top of page

ESTRATÉGIA EM ESTUDO: ARQUÉTIPO DE DECKS P/ DRAFT (PARTE II)


Olá pessoal, estou de volta para falar sobre os arquétipos de deck para o draft de Ascensão e Queda.


Na primeira parte dessa coluna vimos os arquétipos baseados em afiliações, um tema fortemente presente nessa coleção. O tema de hoje são os arquétipos baseados em poderes. Veremos cada poder e os respectivos cards de habilidade, analisando também os possíveis personagens para usá-los. Como o tema é bastante extenso, teremos uma terceira parte para podermos concluir esse assunto. Confira a primeira parte AQUI



Poder: Agilidade


O poder mais comum nessa coleção, presente em 23 dos 54 personagens (ou 42%). Curiosamente, temos apenas duas habilidades deste poder nessa coleção: Meditação e Quebra-Mola.



  • Meditação: um card bom para gerar alguns recursos na antecipação. O bom desse card é combiná-lo com personagens que conseguem se capacitar bem ou estejam em uma afiliação em que isso seja possível – em particular nos Inumanos, graças ao Depósito de Terrígeno e Medusa V2, e os demais textos que geram vantagem ao usar uma ação com custo de duas incapacitações. O ponto fraco desse card, obviamente, é a falta de dano. Nota 2/5.


  • Quebra-Mola: habilidade interessante para manter seu personagem capacitado após as ações de seu oponente. Como essa ação basicamente só faz isso – manter seu personagem capacitado – é um card de uso bastante restrito, sendo bom em personagens que possuem outras opções de antecipação, inclusive com Meditação. É um card muito bom em um formato construído, mas não em um draft. Nota 2/5.


Esses cards de habilidade, quando avaliados isoladamente, não são dignos de serem pegos. No entanto, com tantos personagens com Agilidade na coleção, eles serão a diferença entre o deck rodar redondo ou não. Quebra-Mola, por exemplo, ajuda a capacitar o personagem em seu turno para usar uma ação mais forte. Karnak, Medusa, Cavaleiro Negro, Demolidor V3, Elektra (ambas as versões) são apenas exemplos de personagens que se beneficiam diretamente desta habilidade. Meditação será a habilidade para ajudar a captar recursos para você conseguir colocar mais personagens em cena.


A combinação com mais personagens com Agilidade é Agilidade e Lâminas, com 13 personagens no total, sendo 07 destes Heróis de Aluguel. Conforme veremos mais a frente, Lâminas é um poder que possui suas próprias vantagens e desvantagens, mas o mais interessante desta combinação é a variabilidade de opções e as ações destes personagens: a maioria das ações de Lâminas dos personagens dessa coleção é bem decente.


Outras opções possíveis com Agilidade são: Ataque à Distância (08 personagens com essa combinação) e Regeneração (05 personagens). As demais combinações possuem três ou menos personagens, não sendo dignas de menção em termos de estratégia.



Poder: Ataque à Distância


Com 13 personagens da coleção com este poder, Ataque à Distância é o segundo poder mais comum desta coleção. Assim como Agilidade, Ataque à Distância sofre com poucos cards de habilidades disponíveis.



  • Arsenal Privado: como a afiliação que possui mais personagens com esse poder é o Tentáculo – com Elektra V2, Mary Tyfoid e Ninja do Tentáculo V2 – seguido de Heróis de Aluguel – com Misty Knight e ambas as versões do Justiceiro – este card é muito restrito, praticamente inútil para o draft. Na melhor das hipóteses vai recuperar a Coleção de Explosivos dos recursos. Nota 0/5.


  • Coleção de Explosivos: uma habilidade poderosa, que causa três de dano e pode ser usado mais de uma vez, e ainda por cima um Ataque Surpresa. Este é o real benefício de usar Ataque à Distância no draft. Nota 3/5.


As ações de Ataque à Distância dos personagens desta coleção costumam serem boas, em particular as ações dos seguintes personagens: Ninja do Tentáculo V2, Demolidor V3, Mercenário V1, e de ambas as versões do Justiceiro V2. O fato de apenas uma habilidade ser realmente útil ao draft não chega a ser um impeditivo para o arquétipo, mas com certeza é um ponto fraco.


Após a combinação com Agilidade, Lâminas é a combinação ideal para personagens com Ataque à Distância. Com 06 personagens com este poder (sendo que, destes, 05 também possuem Agilidade), esta combinação é uma das mais eficientes para o draft. Infelizmente, Ataque à Distância não possui outras combinações significativas (com mais de três personagens) nesta coleção.



Poder: Lâminas


Poder presente em 19 personagens da coleção possui três cards de habilidade disponíveis: Cilada Afiada, Facção Mortal e Inutilizar.



  • Cilada Afiada: o maior problema deste card para o draft está em sua raridade: super. Isso basicamente significa que a chance de abri-lo em um booster é a mesma de abrir uma bomba da mesma raridade, como Medusa V2 ou Mercenário V2. Então, contar com este card não é uma decisão sábia. Sua ação é boa, pois descarregar este card o deixa disponível em seus recursos para usar o seu texto, ferindo um personagem entrando em cena. No entanto, seria de esperar uma habilidade e texto um pouco melhor para um card desta raridade. Nota 2/5.


  • Facção Mortal: esse texto é fantástico para usar com os Heróis de Aluguel, Asgardianos e Tentáculo. A ação é boa: uma antecipação eu causa dois de dano penetrante é sempre válida. Apesar de custar duas incapacitações, Quebra-Mola ajuda muito a fazer essa habilidade jogar. É uma pena que os Inumanos não possuam esse poder. Nota 3/5.


  • Inutilizar: para o jogo competitivo, com certeza esse foi o melhor card de Lâminas lançado nesta coleção. Como nosso assunto é draft, vamos analisa-lo sob essa ótica: uma antecipação surpresa que concede o efeito do cenário Busca e Apreensão quando entra e cuja ação destrói instantaneamente quatro dos oito cards de suporte da coleção, ou causa dois pontos de dano em personagens, só pode ser boa. Bastante versátil, ajuda a melhorar as antecipações de qualquer deck em que esteja. Nota 4/5.


As habilidades de Lâminas dessa coleção são boas, e quando em conjunto com Quebra-Molas passam a ser excelentes. Com tamanha facilidade em entrar em decks, esta habilidade é uma base para seus arquétipos.

Apenas para constar, quatro personagens possuem essa combinação na coleção, sendo destes três Asgardianos: Hogun, Volstagg e Odin. Isso dito, Lâminas é um poder interessantíssimo para usar com esta afiliação.



Arquétipo: Agilidade, Ataque à Distância e Lâminas


E assim temos o primeiro arquétipo completo de três habilidades para draft na coleção nova. Basicamente, esse arquétipo funciona com as habilidades de Agilidade e Lâminas na antecipação e Coleção de Explosivos para o combate. Cabe destacar que essa combinação é ótima se usada com os Heróis de Aluguel, pois essa afiliação possui sete personagens com Agilidade e Lâminas, Justiceiro V2 com os três poderes e Misty Knight com Agilidade e Ataque à Distância. Justiceiro V2 possui ainda uma peculiaridade: ele transforma Coleção de Explosivos em uma antecipação!


A sinergia destes três poderes não acaba aqui: perfeito para jogar também com Tentáculo e Inimigos do Demolidor, onde Arsenal Privado pode vir a ser útil para recuperar Coleção de Explosivos dos recursos. Por fim, as bombas deste arquétipo são os personagens da capa dos decks: Demolidor V3 e Mercenário V2.

Este arquétipo é um dos mais completos fora os de afiliação, pois conta com ações de ataque e antecipações consideráveis.



Poder: Super Força


Com 14 personagens com este poder, Super Força é um forte candidato a se tornar arquétipo de draft. Os motivos principais para essa conclusão é a frequência de personagens resistentes (6/3) com este poder, as ações que comumente causam três pontos de dano, as habilidades lançadas nesta coleção – em especial, Armadura de Combate I.M.A. – e a independência destes personagens com relação às suas afiliações (a maioria deles são personagens sem afiliação significativa ou são menores dentro de sua afiliação).


Antes de falarmos das habilidades deste poder, vamos dar uma olhada em alguns personagens com Super Força desta coleção: Dr. Samson, Estrela Negra, Gárgula, Hogun, Rino (ambas as versões), Triton e Volstagg. Exceto pelo Rino e Triton, todos os demais são comuns! Além disso, nenhum deles é significativamente importante para suas afiliações ou possui alguma afiliação importante – eles são, nessa coleção marcada por sinergia tribal, as “sobras” de pick! Essa é uma vantagem oculta destes personagens: eles nunca são priorizados porque, normalmente, existem opções melhores que eles.


  • Armadura de Combate I.M.A.: uma habilidade muito boa, mas não para personagens com Super Força. Essa habilidade é excelente para personagens com Genialidade por conceder proteção e ofensividade para personagens que normalmente não a possuem, e tem um papel muito importante nesse draft de Ascenção e Queda: permite criar arquétipos de Super Força com Genialidade. Particularmente forte num deck da Ordem Negra e/ou Cabala. Nota 3/5 para decks com Genialidade, e 5/5 para decks de Genialidade E Super Força.


  • Rir do Perigo: proteger personagens de dano na preparação é bom; imunizar personagens de dano na preparação caso eles sejam grandões, só melhora; agora, tudo isso com uma ação de quatro de dano fazem esta habilidade ser excelente. Nota 3/5.


  • Surpresa Dolorosa: fantástica! Antecipação Surpresa para um poder que mal tem antecipações, causando dano ao ser carregado e com uma antecipação que pune aqueles que visam o personagem é excelente! Agora, sua raridade vai ser um impeditivo para conseguir abri-la na hora do draft. No entanto, Surpresa Dolorosa é um pick obrigatório! Só cards de personagens ultra para ser melhor do que esta habilidade. Nota 4/5.

Super Força é uma opção sólida para arquétipo. A maior fraqueza deste é a falta de sinergias com outras habilidades, uma vez que as combinações com maior frequência nesta coleção são poucas: com Lâminas (quatro personagens), Regeneração e Agilidade (ambos com apenas três personagens). Uma alternativa aqui seria Genialidade, mas apenas com Armadura de Combate I.M.A. – apenas o Dr. Samson e o Thanos V2 possuem ambos os poderes.



Poder: Genialidade


Genialidade é um poder comum em oito personagens nessa coleção, e sua melhor opção para combinação é com Telepatia (três personagens compartilham ambas as habilidades). Apesar destas fraquezas, jogar com Genialidade tem a enorme vantagem de poder usar as habilidades de Genialidade – e todas elas geram vantagem de cards. Nessa coleção, as opções de habilidades são:


  • Anomalias Expostas: compra na antecipação ou dano penetrante em personagens com mesmo alter ego em cena são ótimas opções... Em um deck construído. No caso do draft, a primeira opção será a mais utilizada, mas é uma boa opção para um card comum, então deverá ver jogo. Nota 2/5.


  • Investigação Silenciosa: a melhor habilidade de Genialidade da coleção, e provavelmente a melhor card do ciclo de investigações lançado. Excelente para aproveitar um personagem que acabou de entrar em cena e não teria como agir de outra maneira. Poucos cards comuns são tão bons. Nota: 4/5.


  • Sagacidade: proteção contra dano na preparação é muito bom, e quando isso vem acompanhado de uma ação com excelente timing que compra um card ou dois, o resultado é um card muito forte. Nota 3/5.


Tudo isso exposto, temos ainda a vantagem de termos nessa coleção Armadura de Combate I.M.A. para adicionar proteção e ofensividade aos personagens com Genialidade. No entanto, por se tratar de um card raro, a possibilidade de fazer um deck em torno de Genialidade é um desafio particular para este draft. Ao contrário de Super Força, Genialidade não é um poder que pode jogar sozinho – ele demanda outros poderes para auxiliá-lo na tarefa de nocautear personagens do oponente.



Arquétipo: Genialidade e Super Força


Nenhuma surpresa aqui. Genialidade é um bom poder por suas habilidades, mas possui poucas opções de combinação. Super Força é boa para comandar a cena, mas precisa de vantagem de cards e geração de recursos. O casamento é perfeito aqui, e Armadura de Combate I.M.A. é o cimento da relação. Combinando os personagens de Super Força citados anteriormente com Maximus, Supergigante e Umar, temos uma boa variedade de ações e efeitos. Com sorte, podemos usar até mesmo um Thanos V2, ou ainda construirmos um deck com as sobras da Cabala. Dr. Samson é uma estrela nesse deck, por poder usar todas as habilidades dessa combinação e por ser comum.


Mesmo sem a Armadura, o deck é viável. A estratégia é criar vantagem de cards com cards de Genialidade – em especial, Investigação Científica – para entrar mais a frente com os pesos pesados, que dominarão o jogo. Se tudo der certo, cada personagem seu causará uma média de três pontos de dano para cada incapacitação, então é só cuidar para não se expor muito que a vitória deverá ser sua.


Outra opção é usar o suporte Banco para gerar recursos, especialmente no começo do jogo, pois os personagens com Genialidade que entram cedo no jogo são vilões e, na pior das hipóteses, o Banco irá gerar um recurso a mais indo direto para os recursos e fortalecerá Investigação Científica.


Conclusão


E nossa segunda parte vai ficando por aqui. Vemo-nos na terceira parte, quando veremos as demais habilidades e seus possíveis arquétipos. Até lá!





bottom of page