top of page

GAROTAS EM CENA: GATA NEGRA / FELÍCIA HARDY


AVISO: o post de hoje contém uma grande carga de superstição. E muito estilo. Hoje é dia de falar sobre a Gata Negra! Alter-ego da personagem Felícia Hardy, a personagem foi criada por Marv Wolfman e Keith Pollard, e sua primeira aparição foi na Amazing Spiderman #194 em julho de 1979.


Em sua primeira publicação no Brasil, ela foi inicialmente chamada de Mulher-Gata, porém o nome foi trocado em seguida a fim de evitar confusões com a personagem da DC Comics. Tanto seu nome quanto seu traje remetem à um gato, o que está relacionado com o adjetivo “gatuna”. Felícia é conhecida por roubar especialmente joias, porém já envolveu-se em outras missões.


Podemos dizer, inclusive que ela quase roubou o coração de Peter Parker. A moça foi a primeira candidata a namorada do Homem-Aranha após a morte de Gwen Stacy que fez algum sucesso entre os fãs.


Quando ainda jovem, viveu como uma típica patricinha de filme americano. Seu pai, Walter, era alguém muito estimado por ela, o qual ela tentava seguir em todos seus passos. Certo dia, ele desapareceu, e sua mãe disse que ele havia morrido em um acidente de avião. Desolada, ela acabou descobrindo anos mais tarde que na verdade Walter Hardy era um dos mais procurados ladrões de joias do mundo, e que ainda estava vivo, porém na prisão.


Ela começou então a levar a sério a ideia de “seguir os passos do pai”, iniciando um intenso treinamento físico, visando aumentar sua força, resistência e agilidade. Aprendeu a destravar fechaduras e cofres e se tornou mestre em artes marciais.


Após longos anos de treinamento, ela veio a finalmente superar seu pai. Logo em seguida, Felícia descobriu que ele estava muito doente e à beira da morte. Foi então que criou seu traje de couro negro, o qual usou para tirá-lo da prisão sem ser reconhecida, despistar os policiais (e o Homem-Aranha) e levá-lo a um local reservado onde pudesse desfrutar melhor de seus últimos momentos.


Em uma saga seguinte, na tentativa de adquirir poderes, ela acaba negociando com o Rei do Crime. Entretanto, o “pode” recebido acaba caindo mais como uma maldição: Felícia passar a causar azar em que ela toca e com quem ela convive.


Houve uma época em que a então famosa Gata Negra decidiu abandonar sua vida de crimes e acompanhar o Homem-Aranha em sua jornada heróica, ajudando-o em algumas missões. Durante esse tempo, cresce um affair entre os dois, e a “maldição” parece ter ido embora. Porém, quando o relacionamento chega ao fim, o poder do azar retorna e tudo volta a ser como antes.


Fora da cena tivemos a Gata Negra fazendo participações nas séries animadas Spider-Man: The Animated Series, The Spectacular Spider-Man e Homem-Aranha, A Série. Nas telonas podemos ver Felícia no filme The Amazing Spider-Man 2, interpretada pela atriz Felicity Jones.


Dentro da cena, seu primeiro card foi lançado na coleção Múltiplas Identidades, com formatação 3/1 e habilidades de agilidade e lâminas. Com afiliação Heróis de Aluguel e alinhamento herói, o card foil conta com uma ilustração muito bem escolhida, que faz juz à personagem. Tanto seu texto permanente quanto sua ação trabalham em cima de atrapalhar o adversário, sendo a “mão do oponente” um fator também constante.



Hora da interação! Já usaram o card V1 da Gata Negra? (E o V2, o que pensam sobre? Vamos falar especificamente dele mais à frente, mas já podem ir discutindo sobre) O que mudariam neste card aqui, se pudessem mudar algo? Sintam-se livres para opinar! Nos vemos na próxima semana!

bottom of page