DISCUSSÃO TEÓRICA - O QUE FALTOU EM GUERRA CIVIL!
Olá, pessoal!! Estamos aqui mais uma vez com a Coluna “Discussão Teórica”, com a premissa levantar algumas questões de Battle Scenes. Com o lançamento de Guerra Civil temos muito que falar sobre a coleção. Mas antes disso, vamos ao que deixou de estar na coleção. Será mesmo que faltou algo em GC?
Guerra Civil é uma excelente coleção e que trará muitas mudanças ao metagame. Seja para estratégias já consolidadas, assim como novas estratégias que já começaram a aparecer nos decks de alguns jogadores.
Todos os poderes tiveram ótimos reforços em cards de habilidades. Principalmente Genialidade que recebeu seus primeiros cards com capacidade de causar dano.
Os cenários assim como os suportes apresentados na coleção são boas cartas e que podem trazer as mais diversas possibilidades nos decks. Ao meu ver, a coleção traz alguns cenários fortes, mas nenhum que possa ser rotulado como ruim ou desnecessário.
Se você ainda não conferiu a análise de Sergio Menna sobre a coleção Guerra Civil, segue o link abaixo:
Mesmo com uma coleção praticamente perfeita, alguns personagens ficaram de fora, e não poderia ser diferente, já que são apenas 100 cards exclusivos por coleção. Mas antes de citar alguns desses personagens, vamos aos que receberam maiores criticas ao decorrer dos spoilers:
Mulher Hulk: Uma das cartas ultra raras da coleção e que foi alvejada por criticas de alguns jogadores devido a sua raridade. Muitos acreditam que a carta não é digna de tal raridade pelo que é capaz de fazer. Por outro lado, alguns jogadores defendem a carta e a consideram uma boa carta para proteger os demais que possuem mesma afiliação.
Quando o spoiler foi lançado, eu sinceramente não aprovava a raridade. Mas hoje, já vejo a carta com outros olhos e a raridade faz sentido sim. Utilizar Mulher Hulk junto aos “pequenos” personagens da S.H.I.E.L.D. faz muita diferença. Sua possibilidade junto ao Quarteto Fantástico e fazendo bom uso dos textos de Cap. América v4 ou Homem de Ferro v3 também devem ser levadas em consideração.
Falcão V2: Outro personagem criticado logo que foi anunciado no spoiler. Alguns criticando a arte da carta. Alegando que o personagem na imagem não é Falcão, mas sim Capitão América. Outro motivo para criticas foi que o V1 seria superior ao V2.
Não se deve comparar o V1 com o V2, por isso ele tem Aprimoramento. Eles devem ser utilizados juntos. Asa V2 carregando V1 na mesa, junto a Falcão V2 carregando V1 são uma forte dupla. E se antes eles estavam presentes em grande parte dos decks do formato Pauper, a partir de agora estarão em todos!
Sobre a arte, sendo Falcão ou sendo Capitão América, a arte ficou bem legal.
Dr. Estranho V3: Criticado por ser desnecessário nessa coleção e por ser uma carta ruim. Simples assim.
Devo concordar. Creio que esse Dr. Estranho não era necessário agora, pois recentemente foi lançado um Dr. Estranho na Battle Box Conspiração Illuminati. Tendo em vista que teremos um filme desse personagem e que as coleções se baseiam nos filmes da Marvel, teremos um Estranho V4 em breve.
O lado bom, é que com esse Dr. Estranho comum será possível utilizar magia no Pauper. Junto com Calypso e outros personagens.
Luta pela Liberdade: Por fim, o deck do Team Capitão foi mais um que sofreu grandes críticas. Por possuir Miss Marvel na composição do deck. A personagem nas HQs faz parte da equipe do Homem de Ferro. O Golias que está presente no deck é Clint Francis Barton por não termos um Golias com alter ego Bill Foster. Por fim algumas criticas são devido a energia inicial de grande parte dos personagens serem altas e isso deixa o deck lento. Tornando-o desfavorecido frente ao deck Luta pela Justiça.
Concordo com as criticas quanto a composição de personagens do deck. Poderíamos ter Demolidor V1 no deck, por exemplo, ao invés de Miss Marvel. Luke Cage poderia ser bom, mas isso traria desequilibrado entre os decks. Pois o deck do Homem de Ferro possui muitos personagens com Ataque à Distancia. Utilizei os dois decks nos torneios de lançamento de Guerra Civil e prefiro o deck do Capitão América. Asa e Falcão fazem grande diferença junto a Quebrar com Tudo.
Fora as criticas citadas acima por parte de alguns, creio que não há do que reclamar dessa coleção que está sensacional, fora o que deixou de estar nela.
Vamos a alguns heróis e vilões que poderiam sim fazer parte dessa Guerra:
Nitro V2: Uma atitude desse personagem foi a gota d’água para dar inicio ao ato de registro. Caberia na coleção uma segunda versão desse personagem junto aos seus amigos de Balsa. Dando possibilidade a um Tribal de Fugitivos da Balsa. Já que esses vilões possuem um envolvimento inicial nessa saga da Marvel.
Golias (Bill Foster): Dentre tantos fatos marcantes da Guerra Civil, a morte de Golias está entre eles. Seria um bom reforço para constar no deck Luta pela Liberdade no lugar do Golias (Clint Francis Barton). Sendo assim, o Clone do Thor também poderia estar entre os personagens que faltaram.
Illuminatis: Muitos estavam na expectativa de ter todos os fundadores do grupo Illuminati nessa coleção. Tivemos o Homem de Ferro e Capitão América. Foram bons reforços. Mas faltou aquele Namor que muitos ainda esperam. Acredito que possivelmente teremos Namor quando houver uma coleção focada nos Inumados. Sr. Fantástico V2 também é muito aguardado em BS e influente na saga Guerra Civil. Para completar esse grupo de Gênios seria cabível um Professor X V3 com Aprimoramento. Com o banimento de Resgate Enroscado apenas ações de Poder Cósmico e a passiva de Professor X V2 são capazes de devolver cartas para base do deck. Mas o meta atual impossibilita o uso de Professor X. Uma nova carta fortalecida desse personagem agora seria bem interessante para fazer uso de sua segunda versão.
Manto e Adaga: Já li comentários de jogadores pedindo cartas da dupla e esse seria um bom momento.
Maria Hill V2: Com a morte de Fury, Hill está no comando da S.H.I.E.L.D. e dá inicio a um confronto com Rogers, o que leva o Capitão a se rebelar conta o registro.
Aproveitando o espaço que Guerra Civil deu a afiliação S.H.I.E.L.D. uma nova Hill seria possível. Mas já acho de bom tamanho termos a V1 no deck.
Essas são algumas das cartas que poderiam compor a coleção, no lugar do Dr. Estranho V3 ou até mesmo do Shuma-Gorath V2 que na minha opinião são cartas desnecessárias nessa coleção. Mas como disse anteriormente, ter apenas 100 cards por coleção não possibilitou isso. Infelizmente terei que aguardar mais um pouco para montar meu deck de Fugitivos da Balsa =D.
Por hoje é só, pessoal! Até mais.