top of page

DISCUSSÃO TEÓRICA: MAGIA, CONTROLE, META GAME E PAUPER


Olá jogadores, domingo é dia de Discussão Teórica! Hoje o post aborda alguns assuntos como o meta game, decks de controle, pauper e magia.

CONTROLE / META GAME:


Guerra Civil é uma coleção que trouxe boas cartas para todos os poderes. Porém duas chamam a atenção por estarem em muitos decks. Seduzir e Amarras Invisíveis. Com essas duas cartas, decks de controle se fortaleceram muito e acabaram se tornando tendência.


Nos dois últimos torneios que aconteceram em Porto Alegre, tivemos dois vencedores diferentes, porém seus decks possuíam muito em comum.


No primeiro torneio, Sergio Menna levou o playmat para casa utilizando um deck de controle.

Tecnoassalto e Descobertas Infindáveis possibilitam uma boa quantia de draw. Formiga e Jaqueta impedem as ações imprevistas e junto com Toupeira Mecânica, dificultam a vida do oponente. Seduzir e Amarras sempre estão na mão para serem utilizadas como resposta ao oponente. Mago, Cassandra Nova e Mulher Aranha são muito fortes no deck. Grande parte do dano é causado por Armadura de Combate IMA ou Adagas Psíquicas. Mystério e Alto Evolucionário tutoram o deck buscando cenários e personagens.


No segundo torneio, o vencedor foi Suami Scheide também utilizando um deck de controle.

Um deck um pouco mais agressivo. Fazendo uso daquele combo já manjado que nunca falha (Pyro + Selene + Pyro + Adagas). Esse deck também faz uso dos mesmos personagens: Cassandra, Mago, Vampira, Mulher Aranha, Mystério, Alto Evolucionário. Também faz uso de Armadura de Combate IMA e Adagas Psíquicas.


Esses dois decks possuem muito em comum e se tornará frequente a presença de decks como esses em torneios durante a vigência da coleção Guerra Civil.


Ainda temos outro deck que faz uso de Amarras e Seduzir: Shuma Gorath. Com o auxilio de Titã Descontrolado, esse deck ficou mais ágil para abrir a mesa. Por utilizar telepatia e elasticidade, muitos decks de Shuma contam com Mulher Aranha, Mago e Cassandra. Hoje esses três são coringas de deck e particularmente, tenho visto mais esses três do que Vampira V2.


Fora esses decks acima, ainda compõe o meta game o deck de Ultron com Maquina de Bloqueio Mental. Tendo controle da mesa devido ao Suporte e também sendo um deck muito ofensivo. Ultrons conseguem abrir a mesa facilmente com 2 ou 3 Ultrons devido ao texto fixo desses personagens.


Os Illuminati caíram no gosto dos jogadores. Hoje são muitos os decks de Illuminati em um torneio de BS. Como a maioria dos personagens possuem genialidade, ganhar bônus de escudo com Armadura de Combate I.M.A. é fácil. Todos fazem bom uso da passiva do Dr. Estranho V3, Pantera V2 e Enfermeira Noturna para se protegerem e conseguem uma boa quantia de dano, seja com a Torre Stark, Experimentos Sabotados e/ou Armadura de Combate.


Muito semelhante ao Illuminati, temos o deck de Homem de Ferro com Impeto. Fazendo bom uso de Maquina de Combate V2, Concentrar Poder, Torre Stark e claro, Homem de Ferro V3.


S.H.I.E.L.D. e I.M.A. ganharam bons reforços mas ainda estão um pouco apagados comparados aos acima citados. Vingadores permanecem fortes, mas estão um pouco de lado por aqui, devido as novidades trazidas por Guerra Civil.


Poder Cósmico está mais presente, mas falaremos mais desse poder na semana que vem. Então vamos aguardar até lá.


Algo que não vejo com frequência é deck de controle com Thunderbolts. Utilizar Maquina de Bloqueio Mental junto com Zeus.. quem nunca? Que delicia de combo não?! Com adição de Capitão (Bucky) no deck, ficou muito fácil incapacitar o adversário. Porém é algo que praticamente não vemos. Talvez mais além.


MAGIA:


Nunca fui muito fã de decks de controle e a tendência é que esses decks apareçam com maior frequência nos torneios e até mesmo no Royal. Tendo isso em vista decidi fazer um deck de controle também. Como atualmente em Porto Alegre não temos jogadores fazendo uso de Magia. Investi nisso:

O básico de magia sem muitos mistérios. Um deck divertido, conseguindo ser tanto ofensivo quanto defensivo devido ao bom controle que é capaz de exercer. Nico, Feiticeira Escarlate e Dr. Estranho continuam sendo aquele trio forte nesse tipo de deck. Nico buscando os itens e embaralhando o deck, Estranho conseguindo causar muito dano ou comprando muitas cartas e Feiticeira sempre colocando cenários em cena na antecipação. Cassandra, Mago e Mulher Aranha fazem o melhor que sabem fazer. Os demais personagens (que em sua maioria são os de lâmina) auxiliam no dano exercendo uma função mais ofensiva. Devido ao controle adquirido com Influenciar o Futuro e Toupeira Mecânica, até agora não se fez necessário uso de outros suportes..


Não tive a oportunidade de testar contra os deck de Illuminati, Shuma e Ultron. Mas contra os Vingadores e contra Homem de Ferro, esse deck se saiu muito bem.


Fora do meta do formato Standart, Magia também nos traz outras possibilidades. Guerra Civil fortaleceu muito o formato pauper. Foram boas as habilidades e personagens que vieram nessa coleção com raridade comum.


Com isso magia, telepatia e telecinesia são possíveis no pauper. Não que antes não fosse, mas agora temos mais opções. Os decks fortes no pauper tendo em vista os últimos torneios que tivemos nesse formato, foram decks de Voo+Força, Poder Cósmico e Lâminas+Ataque à Distancia. Porque não tentar algo que fuja desse Meta do pauper?! Com isso fiz meu pauper de magia, porém sem pensar muito na vitória. O foco aqui foi a diversão:

Calypso é uma personagem bastante ofensiva, conseguindo causar no máximo 4 de dano. Agora é possível utilizar o Mestre da Magia. Dr Estranho agora com uma versão comum, é possível no deck. Loki V2 e Kid Ômega utilizando Super Computador auxiliam na compra de cards na antecipação, sendo muito bom para o inicio do jogo. Encanto de Poder pode ser muito útil para conseguir utilizar Invasão Etérea ou Chamas de Faltine na preparação, por fim outra modificação comparada as listas que já existem é o uso de Necromancia, para salvar aquele personagem essencial que caiu nos recursos.


Shuma Gorath V2 e Homem-Coisa também são reforços para magia, mas o escudo 2 de ambos os personagens me fez não optar por eles. No pauper o dano causado pelo oponente é muito alto devido a Combate em Campo Aberto e pela grande quantidade de decks de Poder Cósmico e Força.


Por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado. Para criticas e sugestões, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima.

bottom of page