top of page

DISCUSSÃO TEÓRICA: A FORÇA DO QUARTETO FANTÁSTICO


Olá, pessoal! Estamos aqui mais uma vez com a Coluna “Discussão Teórica”, com a premissa levantar algumas questões de Battle Scenes. Hoje falaremos dessa querida família de heróis que pode ficar esquecida na pasta ou tomar força com os reforços de Guerra Civil.


Quarteto Fantástico está em Battle Scenes desde o inicio do jogo. Mostrou ser muito forte nas primeiras coleções. Fazendo uso de um combo simples, comparado aos combos malucos que temos hoje. Sr. Fantástico dá capacitação extra para equipe e sua ação permite carregar e descarregar uma card de um personagem. Isso era suficiente para devolver Despedaçar a Realidade para algum personagem. Mulher Invisível e Fantásticarro bonificam os escudos do Quarteto. Assim essa família se tornou imbatível até a chegada de The Wall recheado de antecipações e com uma vasta quantidade de personagens em cena.


Com o passar das coleções o deck de Quarteto ficou esquecido e deixado de lado. Porem Sr. Fantástico e Mulher Invisível permaneceram em alguns decks devido á seus poderes e pela preferência dos jogadores pela utilização de personagens com baixa energia inicial.


Ao longo dos anos, nas HQs, Quarteto Fantástico possuiu algumas formações alternativas. Tendo Hulk, Motoqueiro Fantasma, Wolverine, Homem-Aranha, Medusa, Homem Formiga dentre outros. Quando os quatro primeiros citados acima apareceram em BS, o Quarteto voltou ao jogo. Tento Homem Aranha como um foco do deck. Fazendo bom uso de duas cartas EV. Capitão Universo e Homem Aranha Superior, tornando esse, um dos tribais mais fortes de BS. Junto a Vingadores e Guardiões da Galáxia.


Outra possibilidade apresentada por Kleber Kennedy, nosso querido colega do The Game of Cards, foi o deck de Quarteto Vingativo. Utilizando personagens e suportes de ambas afiliações e fazendo bom uso novamente do Homem Aranha.


Guerra Civil tem um grande foco em duas afiliações: S.H.I.E.L.D. e I.M.A. Mas também possibilita um excelente deck de Illuminati devido aos dois novos reforços: Capitão América V4 e Homem de Ferro V3.


Sue e Reed se envolvem na Guerra Civil, mas aparentemente ninguém trouxe reforços para nosso amado quarteto. Como eu disse: aparentemente.


Sempre vi o deck de Quarteto como um deck de Vôo e Elasticidade. Principalmente com o lançamento de Simbionte – Vênom, Homem-Aranha V3 e Motoqueiro Fantasma V2. Já presenciei decks focados em Vôo e Força. Sempre discordei dessa possibilidade, porém agora mais que nunca, Quarteto Fantástico é sim um deck de Força.


Mulher Hulk V2 é uma forte personagem agindo como um Asteróide M. Ficando ainda mais forte com a presença de Fantásticarro e Mulher Invisível, ela se torna um 6/5. Fazendo uso de Aprimoramento para carregar V1 e ganhar afiliação Quarteto Fantástico, será uma boa arma.


Nosso querido amigo da vizinhança, Homem Aranha ganhou uma versão 4 com vôo. Uma boa carta, mesmo que a V3 ainda seja superior. Ambos possuem força.


Por fim, mas não menos importante, Tira Teima! Sim, e todos sabem muito bem o porque. Cicatriz Verde evolui em personagens com alter ego Bruce Banner. E é uma das possibilidades para esmagar os Illuminati.

A ideia inicial do deck é iniciar com Fantásticarro, Mulher Invisível e Sr. Fantástico para gerar recursos para que os demais personagens entrem em cena utilizando Cólera e no turno seguinte a evolução de Cicatriz Verde. Por conta disso, Tocha Humana não faz parte do deck, para que a utilização de Cólera Solitária seja mais efetiva. Porém reduzir uma cópia de Mulher Invisível, Sr. Fantástico ou Tira Teima para acrescentar 1 cópia de Tocha Humana pode ser possível. Outra possibilidade muito bem vinda no deck é Surfista Prateado V1 e V2, porém por ter ataque energético deixa em cheque a possibilidade da utilização de Cólera Solitária.


Esse deck foi criado com o intuito de ser jogado apenas no 4fun. Para o competitivo, ajustes devem ser feitos. Notem que não faço uso de nenhum item único o que se faz essencial no metagame. Assim como um número maior de cartas de antecipação. Com o banimento de Resgate Enroscado o deck ficou mais lento tendo que contar apenas com Investigação Silenciosa e cenários para draw e gerar recurso. Optei por não utilizar Tecnoassalto, mas essa carta pode ser facilmente acrescentada no deck.


O baralho ainda está em fase de testes, mas acredito que em um futuro próximo podemos ter sim essa equipe compondo o metagame sem muitas dificuldades.


O que vocês acham dessa possibilidade? Quarteto é uma das minhas equipes favoritas e seria muito bom ver um tribal dessa galera no meta!


bottom of page