top of page

DECK MARÉ VERMELHA - FLAREON-EX / TEAM MAGMA'S CAMERUPT


Olá pokémaniacos!! Dessa vez, em parceria com site Delta Pokémon, trazemos uma decklist para os jogadores de Pokémon TCG. Mais um deck do tipo Fogo. Esse tipo tem conseguido destaque graças às cartas de suporte que ganhou no set FlashFire, e outras cositas más, que foram saindo nas coleções seguintes, tornando as cartas vermelhas muito rápidas para atacar e retalhar o adversário. Hoje falaremos de outro Speed Deck, dessa vez, Flareon-EX & cia.

Esse deck foi polido por Tim Patton para o torneio estadual da Carolina do Sul dessa temporada, ocorrido no último fim de semana de março, conseguindo um bom aproveitamento (5-1-1) ao abater os decks que seriam temidos no formato como Night March, Greninja Break e Seismitoad-EX / Giratina-EX. Sua única derrota foi contra um M.Rayquaza-EX / Jolteon-EX e um empate contra Trevenant BREAK / Wobbuffet.


A LISTA


FLAREON EX / TEAM MAGMA’S CAMERUPT


Pokemon (10)


4x Flareon-EX

2x Shaymin-EX 3x Team Magma’s Numel 3x Team Magma’s Camerupt


Trainer (38)


4x Professor Sycamore 2x Professor Birch’s Observations 3x Blacksmith 1x Skyla 1x Lysandre 1x Hex Maniac 1x Olympia

4x VS.Seeker 3x Ultra Ball

3x Battle Compressor 1x Float Stone 4x Max Elixir 3x Fighting Fury Belt 2x Switch 2x Scorched Earth 1x Energy Switch


Energia (12)


12 Fire Energy


O conceito desse deck é bater no T1 (no máximo no T2), causando um dano considerável. O ataque Blaze Ball do Flareon-EX causa 50 de dano +20 para cada Energia de Fogo ligada a ele, se tivermos 3 dessas energias, o dano sobe para 110 e assim por diante. Como temos várias formas de ligar mais de uma Energia Básica por turno nessa lista, não será difícil conseguirmos isso de maneira rápida.



A primeira forma é descartar energias com Battle Compressor, Scorched Earth ou Ultra Ball para reavê-las com Blacksmith (e acredite, isso funciona muito bem em grande parte das partidas), ligando as 3 Energias necessárias para o ataque somando com a energia que desce da mão. O segundo método é através do item Max Elixir, que procura uma energia básica entre as 6 cartas do topo do seu deck e liga direto a um de seus pokémon no Banco, com 12 energias no deck, é muito raro termos uma falha ao usar essa carta. O último método para ligar energias extras é através da habilidade Burning Draft do T.M’s Camerupt, que puxa Energias da Pilha de Descarte para serem ligadas a ele, somando a habilidade do Flareon-EX, Flash Fire, que puxa uma Energia de Fogo em campo para esse Pokémon-EX, uma boa soma de habilidades na minha opinião. Com todas essas possibilidades, não ter um Flareon-EX pronto para atacar, serão ocasiões bem raras, pois, a partir do segundo turno é possível trazer até 5 Energias para o campo de uma vez.


Além das cartas padrão em todas as listas, Sycamore, Birch e Shaymin-EX para compras extras, a lista conta com Olympia como tech, esse supporter funciona como o item Switch e ainda cura 30 de dano do Pokémon que foi para o Banco. Segundo Tim Patton, essa ideia surgiu das dificuldades enfrentadas em outro torneio (Georgia States), com inúmeros Yveltal (Fright Night) e Seimitoad-EX travando itens e tools, impedindo a troca do Pokémon Ativo. Assim, com um supporter que substitui seu pokémon ativo, você diminui o prejuízo do bloqueio de itens e tools ou de ter um Shaymin-EX ou Team Magma’s Camerupt preso na posição de ativo.


Se partimos da lista de Tim Patton, podemos chegar a um deck de Flareon-EX ainda mais veloz e talvez mais forte, mesmo que isso sacrifique um pouco da consistência no Late-game. Com a entrada de um segundo atacante forte não EX e com a base de trainer’s praticamente toda montada em cima de itens de compra, esse deck se torna tão rápido quanto os melhores decks do formato Standard.


A LISTA


FLAREON EX / ENTEI


Pokémon (9)


4x Flareon-EX 2x Entei (Ancient Origins, Nº 15) 3x Shaymin-EX


Trainer (39)


2x Professor Sycamore 4x Blacksmith 1x Lysandre 4x VS.Seeker 4x Ultra Ball 4x Trainer’s Mail 4x Max Elixer 3x Battle Compressor 3x Acro Bike 1x Switch 3x Fighting Fury Belt 1x Float Stone 2x Muscle Band 3x Scorched Earth


Energia (12)


2x Double Colorless Energy 10x Fire Energy


Essa segunda lista só tem uma finalidade, o ataque de força bruta. Por esse motivo, ela conta com dois atacantes de peso com teto de dano relativamente alto para o tipo Fogo, o Flareon-EX e o Entei (Nº15), usando e abusando dos descartes e de Shaymin-EX para trazer Blacksmith para a nossa mão.


Mesmo não tendo a mesma dinâmica da primeira lista, essa segunda conta mais com ataques explosivo para compensar a falta recursos no late game, dessa forma, teremos que dominar e encerrar a partida de forma rápida, para evitar deck out ou falta de recursos.


Você pode estar pensando que esta lista é mais fraca e que encher o deck de itens o torna mais vulnerável, mas é justamente o contrário. Essa versão ganha uma velocidade tão grande que é muito difícil que você não consiga montar um atacante já no seu primeiro turno, causando danos altos.


CONCLUSÃO


O maior problema dessas listas é a fraqueza ao tipo Água, tornando difícil contornar essa situação. O bloqueio de itens também é um fator que gera extrema dificuldade, atrapalhando muito a aceleração do deck e a recuperação de energias, decks como Seismitoad-EX e Vileplume, podem se tornar grandes carrascos. E Jolteon-EX, que pode dar uma tremenda mão de obra para ser abatido, devido ao seu ataque que o deixa imune aos pokémons básicos.


Essa análise de deck foi feita por Antônio C. Pereira do site Delta Pokémon. Curtiu? Então confira outros decks clicando AQUI.


bottom of page