ESTRATÉGIAS AVANÇADAS #1: ENTRAVE TEMPORAL
Olá galera, depois de muito tempo sem escrever. Decidi voltar mostrando algumas estratégias que me ofereceu o segundo lugar no último torneio que eu enfrentei.
Com isto criarei uma mini-série de artigos, onde cada artigo contará detalhadamente uma estratégia e sua performance em jogo.
Há um tempo eu tinha montado um baralho de Pyro-Adagas, que foi um grande terror nos torneios que enfrentei na minha cidade. Mas, depois do banimento de Retirada Estratégica e do Resgate Enroscado, senti que o poder do baralho abaixou bastante, ao ponto de que no primeiro torneio pós banimento que joguei fiquei na quarta colocação.
Sem querer montar um baralho “modinha” de minha cidade (Vingadores, Ultron, Irmandades, X-Men), decidi estudar outros baralhos possivelmente viáveis. Olhei baralhos publicados de outros jogadores para entender suas estratégias além de todas as cartas lançadas, pensando o modo que elas poderiam funcionar no meta competitivo. Até eu me deparar com uma carta que é pouco usada atualmente: Entrave Temporal.
O efeito do Entrave devolve o próximo personagem que entrar em cena para o topo do baralho de seu dono, além de comprar uma carta se colocado em cena. O mais interessante é que muitas pessoas pensam em usar o efeitos desta carta contra seu oponente, diferentemente, eu imaginei qual vantagem este efeito poderia me trazer se eu usasse em mim mesmo.
Se eu usasse o efeito em mim mesmo, o personagem iria entrar em cena, logo após seria devolvido para o meu baralho, ou seja, o personagem devolvido só teria feito uma coisa, ativado seu efeito de “Quando entrar em cena...”, mas, ao colocar um personagem desta maneira em cena, depois que ativar o efeito de entrada, ele voltaria para o topo do meu deck, a pergunta que me martelou foi: “qual a vantagem nisto?”
Precisava de uma maneira de resgatar aquele personagem no mesmo turno para minha mão e colocá-lo em cena novamente no mesmo turno para ter o efeito de entrar em cena duas vezes, mas como? Primeiramente, pensei em Investigação Silenciosa e Discussão Teórica, mas logo descobri ouras opções.
Não demorou muito para eu imaginar Pyros-Adagas entrando em cena duas vezes como antigamente. O que me fez lembrar dos efeitos: “Quando esta habilidade for carregada...” e “Quando esta habilidade for descarregada...”. Além de pensar em Suborno e Atacar e Espionar para comprar cartas, infelizmente, ambas são ativadas ANTES de devolver o personagem para o topo do baralho, assim elas não iriam comprar o personagem colocado no povo do baralho pelo efeito do Entrave Temporal.
Mas, focando no Pyro-Adagas, a ordem das jogadas terminou assim:
- Entrave Temporal em cena - Pyro + Adagas - Ativa os efeitos de Pyro e Adagas primeiro, depois o entrave - Coloca Mago em cena com Investigação, usa a ação e pega o Pyro novamente (suborno também pode ser útil para comprar a carta) - Compra o Pyro - Pyro + Agadas
Fiquei surpreso por consegui fazer esta jogada de Pyro + Adagas sem precisar da Selene ou da Retirada Estratégica. Testes aqui, testes ali, guardando esta jogada em segredo até o torneio o qual eu iria usá-lo, percebi que um personagem se destacou absurdamente melhor que o Pyro no deck... Shuma-Gorath.
Porque Shuma? Shuma é um personagem de 7 de Vida, que pode oferecer efeitos de “Quando esta habilidade for carregada...” e “Quando esta habilidade for descarregada...” de até sete cartas que eu carregar nele.
Uma das maneiras que usei o Shuma no torneio foi:
- Entrave Temporal em cena - Shuma-Gorath carregando 3 Adagas, 3 Atacar e Espionar e uma carta qualquer - Ativa os efeitos das Adagas - Ativa o efeito do Entrave (descarrega primeiro as cartas, fazendo eu comprar 3 cartas do topo, depois devolve o Shuma) - Utiliza Investigação Silenciosa, Discussão Teórica, Suborno ou Atacar e espionar para comprar uma carta. - Shuma em cena novamente
Uma outra possibilidade boa, contra vilões foi:
- Entrave Temporal em cena - Shuma-Gorath carregando 3 Adagas, 1 Cubo Cósmico e 3 suborno - Ativa os efeitos das Adagas, ativa o efeito de 3 subornos, incapacitando 3 personagens e comprando e 3 cartas. - Ativa o efeito do Entrave - Utiliza Investigação Silenciosa, Discussão Teórica, Suborno ou Atacar e espionar para comprar uma carta. - Shuma em cena novamente
--
Mas, ai que me veio na cabeça, quais são as outras maneiras de maximizar isto?
O efeito de Entrave Temporal devolver um personagem para o topo do baralho não é ativado quando o cenário entra em cena, e sim, quando um personagem entra em cena. Então uma maneira arriscada de usá-lo é colocar em cena e passar o turno, na esperança do oponente não substituí-lo.
Caso ele não o faça, e você tenha em suas mãos outra cópia deste cenário, você pode devolver um personagem para o topo do deck duas vezes e ativar os efeitos “Quando ente personagem entrar em cena...”, “Quando esta habilidade for carregada...” e “Quando esta habilidade for descarregada...” até três vezes no mesmo turno.
(Depois deste artigo, vai ser muito difícil algum jogador deixar o Entrave sem ser usado)
Notas do Autor
Espero que os antigos jogadores de Irmandade de Mutantes e de Pyro-Adagas tenham gostado da estratégia. Além de que, mesmo tendo uma sinergia tão boa quanto o antigo Retirada Estratégica, o jogo possuí ainda mais dezenas de outras cartas que possam combatê-lo.