top of page

GAROTAS EM CENA: TITANIA / MARY MACPHERRAN

E aí, galera! Hoje vamos ver o último post da coleção Poderes Ocultos, trazendo um pouquinho da história da Titânia! Alter-ego de Mary MacPherran, ela é tida como uma das mulheres de maior força bruta da Marvel. Esposa do Homem-Absorvente, foi criada por Jim Shooter e Mike Zeck, e sua primeira aparição foi em Secret Wars #3, em julho de 1984.

Mary não é a primeira Titânia da Marvel, esse nome antes pertenceu à Davida DeVito, uma lutadora de wrestling integrante do grupo The Grapplers, que foi assassinada. Após sua ressurreição, seus poderes se expandiram e ela adotou o nome de Lascivious, e então Mary percebeu que Titânia era algo com que ela se identificava muito.


Outro fato curioso sobre a personagem é que Mary MacPherran era o nome real de uma assistente de produção da Marvel, a qual o criador da personagem pediu permissão para utilizar o nome.


Nascida prematura num subúrbio do Colorado, Mary (a personagem!) cresceu com aparência desnutrida, magra e de baixa estatura, o que fez com que ganhasse o apelido na escola de Skeeter (uma gíria para mosquito em inglês). Entre sua família passando necessidades e o constante bullying na escola, a jovem cresceu amargurada e resentida, sonhando em um dia ganhar superpoderes para ser enfim admirada, e ter sua vingança.


Em certo episódio, a segunda Mulher-Aranha (Julia Carpenter) fez uma aparição na cidade de Mary, e sua amiga Marsha percebe que a cor dos cabelos da heroína é igual à de sua amiga. Ela então falsamente espalha que Mary é a Mulher-Aranha, e a jovem ganha uma repentina popularidade, sendo inclusive convidada para uma festa na casa da menina que mais atormentava sua vida na escola, Vanessa.


No meio da festa, aquela parte da Terra onde estava a cidade de Denver é arrancada do planeta e torna-se parte do planeta composto de Battleworld, criado pelo Beyonder como um palco para um seleto grupo de heróis e vilões degladiarem-se. Então a verdadeira Mulher-Aranha aparece para salvar os convidados de uma estrutura em colapso, e é nesse momento que a mentira é percebida por todos. Vanessa e os demais viram-se para Mary e sua amiga, Marsha, que havia espalhado o rumor, e começam uma caçada às duas dentro das florestas do novo planeta.


As duas garotas são encontradas pelo Dr. Doom, que estava precisando de metahumanos para ajudá-los a executar seus planos, e então oferece a elas superpoderes em troca de de servirem em seu exército de supervilões. A oferta é aceita na hora.


Usando tecnologias alienígenas totalmente avançadas, Doom “recriou” as duas. Marsha recebeu uma forma de fogo composta de plasma ionizado, tornando-se a Volcana. Enquanto isso, Mary ganhou poderes que representavam coisas extremamente opostas ao que ela era antes. A garota franzina, baixa e fraca tornou-se muito mais alta e musculosa que o normal. Sua mudança física provocou então uma grande mudança em seu comportamento.



Seu novo nome, Titânia, deu-se devido à comparação de sua força com um titã. Ela tornou-se uma mulher forte em todos os sentidos, decidida e confiante. Logo em seguida ela encontra Creel, o Homem-Absorvente, e resolve desafiá-lo para uma luta, a qual ele recusa, alegando não ter “nada a prova... para uma dama”.


Ela continua então trabalhando para Doom, e sob as ordens dele luta contra Thor, Vampira e Wolverine, bem com os X-Men. Contudo, sua mais impressionante conquista foi contra a Mulher-Hulk, mostrando seu melhor em uma briga de gangues. Esse incidente deu início a uma longa rivalidade entre as duas.


Mais tarde, quando os heróis invadem a base de Doom para regastar a Mulher-Hulk, Titânia tenta encarar o Homem-Aranha, extremamente confiante em sua nova força massiva e durabilidade. Entretanto, ao perceber que o aracnídeo era muito superior em velocidade, agilidade, reflexos, inteligência e ainda tinha anos de experiência, ela entrou em pânico. A briga termina com ele jogando-a no chão, e então jogando-a contra uma parede. Durante essa luta, a recém surgida arrogância de Titânia rapidamente se esvai. Ela passa então a evitar contato com ele enquanto ambos continuam no Battleworld, e retém um certo medo dele mesmo após o fim da saga.




Após a luta, Titânia e o Homem Absorvente começam a se aproximar e começam um relacionamento. Quando o Homem Molecular consegue selar novamente o pedaço de Denver e começa a trazê-lo de volta para a Terra, o casal revela que eles estão fartos de Doom e suas guerras, e apenas querem ir para casa.

Retornando à sua cidade natal, Titânia vai atrás de Vanessa, sua antiga colega que a atormentava, e destrói sua casa. Contudo, ela não sente a satisfação que achava que teria ao ter sua vingança.


A personagem marcou em presença em várias outras sagas após Guerras Secretas, e sua história ainda conta com muitos outros detalhes. Recentemente, em 2015, ela era uma das personagens principais na série Illuminati, e ainda fez uma aparição em Novíssimos Vingadores, na história da Thor.


Dentro da cena, tivemos um card da Titânia lançado na coleção Poderes Ocultos, com disposição 6/3, superforça, alinhamento vilão e afiliação Mestres do Terror. Sua ação de custo 1 causa 3 pontos de dano no alvo. Um card razoável, exerce a função de tank porém não tem um diferencial ou qualquer coisa chamativa. Algum de vocês já utilizou ela em seus decks? Eu usei logo quando comecei a jogar, gostava de personagens com superforça xP



Deixem suas opiniões sobre o card nos comentários, se gostariam de uma nova versão, de repente com uma afiliação diferente... No próximo post começaremos a falar sobre personagens de outra coleção! Até lá.

bottom of page