AS AFILIAÇÕES DE BATTLE SCENES ASCENSÃO E QUEDA
Olá jogadores!
Semana passada conversamos um pouco sobre os principais cards da Coleção Ascensão e Queda, passando pelo top 10 da coleção e vendo o que mais tem chance de aparecer nas mesas de Batlle Scenes. Essa semana vamos tratar de mais um aspecto da nova edição, que veio muito voltada para as Afiliações. Assim, precisamos analisar o que vai chegar de novidade na cena de BS, quais as tribos recém-chegadas e o poder que elas possuem.
Inicialmente devemos tratar da afiliação mais badalada dessa nova coleção. Não só A&Q (Ascensão e Queda) trouxe Inumanos poderosos, como também um combo poderoso, de dano infinito, e que não deve ser subestimado. Com duas Medusas em cena, graças ao Arnim Zola, e com ajuda da Máquina de Bloqueio Mental que transforma o Saltitar em uma ação custo dois, qualquer Inumano pode saltitar infinitamente, causando dano infinito. A princípio é um combo demorado e complicado de fazer, mas se o seu oponente te der tempo, pode rapidamente acabar com o jogo. Com mais tempo de jogo, esse combo pode se aperfeiçoar ainda mais.
Outros ótimos personagens como Triton, que reduz o dano em Inumanos, ou Karnak, que zera o dano na fase de preparação que for causado a ele, e até mesmo o Raio Negro V2 que facilmente causa 5-6 de dano penetrante na fase de Antecipação, fazem com que Inumanos sejam a afiliação mais forte da nova coleção.
Isso sem falar nos dois novos suportes, um que capacita em 2 um personagem inumano, e outro que permite permutar cards todo turno.
Existem inclusive versões mais especializadas no combo, que substituem Saltitar por Impulsos, mas isso é uma conversa para outro artigo. Por enquanto, passamos para a próxima Afiliação:
Essa afiliação é a sensação do Pauper,. e já será testada no Churrasco Asgardiano em Setembro. Ela possui características que o pauper incentiva: personagens com Energia Inicial Alta, Super Força e alguma sinergia entre os cards. Por último, três bons tutores de personagem que ajudam a filtrar o deck: os pássaros e o cenário.
As ações próprias dos personagens também são boas, e Lâminas e Super Força permitem o uso de habilidades agressivas, enquanto Magia e Telepatia dão suporte. Olhe para a figura acima e veja o deck praticamente pronto. No entanto, sua força ainda precisa ser testada, o que temos aqui é apenas um potencial muito grande de se consolidar no pauper. Não fique surpreso também se eles aparecerem muito durante o seu draft. A afiliação menor Os Três Guerreiros é minha recomendação para o lançamento. Pegue quantos puder desses carinhas, e se possível, o cenário também.
Outra afiliação fazendo sua estreia na nova coleção é a Ordem Negra/Cabala, ninguém mais, ninguém menos do que os minions do Thanos:
Eles chegaram com força total. Batedores com Pelotão, cenário tutor, suporte tutor, capacitação, enfim...não há do que reclamar. No entanto, o poder mais compartilhado entre eles é Genialidade, e mesmo assim nem todos possuem. Com o suporte em cena todos passam a possuir Poder Cósmico, mas também é uma situação condicional. As ações próprias são muito estratégicas e condicionais, resultando numa grande dependência por habilidades de combate. Se Inumanos merece nota 8, a Ordem Negra ganha 6,5. Passou, mas ainda precisa melhorar para jogar Na Batalha de Afiliações ou mesmo a Guerra Infinita.
Por último e menos importante (em termos de Afiliação), podemos falar dos Defensores e Heróis de Aluguel. Dentre as afiliações lançadas em A&Q, essas eram as que eu estava mais ansioso para ver. Cards como Demolidor V3 e Punho de Ferro V2 realmente superaram as minhas expectativas. Ter um Luke Cage capacitando os Heróis de Aluguel também era algo que eu não esperava, mas mesmo com todos esses cards não será dessa vez que veremos essas tribos jogarem em alto nível.
A principal razão do meu descontentamento é saber que a sinergia entre estes cards é o poder de Agilidade, que atualmente está em baixa no Battle Scenes. Este poder facilmente serve de suporte para outros poderes em muitos decks, com Treinamento Intenso, Técnica Tribal, Entrada Triunfal... mas Agilidade como protagonista de um deck ainda é forçar demais a barra. Para se ter uma ideia nesta coleção sequer tivemos a Investigação de Lâminas e de Agilidade, resultando em uma abertura de jogo ainda inferior às demais.
Por enquanto o ideal ainda é usar estes cards espalhados em outros decks, mas nunca desista de fazer esse tribal aí de cima funcionar, eu sei que como fã eu nunca vou parar de tentar.
Esta semana vou ficando por aqui, semana que vem vamos falar das afiliações já existentes que tem muito a ganhar com a nova coleção. E também as que mais tem a perder! Até a próxima!