ESTUDO EM ESTRATÉGIA: AFILIAÇÕES DE BS
Olá pessoal, já faz um tempo que não nos falamos, não é mesmo? Entre os deveres do cotidiano, eu acabei ficando sem muito tempo livre para escrever, mas ei, aqui estou novamente! E esta semana gostaria de falar sobre o torneio Ascensão Asgardiana no formato de Afiliações. Nosso objetivo hoje é falarmos sobre as possíveis afiliações para se jogar nesse grande evento. Vamos lá?
Afiliações matematicamente viáveis
Hoje, infelizmente, temos muitas afiliações que não são viáveis para um deck inteiramente tribal, tais como Fugitivos da Balsa ou Inimigos do Homem-Aranha. Então, vamos dar uma olhada primeiramente nas afiliações viáveis – aquelas que possuem um mínimo de personagens para que o deck possa ser construído, mas sem levar em conta as grandes favoritas – veremos essas no próximo tópico.
Asgardianos: apesar de terem seu nome associado ao torneio, é bastante complicado construir um deck com apenas cinco opções de personagens. Como não se trata de uma tarefa impossível, estou citando-os para título de exemplo. Seus personagens são o Destruidor, Encantor, Heimdahl, Hela e Thor V3. Super Força e Magia são duas habilidades para serem exploradas nesta combinação e podemos contar com reforços em personagens como Malekith. O maior problema desta afiliação são os personagens grandes que, infelizmente, não se qualificam para usar Titã Descontrolado.
Defensores: outra afiliação pequena. Possui Dr. Estranho (V1 e V3), Cavaleiro da Lua, Jaqueta Amarela, Jessica Jones e Serpente da Lua. Não há muito com que trabalhar aqui, vamos para a próxima.
Excalibur: composta por Capitão Britânia, Lince Negra, Lockheed, Noturno, Pete Wisdom e Rachel Summers, essa afiliação possui mais opções para jogo. Com o texto do Capitão Britânia pode-se recrutar a Lince Negra. Esta, por sua vez, recruta o Lockheed. Pete Wisdom pode ser recrutado com Planos de Infiltração, então é uma opção que pode ver algum jogo. Voo é a habilidade que mais se destaca, mas falta ainda algum complemento para que esta afiliação possa ser minimamente competitiva.
Fugitivos: claro que não poderia faltar nessa lista os Fugitivos! Com boas opções – Alex Wilder, Alfazema, Gertrude Yorkes, Karolina Dean, Klara Prast, Molly Hayes, Nico Minoru e Victor Mancha – essa é uma afiliação possível de ver jogo. Infelizmente, o cenário Em Meio à Multidão não será muito útil para um deck com grande quantidade de personagens desta afiliação. Das opções que temos, gosto de Alex Wilder, Karolina Dean, Klara Prast, Molly Hayes e Nico Minoru. Convém usar Capitão Universo e/ou Enfermeira noturna como complementos para a estratégia. Victor Mancha pode entrar também para fortalecer estratégias com Ataque Energético e Telecinésia.
Gangue da Demolição: com cinco personagens, todos com Super Força, um cenário próprio e todos com textos complementares, Gangue da Demolição não pode ser ignorada. Infelizmente para eles, a quase totalidade deles possui Energia Inicial cinco, e faltam opções para comprar cards. No entanto, Escavação pode ser de grande ajuda para gerar recursos. Eu evito sempre que possível jogar com decks com poucas compras, mas ninguém será julgado por tentar.
H.I.D.R.A.: com certeza uma afiliação viável. Possui uma grande quantidade de soldados com Ataque à Distância e tenentes com Genialidade, tornando possível uma estratégia baseada em números, protegida por Fogo Cruzado e Parede Holográfica. Uma das adições interessantes para esta estratégia é o Deadpool (qualquer versão, embora eu prefira o V1 pela possibilidade de jogar dos recursos e entrar atacando com Entrada Triunfal) pela sinergia com o Bob, sem falar no efeito galhofa! Portal para o Microverso é um must nesse deck.
Heróis de Aluguel: Deadpool V2, Gata Negra, Irmão Vodu, Jessica Jones, Luke Cage, Poderoso, Punho de Ferro e Silver Sable compõe essa afiliação no universo de BS. Agilidade, Super Força, Lâminas e Ataque à Distância são algumas das opções para este grupo. No entanto, esta afiliação peca em obter vantagem de cards e nenhum cenário ou suporte tribal não ajuda.
I.M.A.: a irmã mais nova da H.I.D.R.A., essa afiliação segue a mesma estratégia: Ataque à Distância e Genialidade. É de se notar, no entanto, que o suporte Laboratório I.M.A. é uma ótima adição para o deck, permitindo recrutar personagens e adicionar +2 de Escudo a TODOS! Como consideração adicional, até mesmo os soldados rasos da afiliação contam com Genialidade, tornando possível abusar desta habilidade. Se forem incorporados suportes estratégicos, como Câmara Neutralizadora e Armadilha Reforçada, a adição de Líder pode vir bem a calhar.
Jovens Vingadores: Estatura, Hulkling, Loki V2, Miss América, Prodígio e Wiccano. Basicamente, uma afiliação para ser usada com Super Força e Voo. Nada de mais aqui.
Kree: forçando um pouco, esta afiliação até consegue aparecer. O lado bom é que possuem suporte específico, cenário específico e suas habilidades são bem sinérgicas. Os contras são a quantidade baixa de personagens e as poucas opções para complementar essa falta. Talvez um deck focado em Ataque Energético e Voo, com Raio Negro, Patriota de Ferro e Senhor das Estrelas como participação especial.
Mestres do Terror: este grupo é estranho para qualificar, pois é grande o bastante para não ser considerada entre os menores, mas falta uma sinergia significativa para estar na liga dos maiorais. Basicamente, temos excelentes opções na forma de Homem Radioativo, Homem Absorvente (ambas as versões) e Ultrons 14 e 61112. Com a possibilidade de incluir até três personagens de fora da afiliação, podemos considerar uma combinação de Ultrons 5 e 6 para forçar um deck, e complementando com os demais personagens. Fora isso, a melhor possibilidade é tentar algo com Ataque à Distância, Elasticidade e Voo.
Novos Guerreiros: uma afiliação que ganhou um reforço considerável na última coleção. Blade, Flama, Justiça, Micróbio, Nova (Richard Rider), Prodígio (Ritchie Gilmore), Speedball, Tigresa e Turbo são as possibilidades. Uma combinação de habilidades de Agilidade, Lâminas, Super Força e Voo é a possibilidade que temos aqui.
Quarteto Fantástico: boa opção, especialmente para decks de controle. Coisa, Homem-Aranha V3, Motoqueiro Fantasma (Daniel Ketch), Mulher Invisível, Mulher-Hulk V1 (e a V2 como opção livre), Pantera Negra V1, Senhor Fantástico, Senhor Tira-Teima, Surfista Prateado V1 (e talvez o V2 como opção livre), Tocha Humana e Wolverine V3, com o suporte do Fantasticarro. Para controle, Voo e Elasticidade são o que nos salta aos olhos; Fantasticarro ajuda a recrutar aquele personagem que falta para completar a estratégia. Há a possibilidade também de partir para uma linha mais ofensiva graças aos personagens com Super Força. Cicatriz Verde é uma opção aqui também para os mais audaciosos.
Quarteto Futuro: o que eu mais admiro nesta afiliação é sua identidade. Todos conhecem essa afiliação pelo seu texto passivo. Infelizmente, essa identidade é uma característica apenas deste grupo e da Gangue da Demolição (cujos textos adicionam benefícios aos membros da gangue a partir do momento em que houver dois ou mais em cena). Seria bacana se tivéssemos no futuro mais afiliações com habilidades únicas para a afiliação.
Sentinelas: talvez uma das afiliações que mais passam despercebidas em meio a tantas afiliações grandes. As Sentinelas não devem ser ignoradas: apesar do tamanho dos personagens, deve-se levar em conta a sinergia de habilidades da afiliação: basicamente, todos possuem Ataque Energético, Super Força e Voo. Possuem cenário, suporte e até EV própria. Como adição, podem-se usar personagens leves para abrir o jogo com Investigação Silenciosa, tal qual Asa Vermelha e Falcão, preferencialmente V1 de ambos.
Thunderbolts: uma afiliação que teve reforços recentemente na última coleção, na forma de personagens como Fantasma e Suplício. A principal opção de adição é o Patriota de Ferro para ajudar nas capacitações deste grupo e manter a pressão em seus oponentes. Zeus é um suporte razoável para recrutar seus personagens enquanto adiciona capacitações para você e incapacitações para seu oponente.
Tropa Alfa: possui alguns personagens interessantes como o casal de gêmeos (Estrela Polar e Aurora), Guardião e Pigmeu. Possíveis adições: Speedball, Enfermeira Noturna e Capitão Universo.
Tropa Nova: bem, basicamente uma afiliação com Nova V1 e V2, Nova (Richard Rider) e Batedor Nova. Enfermeira Noturna e Capitão Universo são as opções para viabilizar este grupo.
Vingadores Sombrios: muito difícil uma estratégia com apenas estes quatro personagens. Para funcionar, seria necessário algum reforço de peso.
X-Factor: ok, ninguém vai fazer um deck quase só de Madrox, mas eu tinha que citar.
A Liga dos Maiorais
Aqui eu vou listar as afiliações que em minha opinião são as grandes favoritas. Estas afiliações possuem muitas opções de boas personagens, sendo muito provável sua aparição em um torneio voltado para afiliações. Outra questão que levei em conta foi importância da afiliação para as estratégias comuns delas. São elas:
Guardiões da Galáxia: a primeira grande afiliação a listarmos. Guardiões da Galáxia é uma afiliação bastante competitiva: seu líder é um recrutador, seu suporte é um recrutador e seus personagens possuem uma gama de habilidades que permite fazer diversas interações. A Nave dos Guardiões é a maior responsável pela consistência deste deck, por transformar cada ação em um ponto de dano. Deck perfeito para estabelecer a mesa, entrar com Portal para o Microverso, e fulminar os personagens do oponente em sua preparação com ações como Trabalho em Equipe e Investigação Silenciosa.
Irmandade de Mutantes: outro membro da liga competitiva, Irmandade de Mutantes possui excelentes opções e com certeza desviaríamos muito o assunto, então farei apenas duas observações: Asteroide M continua sendo uma excelente opção e Portal para o Microverso, juntamente com antecipações decentes, é a chave desta estratégia. Se não jogar com Irmandade de Mutantes, esteja pronto para jogar contra, pois é um forte candidato para esse torneio.
Illuminati: a grande bola da vez, os Illuminati chegaram para ficar e alterar o tribal radicalmente. Dr. Estranho V2 e Decisão Extrema são o cerne da estratégia. Há depois três opções basicamente de estratégia: utilizar o Capitão América V4 para tornar todos Aliados do Capitão América, utilizar o Homem de Ferro V3 para tornar todos Aliados do Homem de Ferro ou utilizar ambos. No primeiro caso e segundo caso, Mulher-Hulk V2 passa a ser uma excelente adição ao deck. Para o segundo caso, a possibilidade de usar a Torre Stark é algo a se considerar seriamente, além de cards como Tony Stark e Caça-Hulk, em especial para combater suportes tribais e Portal para o Microverso. Ou ainda pode-se utilizar a terceira opção, e aumentar o número de cenários que causam dano na preparação para uma opção mais agressiva. O bom deste deck é que sua estratégia pode variar de um controle fortíssimo – com Torre Stark e Máquina de Bloqueio Mental – até o agressivo extremo – com os cenários e Portal para o Microverso. Com certeza, este é o deck a ser batido neste torneio.
Sexteto Sinistro: basta lembrar eu existe Portal para o Microverso que logo vem em mente Abutre, Kraven, Mystério e companhia. Uma afiliação bem fechada, com grandes sinergias e mecânicas de personagens, é uma opção excelente em termos econômicos – exceto pelo Mystério – e estratégicos se seu plano for agressivo. Como principal drawback, temos no cenário competitivo muitos decks com respostas apropriadas para este tipo de estratégia. É o tipo de deck all in: ou seu oponente responde rapidamente às ameaças ou eventualmente ele não conseguirá virar o jogo.
Vingadores: uma das maiores afiliações do jogo, temos tantas opções que podemos nos dar ao luxo de escolher livremente entre elas. Além das múltiplas versões de Capitão América e Homem de Ferro, temos: Feiticeira Escarlate, Homem-Aranha V3 e V4, Homem-Aranha Superior, Homem-Formiga, Jaqueta Amarela, Mulher-Aranha, Pantera Negra V1, Sentinela, Vampira, Visão e muitos outros. Existem inúmeras opções de estratégia para este deck, do controle com Máquina de Bloqueio Mental até o agressivo com Portal para o Microverso, sendo a Torre Stark e a Mansão dos Vingadores excelentes opções para ambas.
X-Men: outra grande afiliação. Contém muitas opções para compor uma estratégia. A que mais chama a minha atenção é Ataque Energético e Voo, graças ao Pássaro Negro. Escolhas de personagens comuns são: Cristal, Esperança, Fênix, Fênix Negra, Forge, Homem de Gelo, Kitty Pride, Lince Negra, Lockheed, Tempestade V2, Vampira V2 e Wolverine V1. Existem outras opções de deck também, mas creio que controle com Ataque Energético e Voo seja a opção mais comum. Joguei bastante com esse deck e digo que é bastante complicado ir contra esta estratégia. Grandes chances de aparecer na Ascensão Asgardiana.
No próximo post a Liga dos Maiorais será avaliada, levando em consideração alguns critérios como ofensividade, defesa e sinergia dentre outras coisas. Até a próxima.