top of page

HISTÓRIA BS APRESENTA: THOR! DEUS E DEUSES!



Olá galera!! Hoje venho trazer uma história BS diferente das passadas. Não estou rompendo com o cronograma de histórias da reformulação Marvel, porém, achei interessantes as similaridades da história do deus do trovão e Emanuel. Quem é Emanuel? Você saberá.



Ao longo dos tempos os homens têm criado seus deuses. Mas há aquele que não foi criado, Porém, iremos falar dos que foram criados.


Nossa história começa em um reino longínquo além do arco-íris. Em uma terra localizada, ou melhor, rodeada por nove reinos. Essa estrutura cósmica representa a arvore do mundo Yggdrasil, segundo a mitologia nórdica.


Depois de nos situarmos no cosmos de nossa história, devemos apresentar os personagens dessa trama tão bem tramada...


No trono esta? Isso mesmo... O rei. No caso, Odin. Conhecido como PAI DE TODOS, ele Sempre está acompanhado de seu fiel corvo no ombro. Pois bem, conhecido o monarca, chega à vez do plebeu.


Em plenitude de poder encontramos Odin assentado em seu trono. Este, com dois filhos: Thor Odinson. Percebeu a criatividade? Odin, Odinson. E do outo lado Loki, seu filho que não é seu filho. Cara essa trama é boa mesmo.


Voltando a trama, o Invejoso Loki, obviamente sentiu inveja, ao perceber o apreço de Odin por seu filho loiro, alto, forte e de olhos azuis. Mais também quem não sentiria. Até você que está lendo queria ser um deus alto, forte, loiro de olhos azuis. Parece ou não desigualdade? É basicamente o homem perfeito. Mas afinal, não é um deus?


Entretanto, esses atributos que estão sendo evidenciados é a chave de nossa história, pois é nessas características que Emanuel entra em cena.


Mas não agora. Thor um alienígena vem de Asgard para se tornar o defensor da Terra. Uma espécie de salvador. Em busca dele, vem seus meio-irmão que visa tomar o trono de seu pai, mas para isso deve destruir o sucessor. Advinha quem é? Isso, Thor.


Por hora, vamos deixar essa história de lado em nos enveredarmos noutro caminho, ou... por outros caminhos.

É hora de conhecermos alguns paralelos entre Thor e a História Geral. Quetzalcoatl ou Amaru, poderoso deus americano cultuado pelos Incas e Astecas tinha muita coisa em comum com Thor. Como reza a lenda, Quetzalcoatl era alto e de pele clara, com cabelos loiros, olhos azuis e barba.


Por COINCIDÊNCIA um dos heróis mais amado do século XXI, Goku do anime Dragon Ball, tem uma transformação semelhante. Com exceção da barba, que por querer mostrar seu aspecto de envelhecimento tardio não ressalta. Goku traz lembra Thor dos Vingadores I por apresentar um corpo de pele branca com cabelos longos e loiros além de olhos claros.



Calma ainda não acabou. Os Missionários Católicos quando chegaram ao Brasil trouxeram um Deus europeu. Loiro, branco de olhos azuis. Parece COINCIDÊNCIA? Mas não é.


A caso é coincidência o Dr. Samson, um dos melhores amigos do Dr. Bruce Banner, o Incrível Hulk, depois de ser exposto aos raios gamas, teoricamente, ficar da mesma maneira que o SANSÃO BÍBLICO ?


Em outras palavras, os poderes de Leonard alter ego de Dr. Samson, são dependentes do comprimento de seus longos cabelos verdes, que sempre são mantidos compridos. Será isso coincidência também. Todos esses estereótipos de deuses e heróis serem semelhantes é mesmo coincidências?


Thor inicialmente não é um herói, ele é um deus. Como diz Stan Lee, após ter criado Hulk, o herói mais forte que existe. Deparou-se com um problema. Criar algo que fosse “mais forte do que o homem mais forte”. Então ele pensou: “mais forte que o homem mais forte, só um deus”. Trovejou nessa hora e ele disse: “o deus do trovão”... kkk... A parte do trovão é ficção... :



Mas antes de finalmente apresentar quem é Emanuel, quero apenas fazer vocês rememorarem o filme The Avengers. Ele foi a inspiração para essa história. Para situá-los, vou resumir o que escrevi até aqui, para conectar você leitor a mensagem que pretendo passar.


Então vamos lá


Odin rei supremo de Asgard tinha dois filhos e morava uma cidade mitológica que era separada pela ponte do arco-íris.



Seu filho Thor seria o sucessor e Loki mais fraco e invejoso que queria o trono. Situada no conjunto dos nove reinos, ou seja, na árvore do mundo que chamam de Yggdrasil estava ASGARD.



Thor seu filho de sangue decide deixar Asgard para proteger a Terra. E O invejoso Loki queria tudo inclusive matar Thor. Nessa conjuntura entra seu discurso no filme Vingadores.


“Vocês deveriam ter me deixado governá-los quando tiveram a chance. No entanto, aqui estão vocês! Ajoelhe-se! Vocês vivem por histórias não contadas, seus olhos anseiam locais que não enxergam, suas imaginações ferem e morrem de fome. Onde estão seus Vingadores agora? Jurem lealdade a mim, e eu vos darei o que vocês precisam”.



igam meu nome. Digam meu nome. DIGAM MEU NOME! DIGAM O MEU NOME! (me adorem!)


Após todo esse resumo é hora de apresentar Emanuel. Olá, sou Emanuel. Sou Loiro, os historiadores atestam que eu era maior que todos ao meu redor. Disseram que tinha Olhos azuis, barba e cabelos loiros, e quando estive com vocês não era desse mundo.


Meu Pai é o PAI DE TODOS e no monte santo moro com ele. Tenho alguém que me inveja e quer o trono do MEU PAI. Já sabe quem sou? Não? Então vamos lá.


No princípio não além do arco-íris, mas como diz a história geral, além do rio, havia uma árvore, bem como a árvore do mundo...


Ela era de fato a arvore que mudaria o mundo. Então um dia invejaram o trono e os nove reinos, já que o sistema solar é composto de nove planetas, e desde então, me tornei guardião da terra e passei a morara aqui.


Já sabem quem sou? Não? Mas as evidências não ajudaram? Tem mais. Olhe o que Loki Disse em seu discurso que leu: “Vocês deveriam ter me deixado governá-los quando tiveram a chance. No entanto, aqui estão vocês! Ajoelhe-se! Vocês vivem por histórias não contadas, seus olhos anseiam locais que não enxergam, suas imaginações ferem e morrem de fome. Onde estão seus Vingadores agora? Jurem lealdade a mim, e eu vos darei o que vocês precisam”.


“Alguém certo dia pediu para se ajoelhar só uma vez diante dele”. Uma vez durante toda a história. Ele quis governar os anjos. Ele se revoltou contra seu pai. Que morava na Nova Jerusalém. Olha como é a idealização da cidade eternal.



Parece ou não com Asgard?


Dizem que Thor passa pela ponte do Arco-íris, mas todo bom cristão sabe que o Arco-íris representa a perfeição de Deus, pois nele se encontra sete corres, sendo que o 7 é símbolo da perfeição.


Thor é um herói criado não a imagem e semelhança de Deus, mas a imagem e muita semelhança de Jesus Cristo.



E não se trata de coincidência, não se atentarmos para o filme Vingadores. As falas de Loki se conectam de forma muito prefeita com o relatos bíblicos. E por isso proponho o alter ego de Thor como Emanuel, que significa Deus conosco. Emanuel veio morara conosco e nos proteger. A mesma proposta de vida do deus do trovão.


Talvez não queira acreditar, mas é obrigado a concordar que tem muita semelhança. Assim, não seria absurdo admitirmos que o filme Thor tenha uma proximidade dos relatos bíblicos, bem como o SUPER-MAN o retorno. O homem de Aço foi feito para satirizar Jesus, ele também teve suas inspirações Judaicas.


Isso não é de se admirar, pois temos cavaleiros do Zodíaco à saga de Lúcifer e temos Hércules da mitologia Grega que é um vingador.


Apesar de não gostar, dessas comparações, o estereótipo de Thor é o de Jesus. Porém, como disse: “os homens criam seus deuses”. Jesus não poderia ser criado, ele é criador, mas conseguiram criar sobre ele uma aparência eurocêntrica.


Afinal, meu Jesus era do oriente médio, provavelmente queimado pelo clima quente e cabelos pretos ou castanhos escuro de acordo com a etnia.


Emanuel deus conosco, Thor como dizem os vingadores, o deus do trovão está conosco. Ele está de forma fictícia entre os humanos assim como Cristo mais com uma diferença, de forma real e literal ele está entre nós e em nós.


Goku veio doutro planeta para nos salvar. Super-Man veio de outro planeta para nos salvar. Thor veio de outro planeta para nos salvar. Jesus veio de outro plano para nos salvar.


Não perca as próximas histórias BS.


Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

Isaías 14:12-14

bottom of page