ESTRATÉGIA EM ESTUDO: ORIENTAÇÕES PARA DRAFT (PARTE II)
Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos para a segunda parte do nosso Guia de Draft – Ascensão e Queda. (primeira parte AQUI)
Na primeira parte, falamos sobre os princípios do draft, sobre como e quando furar o pick dos coleguinhas e quais os objetivos na primeira e na segunda rodada do draft. Apenas para recapitular:
Na primeira rodada do draft, o foco deve ser em pegar o máximo de bombas e personagens bons possíveis;
Na segunda rodada, continuamos pegando personagens bons e procuramos fortalecer nossas possibilidades de estratégia, cuidando coisas como sinergia de afiliação e de poderes;
A qualquer momento, quando faltar cards bons para pegar ou quando não houver um pick para melhorar nossas escolhas prévias, podemos furar o pick do próximo jogador, pegando um card que seria bom pra ele. Seja cauteloso ao fazer isso, pois não vale a pena furar um pick quando temos opções boas para nós mesmos.
Isso dito, antes de passarmos para as estratégias para a terceira e para a quarta rodada, vamos ver um pouco mais sobre a estrutura do draft.
Princípios Básicos: a volta de cards
Cada rodada é basicamente catorze escolhas sucessivas de cards, variando entre um número de “packs” (o conjunto de dois booster) igual ao número de jogadores no círculo. O recomendável para um draft é que um círculo tenha até nove jogadores e não menos do que cinco. Desta forma, alguns packs passarão por você mais de uma vez e alguns não. Dizemos que esses packs que passam mais de uma vez pelo mesmo jogador “dão a volta” quando passam novamente pelo mesmo jogador.
Então, para exemplificar com números, imagine um draft com oito jogadores. Você é o jogador marcado com o número 1.
Na primeira rodada do draft, os jogadores passarão os cards para a esquerda (sentido horário) após fazerem suas escolhas. Antes de mostrarmos a evolução da passagem dos packs, vamos antes fazer uma pequena conta. Lembrando que você é o jogador número 1, vamos ver quais packs passarão pela sua mão e a que momento:
Primeiro: Pack #1 (os booster que você abriu)
Segundo: Pack #2 (com 13 cards)
Terceiro: Pack #3 (com 12 cards)
Quarto: Pack #4 (com 11 cards)
Quinto: Pack #5 (com 10 cards)
Sexto: Pack #6 (com 09 cards)
Sétimo: Pack #7 (com 08 cards)
Oitavo: Pack #8 (com 07 cards)
Desta forma, em um draft com “N” jogadores, apenas (14-N) packs voltarão, alguns deles mais de uma vez. Por que essa informação é relevante? Para ajuda-lo a descobrir o que os outros jogadores estão fazendo. Desta forma, supondo que você pegou o único personagem Inumano do seu Pack (o #1), e ele volta pra você sem nenhuma das habilidades que ele continha você terá uma informação (seus oponentes pegaram aqueles cards de habilidade, por exemplo, ao invés de pegar personagens). E são essas informações, reveladas a cada volta de Pack, que te permitirão saber quais picks você deverá furar e o que você deve esperar. Supondo que no exemplo acima você observa que as habilidades de Agilidade e Regeneração foram pegas e as demais não. Você sabe que alguns jogadores estão focando nessas habilidades, e poderá evitar competir por recursos por exemplo. Informação é um recurso em draft e você deve usá-lo sempre.
Voltando ao nosso draft de oito jogadores. Se você lembrar a primeira parte deste guia, saberá que um Pack com os 14 cards terá uma composição de oito cards comuns, quatro incomuns e dois cards que podem ter qualquer raridade acima destas duas. Imagine que você recebe o Pack do jogador #2 com 13 cards, sendo dois cards raros. O que você sabe sobre o pick dele? Se há dois cards raros neste Pack, quer dizer que ele ficou com um card comum ou incomum. O que pode ser? Bem, essa pergunta é bem mais difícil de responder, mas ela não deixa de ser interessante. Aquele jogador priorizou um card comum ou incomum (você pode descobrir contando os cards do Pack, mas lembre-se que você não terá muito tempo para isso), e este card é provavelmente melhor que os dois cards raros que você tem em mãos. Avalie bem, guarde essa informação, mas não perca muito tempo nesses detalhes porque você tem que escolher logo seu pick. Tenha em mente apenas que, com o passar do tempo, você pode melhorar muito sua habilidade com draft lembrando estes detalhes. Use essas dicas apenas se você se sentir confortável para usá-las. O foco deve ser sempre suas escolhas e o deck que você quer montar.
Então, vamos continuar com as estratégias rodada a rodada.
Terceira Rodada: comece a contar até 40
A segunda rodada do draft acabou, e chegou a hora da terceira rodada. Neste momento você deve ser capaz de responder as seguintes perguntas:
Quais são as possibilidades de estratégia que eu posso montar?
Quais são as possibilidades de estratégia que eu ainda quero montar?
Eu tenho uma boa composição de personagens?
Se você sabe responder a todas elas, ok! Do contrário, é hora de você começar a buscar as respostas para elas.
A terceira rodada deve ser focada em melhorar cada um dos três aspectos acima. Você deve focar em picks que vão fortalecer sua composição de personagens, focar nas habilidades e/ou afiliações que você já possui uma base forte e buscar os cards que você sente que ainda faltam para seu plano de jogo. Ao contrário das rodadas anteriores, uma bomba não deve ser priorizada sobre uma escolha estratégica. Nesta altura do draft, você só vai furar picks e/ou optar por uma bomba se não houver nenhum outro pick melhor para fazer por sua estratégia.
Como o deck final deve possuir 40 cards no mínimo, esse é o momento em que você começa a considerar apenas escolhas que farão parte do seu deck final. Com 40 cards, seu deck pode ter aproximadamente a seguinte composição:
20 personagens
13 habilidades
07 cenários
Os suportes devem ser contabilizados como personagens, caso você precise deles em jogo por tempo indeterminado e/ou seu oponente provavelmente não se dará ao trabalho de derrubá-lo (como Infestação de Nanitas). Por outro lado, se seu suporte deve ficar pouquíssimo tempo em cena e/ou seu oponente fará o possível para derrubá-lo (por exemplo, Banco ou Máquina de Bloqueio Mental com os Inumanos), o suporte é contabilizado como mais uma habilidade. Os cenários são vitais para adicionar compras, portanto não há problemas em aumentar o número de cenários que você deve usar. Habilidades são complementares a estratégia, e podem oscilar para menos sem maiores problemas. Agora, se você tiver poucos personagens os problemas são muito maiores. Evite reduzir este número para menos que 17.
Quarta Rodada: últimos ajustes
Acabada a terceira rodada, analise bem seus cards. Você está satisfeito com suas escolhas até agora? Se a resposta for sim, excelente: você vai poder explorar a quarta rodada ao máximo, podendo furar picks, melhorar escolhas, ajustar compra de cards, habilidades, etc. Se a resposta foi não, más notícias: não só você terá que tentar melhorar suas escolhas na quarta rodada como você deverá ter que completar os 40 cards do deck com compras e habilidades que faltaram.
De qualquer maneira, cards que compram cards devem estar em sua lista de prioridades. Ao contrário das rodadas anteriores, a última rodada do draft não tem apenas uma linha para priorizar escolhas: essa é sua última chance de corrigir defeitos e problemas encontrados nas etapas anteriores. Somadas as três rodadas anteriores, você já terá uma reserva com 42 cards: se você conseguiu os 40 cards para seu deck em 42 escolhas, parabéns! Primeiro, porque é altamente improvável e você teve sorte no processo. Segundo, porque você poderá se dedicar totalmente em segurar bombas e furar picks. Mas, se você não conseguiu essa proeza – o que é, probabilisticamente, mais provável – aproveite esse tempo para aperfeiçoar suas escolhas: evite picks duvidosos, como combos complexos que demandam três cards ou mais para funcionar quando você não tem nenhum deles, ou cards que sejam muito circunstanciais para funcionar a maior parte do tempo. Em caso de dúvidas, imagine o card sozinho e veja se ele funciona. Um exemplo óbvio é o Aelfyre Whitemane: ele protege a si mesmo de ações na preparação, sua ação apenas causará dano e o resto de seu texto não funcionará. O card continua sendo um 4/2 com quatro poderes, e muito bom por sinal, mas lembre-se que ele é o único membro do Quarteto Futuro na coleção, então não leve em consideração a capacitação da ação nem a segunda parte do texto no contexto do draft.
Como disse antes, na dúvida, pegue cards de compra, cenários normalmente. Cada cenário que compra um card é um card que se repõe e, eventualmente, se tornará um recurso a mais. No fim das contas, se você tiver algo entre sete e onze cards de compra, você estará bem: seu deck (de 40 cards) vai rodar sem que você precise se preocupar com cards que não chegam nunca.
Outro ponto: personagens com ações de dano alto (três ou mais) sempre devem ser considerados como picks potenciais, pois eles passarão sozinhos pela maioria dos Escudos de outros personagens. Personagens com Escudo alto (três ou mais) são outra consideração pelo mesmo raciocínio. Infelizmente, estes personagens costumam possuir Energia Inicial alta. 5/3 é a configuração perfeita para a razão Escudo/ Energia Inicial, devendo ser considerada sempre com carinho.
Conclusão
E terminamos aqui nossa série sobre o draft. Não perca a próxima série, quando falarei sobre os cards de BSAQ e suas notas para o formato draft, onde então estudaremos melhor cada pick possível para montar um bom deck no lançamento. Deixe suas sugestões, dúvidas e comentários abaixo, e até a próxima!