GAROTAS EM CENA: PSYLOCKE / BETSY BRADDOCK
Hoje é dia de falar sobre mais uma X-Girl! Chegou a hora de conhecer um pouquinho sobre a Psylocke, alter-ego de Elizabeth Gloriana Braddock (Betsy para os mais próximos). Sua primeira aparição no Reino Unido foi na Captain Britan vol. 1 #8, em dezembro de 1976. A estreia em solo americano ocorreu anos mais tarde, em 1986, na New Mutants Annual #2. Criada por Chris Claremont e Herb Trimpe, a moça é irmã do Capitão Britânia e já foi conhecida pelos nomes Capitã Bretanha e Lady Mandarim. Ao longo de sua história, ela fez parte das afiliações X-Men, Exilados, Excalibur, Clube do Inferno, Strike, X-Treme X-Men e X-Force. Em suas habilidades, constam telepatia, telecinese, imunidade a telepatia e ataques mentais/mágicos em geral, materialização psíquica e mestre em artes marciais.
Betsy trabalhava como modelo na Inglaterra, seu país natal. Irmã gêmea de Brian Braddock (Capitão Britânia), ela manifestou o gene mutante ao ter premonições do futuro, o que a fez trabalhar paralelamente para a divisão PSI da S.T.R.I.K.E, a divisão inglesa da S.H.I.E.L.D. Todos os integrantes da PSI foram assassinados pelo Mestre dos Assassinos, e a moça apenas sobreviveu porque foi salva por seu irmão. Este, após o incidente, abandona a carreira de heroi após conhecer uma mutante pela qual se apaixona, fazendo com que sua irmã assuma o posto vago. Sem experiência, a então Capitã Bretanha enfrenta (mais uma vez) o Mestre dos Assassinos, que perfura os dois olhos da moça e deixa-a completamente cega. Brian então sente-se obrigado a retornar e vinga o acontecimento com sua irmã matando o vilão.
Algum tempo depois, Betsy é sequestrada por Mojo, que implanta olhos mecânicos nela e transforma-a em sua escrava. Ela e os Novos Mutantes são salvos das mãos do vilão por Cifra, que sente uma atração pela moça. A partir de então, ela passa a morar na mansão dos X-Men, sem que estes tenham conhecimento de que seus olhos eram câmeras que filmavam cada passo deles.
Logo após o Massacre dos Mutantes, ocorre um incidente onde Dente-de-Sabre invade a mansão, e Psylocke (então já chamada assim) é crucial na sobrevivência dos moradores do local, atraindo o invasor para longe até a chegada de reforços. Agradecidos pela ajuda, os X-Men decidem então oficialmente convidá-la para fazer parte da equipe. Ela ganha de Wolverine uma armadura feita de material ultra resistente, mas com a leveza e maleabilidade de um tecido, para usar em combate.
Após a equipe sofrer muitas baixas em uma saga, Psylocke tem uma visão que mostra os últimos X-Men sendo mortos pelos Carniceiros caso retornem a sua base. É nesse momento que ela decide induzí-los a atravessar o Portal do Destino. Este item analisa a vida de quem o atravessa e concede-lhe uma segunda chance, para recomeçá-la. A moça então acorda na China, sem memória, onde tem seu corpo trocado pelo de uma ninja assassina e, sob o domínio do Mandarim, torna-se uma ninja do Tentáculo. Nessa fase ela passa a ser chamada de Lady Mandarim, e acaba por enfrentar Wolverine e Jubilee, momento onde ela expande seus poderes através da adaga psíquica. Vasculhando a mente de Wolverine, ela vê a si mesma no passado, o que faz com que ela recupere suas antigas memórias e retorne com eles para resgatar os outros X-Men que estavam sendo mantidos presos em Genosha.
A antiga dona do atual corpo de Psylocke aparece usando o antigo corpo da moça e o codinome Revanche, alegando ser a verdadeira Betsy. As duas se enfrentam em uma grande batalha ninja, mas a verdade sobre a troca de corpos é descoberta e Revanche, já infectada com um vírus, morre pouco depois. Psylocke passa então a trabalhar para restaurar sua identidade e reforçar a confiança de seus colegas de equipe. Um relacionamento com o Anjo começa, e embora eles terminem por um período, os dois voltam a ficar juntos mais tarde.
Muitos outros episódios fazem parte da história de Betsy, mas isso vou deixar por conta de quem se interessou pela história da moça para pesquisar mais.
No cinema, Psylocke aparece no filme X-Men: O Confronto Final, interpretada pela atriz Meiling Melançon. A personagem estará no novo filme X-Men: Apocalipse, sendo interpretada por Olivia Munn, sendo um dos quatro cavaleiros do Apocalipse.
Dentro do Battle Scenes, temos o card lançado na coleção Evolução Tática, com 4 de energia inicial e 1 de escudo. Ele possui as habilidades de Agilidade, Lâminas e Telepatia. Com a afiliação X-Men, ela possui uma ação de custo 1 chamada Lâminas Psíquicas, que causa 2 pontos de dano ao adversário. Contem-me suas experiências, utilizam ela em algum deck? Sempre achei interessante montar um deck de X-Girls, seria essa uma boa opção? Quem sabe algum dia temos uma nova versão da Psylocke, talvez com a chegada desse novo filme dos X-men, uma coleção promocional poderia ser interessante.
Aguardo seus comentários! Nos vemos no próximo post.