EVOLUÇÃO PARALELA: COMBATENDO O METAGAME #14
Olá a todos, estamos de volta com a Evolução Paralela!
Ao longo das próximas semanas estaremos discutindo o novo metagame após o lançamento da oitava coleção de Battle Scenes: Guerra Civil!
Prontos? Então vamos lá:
Algo antigo
Para começar, eu gostaria de falar primeiramente sobre o impacto que Guerra Civil trará às estratégias já consolidadas. Vamos falar sobre as afiliações que receberam um grande upgrade com a nova coleção!
As adições para as estratégias tribais foram inúmeras. I.M.A. era uma afiliação praticamente inexistente até agora, e foi muito beneficiada pelos personagens novos que saíram – Adaptóide, Cientista Supremo, Fantasma, Graviton, Homem-Bomba e Neutralizador I.M.A. Agora já é possível usar o Laboratório I.M.A. e buscar personagens!
O Adaptóide deve ver jogo de uma forma bem peculiar: seu texto que permite que Personagens EV evoluam a partir dele com certeza deverá ser explorado emalgum momento, mas creio que não entrará para o cenário competitivo. Graviton é um pouco estranho, e não creio que ele de fato verá algum jogo, pois elesó consegue causar o dano da ação dele se o alvo for carregado. Para piorar, a possibilidade de usar a ação nele próprio para “regenerar” também não é muito boa: quando um personagem causa dano em Graviton, o texto dele descarrega um card do alvo. Tá difícil né?
Saindo agora da I.M.A., vamos falar de S.H.I.E.L.D.: Cammi, Deathlocket, Justiceiro, Mata-Capa V1 e V2 e Mulher-Hulk V2, além de dois novíssimos suportes, Aeroporta-Aviões Alfa e Veículo de Combate S.H.I.E.L.D. V3. Isso que é reforço! Com Voo se tornando uma habilidade disponível para a agência secreta, a S.H.I.E.L.D. pode voltar a ver jogo. De quebra, Maria Hill está de volta, disponível para quem quiser comprar o deck Luta pela Justiça.
Agora, de forma mais ampla, Guerra Civil trouxe excelentes adições e ferramentas para decks tribais. Começamos pela Enfermeira Noturna: além de ser a primeira personagem civil (não herói nem vilão) com raridade Super, ela entra em cena para salvar um de seus heróis. Se sobreviver às antecipações de seus oponentes, sua ação pode ajudar a curar os feridos. E talvez ela nem precise ficar até o combate não: ela pode ser uma hospedeira perfeita para a Força Enigma! Viva o Capitão Universo!
Outro personagem que ajuda os tribais é o Zzzax! Se o deck for tribal, é excelente usar algumas cópias desse peronagem para auxiliar no combate dos suportes mais chatos do metagame. E o que dizer de União Inabalável? Melhor maneira de proteger sua tribo de Pyro e Adaga Psíquica. Mas não se preocupe, mesmo que você não tenha um deck 100% tribal, União Inabalável vai ajudá-lo a salvar alguns personagens chave. Ou vocêpode usar Entrincheirados, mas não da mesma forma que este “cenário-surpresa”...
Algo novo
Guerra Civil trouxe também a primeira mecânica de personagens com palavras-chave: Aprimoramento! Aprimoramento permite ao jogador carregar cards de personagens de seus recursos que possuam o mesmo alter ego de um personagem daquele jogador em cena (já discutimos sobre isso – confira no link: http://www.mtcgnews.com/#!SPOILER-BATTLE-S-PALAVRA-CHAVE-APRIMORAMENTO/jvq1n/56cd94f90cf2f9aefdc1ba62).
Asa Vermelha V2, Capitão América V4, Dr. Estranho V3, Falcão V2, Homem de Ferro V3, Mulher-Hulk V2, Nova V2, Ossos Cruzados V2, Shuma Gorath V2 e Suplício são os personagens desta coleção com Aprimoramento. Além deles, temos o cenário Da Prática à Perfeição que concede aos personagens em cena a palavra chave, e o cenário Experiência Acumulada, que permite ao jogador, sempre que ele colocar um personagem emcena, procurar em seu deck por um card de personagem com o mesmo alter ego e carregá-lo no personagem em cena.
Asa Vermelha e Falcão são as opções que mais devem ver jogo, graças às versões antigas de cada que permite procurar pelas cópias do parceiro. Pela raridade de todas essas versões – comuns – a presença destes personagens poderá aparecer também no Battle Pauper, tornando-os mais fortes e presentes nesse formato do que já são.
Depois temos os líderes de cada frente de batalha nesta Guerra Civil: tanto Capitão América quanto Homem de Ferro tem muito que se beneficiar da habilidade Aprimoramento, ainda mais que agora é mais fácil de buscá-los graças aos cenários Caça aos Renegados e Oposição ao Registro. Capitão América jábusca tanto cenário quanto o Mystério! Brincadeirinha...
Ossos Cruzados deve ver bastante jogo no Battle Pauper, juntamente com Combate em Campo Aberto: À Queima Roupa, Chuva de Balas, Chuva de Balas e Chuva de Balas! Quatro ações, cada uma causando dois pontos de dano com o cenário em cena, e temos um verdadeiro MvP do Battle Pauper!
Shuma Gorath pode ser que venha a ver jogo pela natureza sinérgica de haver mais de um Shuma Gorath em cena, mas duvido muito. A Mulher-Hulk V2 pode servir como proteção para o Quarteto Fantástico se estiver carrregando sua V1, embora eu acho que não devemos ver o Quarteto voltando ao cenário competitivo apenas por causa dessa possibilidade.
Algo emprestado
Thor asgardiano e Capitão América illumiati? E o Bucky, que agora veio ao jogo como Capitão América também? Com certeza Guerra Civil traz novidades sobre coisas que não são assim tão novas.
Primeiro, vamos ver o Thor mais de perto: seu texto, em resumo, é o “super aprimoramento”; sua ação depende dele possuir DE ALGUMA FORMA (Mjölnir) Ataque Energético, é uma antecipação que causa três de dano e coloca o cenário Invocar o Relâmpago em cena? Socorro...
Capitão Bucky com um texto diametralmente oposto ao do Capitão América V1, e uma antecipação que causa dano e busca o Escudo... nada mal! Ele com certeza vai usar o Escudo de forma mais eficiente que o Steve Rogers.
Sentinela e Cicatriz Verde são outras adições boas da coleção. Um vingador que, sozinho, pode virar o rumo do jogo? Um Personagem EV para o Dr. Banner?? Isso que eu chamo de heavy hitters!
Ah, sem falarmos do Homem de Ferro e a Torre Stark... Deixamos pra próxima, ok?
E o que falar do novo Nova? Antecipação-Surpresa?? Isso sim é algo que não vemos com frequência.
Por falar em surpresa, as habilidades surpresa que vieram para essa coleção são fantásticas. Necromancia permite fazer algo jamais visto antes: recuperar personagens dos recursos! Saúde de Ferro cura seus personagens de maneira eficiente e já os deixa preparados para antecipar! Rajadas e Disparos não só é uma opção nova de antecipação para Ataque Energético, como ajuda a tirar da pasta Rajada e Disparo Sequencial. Pode ser que agora Choque Cerebral possa ver algum jogo!
Tática Ardilosa, da mesma forma que Rajadas e Disparos, pode trazer ao cenário competitivo Ardil Emaranhado. Hipnotizar é uma forma nova de se livrrar de habilidades chatas, como aquelas que de Itens Únicos, mandando-as para a base do deck de seu oponente. Amarras Invisíveis e Seduzir se tornaram minhas habilidades favoritas, junto com Tecnoassalto, pelas possibilidades de jogo (em breve: um nov deck list: Fetichista).
Mais ainda sobre habilidades: Cards como Experimentos Sabotados e Peças em Armas adicionaram dano a um poder do jogo que não possuia nenhum! Roubo de Tecnologia permite causar “dano” em um suporte do oponente (ou seu) para buscar um suporte no deck! Aspirador de Partículas ajuda o Poder Cósmico a controlar recursos, além de Escavação e Explorar Recursos que permite gerar recursos. Energias Ocultas permite causar um dano alto por uma incapacitação, Tiro Incapacitante adiciona antecipação e controle a Ataque à Distância, Carga Furiosa permite punir personagens incapacitados com dano penetrante, Invasores Sangrentos permite que uma afiliação inteira possa se defender de maneira adequada, Cólera Solitária como uma opçãode ímpeto para decks sem Ataque Energético... Enfim, muitas habilidades para muitas situações!
Outro aspecto fantástico dessa nova coleção: o tema “combate ao metagame”. Suportes como Gerador de P.E.M. que cancelam outros suportes e impedem que eles entrem novamente em jogo, cenários como Artefato Falso para combater Itens Únicos, Batedor Avançado para punir decks lentos que apenas juntam cards na mão, Câmeras de Vigilância para segurar personagens com ímpeto, Entrincheirados para auxiliar a se defender de dano na preparação e o meu favorito: Titã Descontrolado! Titã Descontrolado vai auxiliar em muito para que personagens grandes possam ver jogo. Meu combo favorito é Titã Descontrolado e Eson! Treze cards para os recursos quando o Eson for retirado no turno seguinte, seja com Bater em Retirada ou com Retirada Estratégica!
Algo azul
Por essas e outras razões que Guerra Civil é minha coleção favorita agora (calma, Evolução Tática, você ainda mora no meu coração). São muitas novidades e reformulações no jogo, fora todas as questões problemáticas que existiam no cenário competitivo que foram corrigidas agora.
O objetivo do post de hoje era apenas apresentar de maneira rápida (ou o mais rápido que eu consigo) a coleção como um todo. A partir da semana que vem estaremos retornando com os posts sobre habilidades, enquanto eu vou inserindo aos poucos novos decks ou opções de decks e estratégias junto com Guerra Civil. Espero que tenham gostado e que vocês apreciem a nova coleção tanto quanto eu. Um abraço a todos, e até semana que vem!