top of page

CAMPEONATO NACIONAL DO BRASIL 2016


O campeonato nacional de Pokémon TCG do Brasil teve um fim de semana incrível. Por mais um ano consecutivo, foi quebrado o recorde de participantes, dessa vez foram um total de 422 jogadores, sendo 326 na categoria Master, 54 na categoria Sênior e 42 já categoria Junior.

O torneio teve um nível técnico muito elevado, com os player’s fazendo o tempo todo jogadas que mudavam todo o rumo de uma partida, e quanto a isso não podemos fazer nenhuma distinção de categoria, pois até os garotos da Junior mostraram que estão em alto nível fazendo jogadas surpreendentes e eficientes, nos fazendo perceber que o futuro do Pokémon TCG no Brasil será de altíssimo nível.


Agora vamos ao que interessa. Na categoria Junior, a final foi disputada pelos dois decks mais rápidos do formato Standard, e com uma boa aposta contra o meta e depois de uma virada incrível,Mateus Carvalho levou seu Night March / Zebstrika ao topo do pódio da Junior, vencendo Nicolas Nicolai que jogava de M.Rayquaza / Jolteon EX.

Na categoria Sênior tivemos uma final de Vespas, que pra resumir a historia, foi a aposta dos players do Brasil contra o metagame e contra os temidos Night March. Patrick de Souza teve a calma e a frieza de um campeão para levar seu Vespiquen / Zoroark ao titulo nacional, vencendo Pedro Guisoni e seu Vespiquen / Vileplume.


Já na categoria Master a surpresa foi geral, pela primeira vez tivemos um top 32 em um torneio no Brasil, e mesmo assim, tivemos decks favoritos ao titulo fora do top.


O top 8 teve presença dominante de Night March, como já era de se esperar, com 3 grandes jogadores pilotando-os. Mas foram os anti-NM que chamaram a atenção, Diego Rathj (campeão nacional de 2015) jogando majestosamente bem de Trevenant Break / Wobbuffet, Nathalia Fernandes marcando a presença feminina no nacional brasileiro e colocando seu deck de M.Manectric EX entre os 8 melhores do Brasil, Gustavo Wada e seu surpreendente deck de SpeedGiratina EX e é claro o deck de Vespiquen / Vileplume de Raphael Branco, nosso novo campeão nacional.



Indo aos finalmentes, o top 8 do nacional máster do Brasil ficou assim:

  • 1- Raphael Branco – Vespiquen / Vileplume

  • 2- João Paulo Senida – Night March

  • 3- Diego Rathj – Trevenant Break / Wobbufet

  • 4- Douglas Teixeiras – M.Rayquaza EX / Jolteon EX

  • 5- Victor Freitas – Night March

  • 6- Nathalia Fernandes – M.Manectric EX / Ho-Oh EX

  • 7- Gustavo Wada – Giratina EX / Hydreigon EX

  • 8- Lucas Pedrosa – Night March

Para muitos de nós a temporada esta chegando ao fim e é hora de sentar com o time e analisar tudo o que deu certo e o que deu errado, para se preparar melhor e voltar ainda mais forte na temporada 2016/2017. Para os que vão disputar o Mundial em Agosto ainda a muito treino e estudo do metagame pela frente, para chegar lá e fazer bonito, e quem sabe dessa vez colocar um brasileiro entre o os 8 melhores do mundo.


Parabéns a todos os jogadores que participaram desse evento sensacional, aos finalistas e aos novos campeões nacionais de Pokémon TCG, e também a toda a equipe da Copag, por ter realizado o melhor evento de pokémon que este país já viu.


Parabéns a todos e até 2017 !!!


*Todas as fotos desta publicação podem ser encontradas na página do Facebook da Copag -Pokémon.


Não deixem de acompanhar o site Delta Pokémon para saberem tudo sobre Pokémon TCG.


bottom of page