GAROTAS EM CENA: MAGIA / ILLYANA RASPUTIN
E aí, galera! Seguimos a coluna hoje com um post sobre mais uma mutante, dessa vez vamos conhecer um pouquinho sobre a história da Magia! Originalmente chamada de Darkchilde, é alter-ego de Illyana Nikolaievna Rasputin. Ela foi idealizada por Chris Claremont e Dave Cokrum, e sua primeira aparição foi na Giant-Size X-Men #1, em maio de 1975.
Illyana é a irmão mais nova de Piotr Rasputin, o Colossus, e seu outro irmão mai velho, Mikhail Rasputin, também era mutante. (Um fato curioso é que Colossus diversas vezes referia-se a ela como Floquinho de Neve, pois além de ter uma pele extremamente branca, ela adorava brincar com os flocos de neve do rigoroso inverno russo.) Devido a esse histórico familiar, os X-Men sempre desconfiaram de que ela também viria a ser mutante, porém ainda era jovem demais e estimava-se que levaria algum tempo até seus poderes se manifestarem.
Então, aos 6 anos, ela foi sequestrada por Arcade, sendo em seguida salva pelos X-Men e levada para a Mansão. Nos dias que se seguiram, ela acabou ficando próxima de outra habitante do lugar: Kitty Pride, na época com 14 anos. Quando todos acreditavam que o pior havia passado, a jovem foi novamente sequestrada, desta vez por Belasco e Sym, e levada para o Limbo.
Belasco agarrou a menina por um braço, e Kitty pelo outro, e isso fez com que Illyana ficasse dividida entra as duas dimensões. Foi nesse momento que seu Gene X foi ativado pela primeira vez, e ela fez a primeira demonstração de seus poderes. Ela automaticamente se transportou por inteiro para o Limbo, porém voltou 2 minutos depois. Todavia, a pessoa que ressurgiu era completamente diferente da menina que havia sumido.
Descobriu-se então que aqueles 2 minutos equivaleram a anos no Limbo, e a menina que sumiu aos 6 voltou como uma adolescente de 13 anos. Durante esses anos em que passou lá, ela foi submetida à magia das trevas. Belasco encarregou-se de transformar sua alma pura e doce em completo ódio e maldade. O plano do vilão era roubar as 5 partes da alma da garota, após ela ter total domínio de seus incríveis poderes. Porém, ao perceber a verdadeira intenção dele, Illyana conseguiu usar seus dons para transportar-se novamente à Terra.
Ao retornar, ela disse ter vivido no inferno, e, numa tentativa de redimir sua alma, ela virou então aprendiz de Ororo, a qual encarregou-se de ensiná-la sobre a Magia Branca de sua tribo. Ela aprendeu então que a magia era mutável, e, pouco a pouco, foi adquirindo novos conhecimentos e convertendo suas trevas em luz.
Belasco ressurge na Terra, alguns anos mais tarde, novamente atrás de Illyana. Kitty e Ororo prontamente aparecem para protegê-la, porém durante o processo Kitty é transformada em uma aberração felina pelo vilão. Sentindo-se na obrigação de reverter o que havia acontecido à sua amiga, Illyana mistura conhecimentos de magia Branca e Negra, e cria então uma poderosa fonte de magia imutável, uma espada feita a partir de sua alma, a Espada Espiritual (ou Espada de Bátan). Com a ajuda desse artefato, ela consegue trazer Kitty de volta ao normal e banir Belasco para o Limbo. Ela resolve então ir atrás dele, enfrenta-o em uma batalha e acaba vencendo. Isso a torna a nova Rainha do Limbo.
Illyana retorna à Terra e pede aos X-Men que a deixem continuar com eles, e, mesmo sabendo dos resquícios de trevas em sua alma, eles aceitam-na. Ela passa a integrar a equipe chamada de Novos Mutantes, e finalmente adota o nome Magia.
Essa é a história mais sólida de Magia, porém, ao entrar na parte dos diferentes arcos, nos deparamos com reviravoltas típicas dos quadrinhos. Em suma, ela foi infectada no ataque do vírus Legado, e acabou morrendo. Entretanto, durante a Dinastia M, Wanda alterou a realidade para uma versão em que Illyana ainda estava viva. Belasco, ao pressentir sua presença, foi atrás dela, porém já era o fim da Dinastia M e a Illyana desse mundo não mais existia. Então, ele resolveu recriá-la, porém sem alma. Chamada então de Filha do Inferno, ela protagonizou algumas lutas contra os X-Men se seguem a essa saga, até que, finalmente, Magia retorna à Terra, e, por ter quase destruído o mundo, ela é mandada para a prisão Perigo, sem acesso a qualquer tipo de magia.
Na recente saga Vingadores vs X-Men (se você está lendo ou pretende ler, recomendo pular para o próximo parágrafo; não diga que eu não avisei!), após uma dura batalha contra Dormmamuh, ela consegue trazer os X-Men de volta para a Terra depois de um período presos no Limbo. Nesse ato, todo o Limbo em si é absorvido para dentro dela, convertido em energia. Agora, carregando todo esse poder, ela resolve então tentar controlá-los, e para isso Magia viaja no tempo todos os dias, indo para o passado, para encontrar-se com o Dr. Estranho antes de ele tornar-se um Vingador, a fim de fazer uma aula diária de 5h.
Dentro da cena, tivemos um card já lançado da Magia na coleção Poderes Ocultos. Sendo um card 4/2, com habilidades de lâminas e magia, ela possui alinhamento herói e as afiliações Novos Mutantes e X-Men. Sua habilidade é bastante interessante, visto que tem um custo baixo e pode chegar a causar 2 pontos de dano penetrante. Por ser um personagem “leve”, é fácil de colocar na mesa, e pode fazer um bom estrago se carregando algum card de Magia (como informa sua ação). O texto permanente ainda concede-lhe imunidade à ações de Telepatia, o que pode ser uma referência ao momento em que, em uma das vezes em que ela retornou à Terra, Charles Xavier tentou sondar sua mente, porém havia um fortíssimo escudo que repeliu até mesmo ele.
Pode ser uma interessante escolha de card para um deck X-Men/Mutantes, mais interessante ainda se jogado contra um adversário que permita fazer uso do texto permanente. Particularmente, já usei ela em uma versão do meu deck de X-Men e posso dizer que ela se saiu melhor que o esperado. Um card que foi colocado ali apenas para preencher espaço, e acabou sendo de notória importância em certas partidas :P Acontece.
Qual a opinião de vocês sobre o card? Utilizam, já utilizaram? Acham interessante uma nova versão? Dessa vez vou permanecer do lado contrário, acredito que foi uma das poucas vezes em que acertaram de primeira! Aguardo seus comentários, nos vemos na semana que vem!