GAROTAS EM CENA: ESPIRAL / RITA WAYWORD
E aí galera! Começamos hoje a falar sobre as personagens da coleção Poderes Ocultos! E para abrir teremos aqui a Espiral, alter-ego de Rita Wayword. A primeira aparição dela foi na Longshot #1, criada por Ann Nocenti e Art Adams. A mutante é oriunda da Suécia e já passou pelas afiliações Rebeldes do Mundo de Mojo, Mojo, Força Federal e X-Babies. Em seu perfil consta também uma importante informação: inimiga do Wolverine!
Também conhecida como Rita Ricochete e O Agente, os quais são seus nomes artísticos, visto que a moça é uma famosa dublê profissional de filmes de ação. Foi nesse meio que ela conheceu Longshot, pelo qual acabou apaixonando-se. Durante uma de suas longas conversas flertadas, Rita foi atacada por Espiral (sua versão do futuro), e Longshot salvou a vida dela. A partir daí, o romance foi enfim oficializado.
Juntos eles partiram para o Mojoverso, onde lutaram pela libertação do povo escravizado por Mojo. Nessa saga, Rita foi capturada por lacaios e presa na proa do barco voador de Mojo. Nessa hora que os X-Babies entraram em ação, salvando a moça, o que a fez virar guardiã deles.
Mais tarde, Rita foi novamente capturada por Mojo e então transformada no Agente. A função dela era então fazer de tudo para que as pessoas escolhidas por seu “chefe” assinassem novos contratos para aparecer na TV de Mojo. Dessa forma, ela ia capturando um a um. Ela passa então a capturar pessoas a partir de suas assinaturas, usando os mais variados disfarces.
Kitty Pride, já conhecida de Rita, tenta salvar os três últimos X-Babies de serem capturados pela então Agente. Porém, parte do processo burocrático de transporte dos Babies envolvia assinar alguns papeis, e no momento em que Kitty foi começar a assiná-los aparece Wolverine. Ele crava suas garras na mulher que estava atendendo sua amiga e ela revela ser o Agente.
Enquanto Kitty foge, Wolverine é capturado. Ela pede então ajuda à Excalibur, e juntos eles derrotam o Agente e recuperam Wolverine. Os Babies que haviam sido capturados retornam no momento em que Kitty pega os papeis assinados, e depois disso ela vasculha a mente do Agente. É nesse momento que ela descobre que ele é na verdade Rita, e então a transforma de volta a sua forma original.
A cabeça de Mojo aparece sobre Rita naquele momento e diz que, diferentemente dos X-Babies, que tinham como se livrar dos contratos, ela não tinha. Eles decidem então propor uma troca: todos renovam seus contratos em troca da liberdade da moça. Ela fica então finalmente livre do domínio de Mojo.
Porém não por muito tempo. Outra vez nas mãos do vilão, ela foi transformada em Espiral. Seus poderes agora consistiam em dançar entre os lapsos de tempo e espaço, e seu propósito era voltar ao passado e impedir a si própria (como Rita) de unir-se a Longshot. Seu fardo era sempre falhar, o que gerava um ciclo vicioso temporal em eterna reprise.
Vale ressaltar que, durante esse período, mesmo sobre controle do vilão Mojo, ela estava sempre em um estado de espera do momento certo para se rebelar contra ele. Certa hora, esse momento chegou, e foi quando ela chegou na Terra. Curiosa para entender mais sobre esse mundo, ela juntou-se à Força Federal, uma equipe governamental formada por criminosos mutantes que receberam indultos por seus crimes cometidos (pode-se dizer que era uma espécie de Esquadrão Suicida da Marvel :P ).
Depois de algum tempo, Espiral resolveu estrear no mundo dos negócios, abrindo uma loja própria chamada Loja de Corpos. Esta servia de base para projetos de implantes cibernéticos e modificações humanas em geral. Ela chegou a capturar Rachel Summers e transformar Lady Letal em ciborgue para que esta pudesse lutar de igual para igual contra Wolverine.
Outro importante “empreendimento” da empresa foi um acordo com Matsuo, onde ela transfere o corpo de Psylocke para o de Kwannon. Logo após ela foi, mais uma vez (SIM, MAIS UMA VEZ!), capturada por Mojo, onde permanece presa até hoje. Como de costume, ela continua arquitetando a oportunidade perfeita para enfraquecer o vilão e fugir.
Dentro da cena, tivemos um card de Rita como Espiral lançado na coleção Poderes Ocultos, com a afiliação Irmandade de Mutantes e alinhamento vilão. Seu texto permanente impede que ela receba dano de ações de telepatia e ainda permite que ela use duas ações de lâminas a cada turno, desde que tenham nomes diferentes e seus custos possam ser pagos. Ela é um personagem leve, com uma combinação um tanto incomum de habilidades (agilidade, lâminas e magia). Em qual situação vocês acham interessante usá-la?
Gostariam de ver outro card apresentando uma outra versão de Rita? Um Agente, quem sabe.
Nos encontramos na próxima semana! Hasta la vista.