GAROTAS EM CENA APRESENTA: FÊNIX NEGRA / JEAN GREY
Oi galera! Hoje é dia de conferir um post novo por aqui. A carta da sequência seria a Fênix Negra, porém já tivemos um post apresentando a Jean Grey, personagem do alter ego deste card. Entretanto, até mesmo por ser meu card preferido (hehe), achei válido fazermos um post explicando um pouquinho sobre essa força cósmica personificada por nossa querida mutante.
A Força Fênix é uma das mais antigas entidades cósmicas, que já nominou o pseudônimo de vários personagens, como Ciclope, Emma Frost, Esperança, Magia, dentre outros). Porém a anfitriã da entidade, e aquela que é capaz de controlar todos os demais hospedeiros, é Jean Grey.
Ela consiste em uma manifestação imortal, indestrutível e imutável da principal força do universo: a vida. É a criadora de toda a energia psiônica, e também uma das coisas mais temidas de toda a existência.
Em seus primórdios, era apenas uma massa disforme de energia, mas ao vir à Terra há milhares de anos atrás encontrou um mago chamado Feron, que adorava a lendária ave Fênix. Esse mago foi quem influenciou-a a adotar a forma de um pássaro de fogo. Além disso, conta a lenda que Feron pediu à Fênix para ajudá-lo com sua energia a projetar um pilar de pedra, um farol, em todo o multiverso. Esse pilar tornou-se a base do farol da super-equipe britânica Excalibur.
Jean e a Força Fênix foram mais tarde tidas como parte de um único todo, uma entidade interligada. A mutante foi a coisa mais próxima de um verdadeiro avatar terrestre, ou incorporação física, para a entidade.
O arco A Saga da Fênix Negra, a mais famosa história envolvendo a Força Fênix, teve suas primeiras edições publicadas entre janeiro e outubro de 1980, tendo como criadores Chris Claremont e John Byrne. A HQ foi recentemente republicada no Brasil pela editora Salvat em sua linha especial de encadernados da Marvel, trazendo a história em seu traço original.
O card da Fênix Negra foi lançado em Battle Scenes como um card EV, para personagens com alter ego Jean Grey-Summers. Na minha opinião, é o card mais bonito e mais poderoso do jogo. A belíssima ilustração faz par à um fortíssimo texto permanente e uma ação igualmente forte de custo 1 (APENAS UM!!). Embora 2 seja um valor baixo de escudo, 7 pontos de energia inicial é bastante bom. Ainda traz 4 poderes distintos, permitindo uma ampla possibilidade de utilizações.
Esse foi meu primeiro EV, e ainda hoje utilizo-o em meu deck de X-Men. Confesso que já vi esse card virar muitos jogos, embora o card utilizado para colocá-lo em cena, o da Jean Grey (nomeado de Fênix) não me agrade nem um pouco. Quem sabe com um V2 da Fênix, a Fênix Negra pudesse finalmente ter o destaque especial que esse card merece. É difícil fazer uma boa construção sobre uma base ruim, não é mesmo?
Contem-me suas opiniões sobre esse card, sobre a Força Fênix, sobre o card da Fênix em si. Gostariam de ver outras versões? Utilizam algum dos existentes já citados?
Até o próximo post!