DECK DA GANGUE SURPREENDE EM PORTO ALEGRE/RS
Olá pessoal, tudo bem? No último domingo (10/07) ocorreu mais um torneio Ascensão Asgardiana em Porto Alegre/RS. Todos esperavam a presença de deck mais populares, como X-men, Vingadores, Illuminati, Irmandade, Guardiões etc. Mas Tito Aguiar reuniu a gangue e surpreendeu no torneio derrotando os Guardiões da Galáxia e os Vingadores; e desta forma conquistou o primeiro lugar no pódio.
Gangue da Demolição é um deck pouco utilizado em Porto Alegre. Mesmo que alguns já tenham utilizado decks com essa afiliação, isso não ocorre com frequência. É um deck pesado, pois com exceção de Escavador, os demais personagens possuem energia inicial 5 e pouco recurso para compra. Por fazerem uso exclusivamente de super força, é um deck que não possui muitas e/ou boas antecipações, mas isso não foi impeditivo para garantir a vitória e esses "defeitos" por parte da afiliação, foram facilmente contornado.
A lista:
PERSONAGENS: 18 3 Aríete 3 Bate-Estaca 3 Destruidor / Dirk Garthwaite 3 Escavador 3 Maça 1 Fanático V2 1 Norman Osborn 1 Patriota de Ferro SUPORTES: 3 1 Chamariz Holográfico 1 Minério Clandestino 1 Portal para o Microverso CENÁRIOS: 12 2 À Espreita 1 Bater em Retirada 1 Convocar Reforços 2 Destruir e Dizimar 2 Quebrar com Tudo 2 Reunir a Gangue 2 Unidos, Venceremos! HABILIDADES: 27 1 Competência 1 Pensar Rápido 1 Planejamento em Equipe 1 Arremesso Especial 1 Atropelamento 3 Cólera Solitária 2 Escavar 2 Força Excessiva 3 Fúria Descontrolada 2 Ignorar Fracotes 1 Onda de Choque 2 Pôr Abaixo 1 Rompante de Brutalidade 1 Cubo Cósmico 1 Joia do Infinito - Tempo 1 Partículas Pym 1 Pé-de-Cabra Encantado 2 Trabalho em Equipe
link do D3ck5: AQUI
Preparação (draw e recursos):
Com personagens pesados é necessário uma quantidade considerável de recursos para que se possa por em cena uma boa quantidade de personagens, que na minha opinião são 3 ou mais.
Ficar muitos turnos em contagem pode ser arriscado, mesmo que o deck tenha prontidão. Sempre é bom começar com um personagem para que este garanta a draw por turno, sem que você perca cartas importantes na contagem. Maça e Escavador são boas opções. O primeiro por fazer uso de genialidade e se tiver uma habilidade desse poder, lhe garantirá compras extras. Já o segundo, é o personagem com menor energia inicial e que dará prontidão ao restante da gangue quando os demais personagens entrarem em cena, além dos +2 de dano extra permitido pela ação Golpe de Pá.
Tendo um personagem em cena já é possível utilizar, duas cartas que lhe garantem gerar recursos: Minério Clandestino e Reunir a Gangue, onde a segunda, ainda recruta um personagem da gangue.
Além disso, ainda é possível causar dano fazendo nessa etapa, com Quebrar com Tudo. Um ótimo cenário que adiciona dano ao deck e que pode servir até mesmo com finisher junto ao Portal para o Microverso.
Ataque:
Mesmo que o deck seja um pouco lento, é um deck bastante agressivo. Escavar vai auxiliar quanto à gerar recursos. Escavador permiti prontidão aos seus companheiros, juntamente com Cólera Solitária. Porém aqui deve-se ter atenção, pois a carta Pé de Cabra dá ao Destruidor, Ataque Energético. O que impede o uso do texto de Cólera. Ação Golpe de Pá, Arremesso Especial, Cubo Cósmico e Á Espreita garantem bônus de dano. Fúria Descontrolada garantirá uma ação extra além dos 2 de dano, o que pode ser muito bem utilizado junto ao Aríete.
Defesa:
O deck se defende muito bem com Ignorar Fracotes, Partículas Pym, Chamariz e o bônus de escudo cedido pelo Maça. A unica antecipação que causa dano é Golpe de Pé de Cabra, causando 3 de dano no alvo. Fora isso o deck conta com: Jóia do Infinito - Tempo que ajuda a impedir a prontidão do oponente. E Trabalho em Equipe que não é útil para a parte defensiva do deck, mas auxilia muito bem para "arrumar" os personagens.
Os 3 personagens que foram escolhidos fora da afiliação, foram escolhas inteligentes. Fanático também possui super força e sua passiva permiti capacitação extra todo turno. O mesmo serve para Patriota de Ferro e Norman Osborn. Transformando todos os personagens em Thunderbolts, é possível mais uma capacitação extra. Além desse dois personagens que se capacitam, ainda temos a capacitação extra de Diker Garthwaite e de Unidos, Venceremos! Sendo assim, manter os personagens capacitados, não é problema.
Opções:
Um deck simples e bastante interessante que derrubou decks que pareciam grandes promessas de levar o cinturão. Para esse deck ainda podem haver outras opções para auxiliar na defesa como Buscar Refúgio e Bastão para dar mais escudo aos personagens. Simbionte Venom e Shurikens garantem dano penetrante na antecipação.
Para auxiliar na draw, Tecnoassalto é muito bem vindo e um cenário que pode ajudar é Super Plano de Dominação. Outros cenários que podem auxiliar tanto na defesa quando para gerar recursos são Desfechos Paralelos, Artefato Falso, Câmeras Escondidas e União Inabalável. Suportes como Armadilha Reforçada, Câmara Neutralizadora e Prisão 42 também podem ser bons reforços.
Adição de mais Partículas Pym pode ser útil, assim como Escudo Improvisado e Proteção. Outra habilidade que pode ser interessante é Brutalidade. Para que não gaste antecipações e possa fazer uso de Partículas, Brutalidade e ainda ficar capacitado para usar Buscar Refúgio. Mas essas alterações ficam a cargo de cada jogador.
Futuramente:
Se a Gangue parece interessante agora, o que os aguarda para Ascensão e Queda?