GAROTAS EM CENA: FEITICEIRA ESCARLATE / WANDA MAXIMOFF
Olá, leitores! No post de hoje, trago uma das pessoas mais poderosas do universo Marvel, a Feiticeira Escarlate! Alter ego de Wanda Maximoff, ela foi idealizada pela famosa dupla Stan Lee e Jack Kirby, e sua primeira aparição foi na Uncanny X-Men #4, em março de 1964. Classificada como mutante nível ômega, seus poderes consistem em magia e distorção da realidade.
Para compreendermos melhor a história de Wanda, e necessário antes falar sobre seus pais. Magneto vivia com uma humana chamada Magda, com a qual teve uma filha chamada Anya. Certo dia, ocorreu um incêndio na casa em que eles moravam, e ele conseguiu escapar junto de sua esposa, porém a menina ficou lá dentro. A população, já desconfiada de que ele fosse um bruxo, não o deixou voltar na casa, fechando um círculo ao redor dele. A visão de sua filha morrendo perturbou a mente dele de tal maneira que ele emitiu um pulso eletromagnético, matando a todos que estavam em volta, exceto sua esposa. Temendo o marido e assustada com seus estranhos poderes, Magda fugiu, carregando em seu ventre dois gêmeos que até então ela não tinha conhecimento sobre.
A jovem procurou refúgio em um pequeno vilarejo perto das montanhas da Trânsia, onde foi recebida em um castelo por uma vaca humanoide chamada Bova. Após alguns meses, o parto foi feito, e Magda partiu querendo que pensassem que ela havia morrido. Bova então levou as crianças ao seu mestre, Alto Evolucionário, que entregou-as a um casal de ciganos que havia recentemente perdido filhos gêmeos. Django e Marya Maximoff adotaram e criaram os dois como se fossem seus filhos, acompanhando o grupo cigano do qual Django era o líder. As crianças foram batizadas de Wanda e Pietro, e seus dons peculiares começaram a se manifestar durante a adolescência deles.
Com o passar dos anos, o grupo se desfez, a família perdeu seu status e seus bens, e momentos de necessidade se apresentaram a eles. Django viu-se obrigado a roubar para conseguir alimentos, porém foi pego por aldeões que, enfurecidos, atacaram o acampamento cigano. Pietro, que possuía uma velocidade fora do normal, puxou sua irmã e correu com ela para longe. Em meio a isso, a família se perdeu, e os irmãos passaram os anos seguintes vagando pela Europa, sem ter nada além de um ao outro. Em certa ocasião, eles conheceram o professor Charles Xavier, que convidou-os a ingressar em sua escola, porém Pietro mostrou-se contra e eles acabaram por recusar o convite.
Algum tempo depois, Wanda descuidadamente usou seu poder em público, e um grupo de supersticiosos atacou os irmãos. Nesse momento apareceu Magneto, que interviu e salvou os dois. Sentindo-se em dívida com ele, os dois decidiram entrar para a Irmandade de Mutantes, adotando os nomes de Feiticeira Escarlate e Mercúrio. Apesar de não concordarem com os métodos de seu novo “chefe”, seguiram-no por meses, tanto pelo sentimento de dívida quanto pelo medo.
Após um tempo na Irmandade, eles passaram por grupos como os Vingadores, Força Tarefa, X-Men, entre outros. A história de Wanda e seu irmão é longa e possui muitas vertentes ao longo das HQs.
Vamos ressaltar aqui um importante fato da vida da jovem mutante: seu casamento! Ela envolveu-se com Visão, o homem sintético criado durante a saga de Ultron. Mesmo sem a aprovação de seu irmão, Wanda passou muito tempo com Visão, chegando a casar-se com ele. Durante esse período, ela já morava na mansão dos Vingadores, onde era treinada por uma feiticeira chamada Agatha Harkness, e pelo Dr. Estranho.
Entre lutas dos Vingadores contra diversos vilões e treinamentos intensos para controlar seus poderes, Wanda e Visão tentaram por duas vezes afastar-se da vida de super hérois. Na segunda vez, quando ela já tinha um grande domínio sobre seus dons, ela passou a controlar a alteração da realidade. Foi nessa época em que ela tornou-se artificialmente grávida de Visão e gerou dois gêmeos: Thomas e William. Wanda começou então a mostrar os primeiros sinais de instabilidade quando descobriu que seus filhos eram apenas fruto de seus poderes, usados de forma inconsciente.
Após isso, em incontáveis vezes ela perdeu o controle de seus poderes, cometendo atos extremamente fortes em diferentes sagas. Podemos citar aqui a Dinastia M e A Queda e a dizimação da raça mutante causada por apenas 3 palavras da Feiticeira Escarlate. Porém, vou deixar essa parte para quem se interessou pela personagem usar como incentivo para um pesquisa mais profunda.
Em outras mídias, podemos ver a Feiticeira Escarlate em ação nas animações X-Men: Animated Series, X-Men: Evolution e Wolverine e os X-Men. No universo cinematográfico ela é vivida pela atriz Elizabeth Olsen, e é citada em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, na versão estendida.
Dentro da cena, temos um card ultra raro da Feiticeira Escarlate lançado na coleção Poderes Ocultos. Com alinhamento Héroi e afiliação Vingadores, ela possui 3 de energia inicial e 1 de escudo, e traz as habilidades magia, telecinesia e voo. Com uma ação de custo 1 que causa 2 pontos de dano e clarividência 3, o que chama a atenção aqui é o fato de ser uma ação de antecipação. Seu texto permanente permite que, se um cenário for revelado ao usar uma ação de clarividência, ele seja colocado em cena naquele momento.
Embora seja um card esteticamente bonito, em termos de batalha seu valor é mais baixo. Quem sabe uma nova versão, desta vez apresentando uma afiliação Irmandade ou X-Men, fosse algo interessante de se ver. Poderíamos esperar uma ação grandiosa vinda de Wanda, talvez até algo que fugisse a seu controle.. Quais suas opiniões sobre a Feiticeira Escarlate? Comentem aqui, contem-nos se já usaram ela em algum deck, se gostariam de uma nova versão. Nos vemos no próximo post!