top of page

DISCUSSÃO TEÓRICA - DECK TRIBAL REGENERAÇÃO


Olá pessoal, mais um "Discussão Teórica"! Ainda na vibe dos torneios “Ascensão e Queda”, hoje falarei de um poder pouco explorado nos decks tribais: Regeneração!

A Copag parece querer implementar o formato Batalha de Afiliações (popularmente conhecido por Tribal) e de certa forma forçar o jogador a adotar esse formato, pois as afiliações que estão por vir em AQ demonstram grande sinergia entre os personagens com as passivas e combinações de poderes. Toda afiliação possui tutor para capacitar e/ou buscar personagens do deck. Com a futura rotação, antigos personagens tiveram reprint e até mesmo segunda versão, mostrando que a Copag está concertando as coisas. Adaptando cards importantes, porem que não são mais utilizados, para o jogo como ele é hoje. Com essas mudanças provavelmente uma carta que ra coringa de deck, não terá mais serventia, falo de Convocar Reforços. Pois suportes, personagens e cenários específicos buscam personagens da respectiva coleção.


Com as afiliações que existem hoje, é possível focar em poderes específicos e fazer com que o deck gire em torno desse poder, com auxilio de outro. Por exemplo: Tropa Alfa (agilidades), Mestres do Terror (elasticidade), X-men (ataque energético), Ordem Negra (poder cósmico), Shield (ataque a distancia), IMA (genialidade), Guangue da Demolição (super força) etc. Acredito que nesse momento, Vingadores é a afiliação mais versátil e que possibilita uma grande variedade de poderes no mesmo deck sem perder a força. Mesmo assim, voo é o poder em comum de todos ou grande parte dos personagens. Isso não acontece com regeneração!


A maioria das grandes afiliações possuem até 3 personagens com regeneração, com algumas exceções. Mestres do Terror tem 4 personagens contando com Homem Absorvente. Com o lançamento de BSAQ teremos Heróis de Aluguel com 4 personagens. E a afiliação que pode ser contada com o maior número de personagens, podem ser os X-Men. Tendo de Wolverine, X-23, Arcanjo, Vampira e Dup.


Com isso e o torneio das Afiliações se aproximado decidi investir num deck de X-men com regeneração! Fazer a escolha dos personagens não foi difícil, tinha que optar pelos que possuem regeneração e os 3 personagens de outra afiliação. Com isso, optei por 2 Apocalipse e 1 Cassandra Nova. Como não havia testado o deck antes do torneio, cometi alguns erros e percebi algumas falhas frente ao meta de Porto Alegre/RS. Mas confeso ter sido bastante divertido jogar de Cavaleiros do Apocalipse. Os oponentes esperavam por Tempestade v2, Cristal, Pássaro Negro etc, e então vinha o Apocalipse e sua trupe. Para quem quiser conferir o deck, clique AQUI


Porém haverá um dia em que os X-Men cairão devido a rotação, provavelmente quando BSMI cair. E então qual tribal focado em regeneração será capaz de tomar seu lugar?


Uma afiliação muito bacana e pouco explorada em BS é a Legião de Monstros! Para os que não sabem, nem sempre as HQ's foram dominadas por super heróis. Já houveram eras onde o Histórias de Horror dominavam as editoras. A maioria das histórias de horror apresentava personagens monstruosas solitários; às vezes vilões e, por vezes anti-heróis. A "Legião" mudou tudo isso, reunindo personalidades em maneiras novas e originais.


A primeira aparição da Legião de Monstros ocorreu em de 1973 em Marvel Premiere # 28 pelo escritor Bill Mantlo e artista Frank Robbins. Essa história caracterizou o encontro improvável de Johnny Blaze (Ghost Rider), Homem Coisa, Morbius, e Lobisomen, com um ser chamado Starseed. Superados pelo apetite, Morbios e Lobisomen atacam Starseed, Motoqueiro e Homem Coisa tentam intervir, mas Starseed tinha medo do Homem Coisa e sofre terriveis queimaduras ao taoca-lo (aos que não sabem, seus poderes incluem uma espécie de secreção ácida inflamável, que só queima aqueles que temem o herói quando o tocam). Ainda muito fraco, Starseed tenta curar o quarteto de suas formas monstruosas, mas devido a falta de forças, não consegue e morre. Decepcionados com as suas ações a equipe se separara, embora não se reconheçam como equipe. Eles prometeram proteger monstros que foram caçados. Eles enviaram os monstros para dentro dos túneis Morlock e ali, iniciou a Monster Metropolis. Onde os monstros poderiam viver em paz.



A Legião de Monstros possui como membros:


Homem- Anfíbio - Anfíbio nasceu em um planeta alienígena desconhecido há cerca de mil anos. Um dos membros de sua raça o atacou, forçando-o a seguir pela galáxia, até que ambos acabaram presos na Terra. Encontrado com pavor pelos humanos, ele teve de se esconder. Porém, anos depois, uma refinaria começou a ser construída próxima de seu esconderijo, e ele teve de sair para confrontar seu inimigo mais uma vez. Anos depois, compôs Legião dos Monstros e o Comando Selvagem da SHIELD.


Satana - Ela foi possuída por uma entidade demoníaca poderosíssima conhecida como Basilisco, que controlava sua alma para sugar a energia vital e se alimentar dos pecados das pessoas. Com sua morte, a criatura foi destruída. Ela então retornou à vida e desde então atua como anti-heroína, compondo a Legião de Monstros.


Homem-Coisa - O Dr. Theodore Sallis era um professor de bioquímica na Universidade Empire State, e descendente dos guardiões do Nexo de Realidades, um portal de acesso dimensional. Uma vez exposto a um coquetel químico derivado do Soro do Super Soldado e de forças místicas, seu corpo foi transformado e suas memórias foram obliteradas, fazendo dele o temível Homem-Coisa.

Múmia Viva - Um africano da tribo Swarilli aprisionado e escravizado pelos egípcios, N'Kantu liderou uma revolução de seu povo contra os captores, matando pessoalmente o faraó e invadindo o templo sagrado. Lá, ele foi confrontado por um feiticeiro que lhe injetou duas fórmulas: uma lhe garantia imortalidade, enquanto a outra bloqueava seus movimentos.Três mil anos depois, a segunda fórmula começou a ter seus efeitos reduzidos, e N'Kantu, ensandecido pelos anos aprisionado, saiu de sua prisão e começou a aterrorizar os humanos nas ruas do Cairo, inclusive encontrando eventualmente um descendente do feiticeiro. Porém seu espirito bondoso vigorou e o trouxe de volta para o lado do bem.


Hellstrom - Irmão de Satana, Daimon Hellstrom foi criado como uma maneira de se obter poder e maior influência entre seres humanos. Anos depois, com o ritual satânico da irmã e a descoberta de que seu pai era o diabo, Hellstrom fugiu, tencionando se tornar padre e libertando-se de sua família demoníaca. Mas seu sangue demoníaco falou mais alto, ele se aceitou seu lado diabólico, porém tenta sempre fazer seu melhor.


Lobisomem - Filho mais velho de uma família rica, Jacob Russoff (depois chamado Jack Russell) desenvolveu licantropia devido à familiares que já tinham essa característica em seu sangue. Extremamente cauteloso e cheio de controle, quando se transformava em lobo, nos primeiros anos, Jack jamais tirou uma vida humana inocente, e encontrou grandes figuras em sua jornada, como a Tigresa e o Cavaleiro da Lua. Assim como Homem-Coisa e Anfíbio, integrou tanto a Legião de Monstros quanto o Comando Selvagem S.H.I.E.L.D.


Morbius e Motoqueiro Fantasma: Ambos os personagens são bastante conhecidos e já possuem cartas em Battle Scenes. Uma nova versão de ambos seria interessante para fortalecer essa equipe que seria bastante diferente no jogo.


Elsa Bloodstone - Elsa vem de uma família de caçadores de monstros quase imortais. E foi treinada por seu pai para combater males sobrenaturais desde a infância. Sua aparição em BS poderia dar gancho para trazer Drácula, Nosferátus, uma nova versão de Blade e outras criaturas da Marvel.


Por fim, FrankenCastle - Em uma de suas histórias, a Legião de Monstros salva o Justiceiro depois que ele foi morto por Daken e o trazem de volta à vida como FrankenCastle.


Esse seria um tribal que traria em comum o poder de regeneração, alguns personagens com lâminas, outros com magia. Algo que creio ser interessante para o jogo e que assim como nos quadrinhos, fugiria um pouco do quesito heróis. Monster Metropolis possibilitaria uma carta de cenário ou suporte. Gostaria de ver essa afiliação brilhar, resta agora torcer para que a Copag perceba isso e explore, assim como outras afiliações que podem crescer e ser mais e/ou melhor exploradas no jogo.

bottom of page