinamarquês Jesper Ereksentambém venceu o mundial usando um deck incomum ao meta, mas não tão desconhecido assim. Graças a ele Yanmega novamente levanta o troféu de campeã mundial.


Agora chega de papo e vamos conhecer todas essas inusitadas decklists e entender por que foram capazes de chegar tão longe em um torneio de nível tão elevado.


1º COLOCADO CATEGORIA MASTER – SHINTARO ITO

M.AUDINO EX / COBALION


Pokémon (13)



3x M.Audino EX 4x Audino EX 1x Cobalion 1x Absol 1x Hoopa EX 1x Magearna EX 2x Shaymin EX


Trainer (37)



4x Professor Sycamore 2x N 2x Lysandre 2x AZ 1x Xerosic 1x Hex Maniac 1x Pokémon Center Lady 4x Vs Seeker 4x Ultra Ball 4x Trainer’s Mail 4x Audino Spirit Link 2x Float Stone 1x Mega Turbo 1x Super Rod 1x Escape Rope 1x Startling Megaphone 2x Parallel City


Energy (10)


6x Metal Energy 4x D.C.E




O deck de Shintaro Ito é muito bem montado, tem um setup muito veloz e um poder de ataque muito alto, mas alguns pontos precisam ser considerados, pontos esses que foram decisivos para o sucesso deste deck. O primeiro deles é o despreparo do metagame para enfrenta-lo, ninguém esperava enfrentar um pokémon sniper como M.Audino EX, com um simples Mr.Mime no banco e toda a estratégia de Ito teria ido por água a baixo. O segundo ponto foi o excesso de pokémons não EX, com muitos decks de estágio 1 e estágio 2 no meta, o ataque do M.Audino conseguia nocautear 2 pokémons ao mesmo tempo, mantendo a troca de prêmios sempre equilibrada, e dificultando o setup adversário matando seus pokémons antes mesmo deles atacarem.


Os outros pontos relevantes para a vitoria de Ito, serão discutidos em uma matéria especial onde farei a análise de sua caminhada pelo torneio.


2º COLOCADO CATEGORIA MASTER – CODY WALINSKI

GRENINJA BREAK / TALONFLAME


Pokémon (18)


3x Greninja Break 3x Greninja (Break Point, nº 40) 1x Greninja (XY, nº 41) 4x Frogadier 3x Froakie 4x Talonflame


Trainer (32)


4x Professor Sycamore 4x N 1x Fisherman 1x Pokémon Ranger 1x Ace Trainer 4x Vs Seeker 4x Dive Ball 2x Level Ball 2x Super Rod 1x Battle Compressor 1x Startling Megaphone

4x Bursting Ballon 3x Rough Seas


Energy (10)


8x Water Energy 2x Splash Energy







Esse é sem duvidas o deck mais impressionante entre todos no top 8. A principio pode até parecer um deck comum de Greninja Break, mas repare bem na estrutura deste deck. Para começar não existe nenhuma carta na lista para fazer draw extra (Shaymin EX, Octilerry, Unow, Acro Bike …), com isso todo o bom funcionamento da estratégia fica na dependência de se começar a partida comTalonflame. E caso você não comece com ele, além do atraso no setup, terá 4 cartas mortas no deck, correndo o risco de fazer um draw que pode prejudicar seu jogo.


Outro fato surpreendente é não existir nenhuma carta para se acelerar evolução (Wally ou Evosoda), o que faz com que você só consiga colocar um Greninja em campo a partir do terceiro turno, algo que o torna extremamente lento contra decks de Vespiquen, Darkai EX, Yveltal EX, M.Manectric EX, Night March,M.Rayquaza EX, e todos os outros principais concorrentes ao titulo.



3º COLOCADO CATEGORIA MASTER – SAMUEL HOUGH

JOLTEON EX / AEGISLASH EX / VILEPLUME


Pokémon (21)



2x Jolteon EX 2x Aegislash EX 3x Vileplume 3x Gloom 3x Oddish 2x Glaceon EX 1x Trevenant EX 1x Yveltal EX 1x Magearna EX 3x Shaymin EX



Trainer (30)



3x Professor Sycamore 4x N


4x AZ 2x Ninja Boy 2x Lysandre 4x Trainer’s Mail 4x Ultra Ball 2x Level Ball 1x Parallel City 4x Forest of Giant Plants



Energy (9)



4x Rainbow Energy 4x D.C.E 1x Lightning Energy




Esse deck maluco usa basicamente um atacante de cada tipo tentando bater na fraqueza dos principais decks do meta, usando e abusando do supporter Ninja Boye se aproveitando das habilidades e dos efeitos de ataques dos pokémons para desestabilizar a estratégia adversária. Além de contar com o bloqueio de itens imposto pela habilidade de Vileplume, que sozinho já consegue para muitas estratégias.


1º COLOCADO CATEGORIA SÊNIOR – JESPER ERIKSEN

VESPIQUEN / YANMENGA BREAK


Pokémon (24)



4x Vespiquen 4x Combee 3x Yanmega Break 4x Yanmega 4x Yanma 3x Shaymin EX 1x Ariados 1x Spinarak



Trainer (32)



4x Professor Sycamore 2x N 2x Judge 1x Lysandre 1x AZ 4x Vs Seeker 4x Ultra Ball


2x Level Ball 1x Revitalizer 1x Special Charge 2x Battle Compressor 4x Bursting Ballon 4x Forest os Giant Plants



Energy (4)



4x D.C.E







É muito bom ver o metagame com uma variedade grandes de decks competitivos e ver que os decks rogues ainda tem espaço no Pokémon TCG. Incrível ver que em um torneio de nível tão elevado, com milhares de jogadores, estratégias que parecem ineficientes, possam levar jogadores desconhecidos ao pódio do campeonato mundial.


Os resultados do Campeonato Mundial de 2016, nos mostra que mesmo aquelas cartas que parecem inúteis e aqueles decks que muitos desprezam por não aparentar um potencial competitivo, tem seu lugar no jogo. Costuma dizer isso em meus textos e vou repetir neste também, construir uma estratégia em cima de uma carta menos competitiva é muito complicado e trabalhoso, requer muitos testes, muito tempo estudando quais cartas se encaixam melhor a sua proposta de jogo, como contornar o metagame, entre outras coisas que consomem muito tempo. Mas jogar com um as cartas que você gosta é sempre muito prazeroso, e podem trazer pra você, assim como trouxe para os melhores jogadores do mundo de 2016, partidas e vitorias memoráveis que ficam marcadas na historia do jogo.


Agora é a hora de desmontar os decks, abrir o fichário, se planejar para a próxima temporada, definir as metas, escolher quais os torneios mais importantes a se disputar e treinar, treinar muito, pois a cada temporada o jogo fica mais técnico e os desafios ficam cada vez maiores. Espero encontrar vocês pelos torneios no Brasil que volta no fim de outubro, com o começo da nova temporada competitiva, e quem sabe não nos esbarramos em Anaheim para disputar o mundial de 2017.


Para se manter por dentro do que acontece em Pokémon TCG, acompanhe do site Delta Pokémon.

bottom of page