top of page

DISC. TEÓRICA: PODER CÓSMICO, GENIAL. E TITÃ DESC.


MTCG NEWS - BATTLE SCENES - DISCUSSÃO TEÓRICA

Olá pessoal!! Estamos aqui mais uma vez para debater e opinar sobre alguns pontos de Battle Scenes. Sou Yuri Bittencourt e vamos à mais uma Discussão Teórica.


O post de hoje envolvem algumas questões que de certo modo se envolvem e devido ao título do post creio que já possuem uma noção. Vamos a elas.

  • Genialidade: um poder muito utilizado até a chegada de Investigação Silenciosa, o que deixou Genialidade um pouco de lado. Porém em Ofensiva Surpresa, esse poder começa a ser mais presente no meta por alguns motivos que já são do conhecimento de todos. Fortes personagens que compõem o meta game possuem genialidade, como: Cassandra Nova, Mago, Homem Formiga, Jaqueta Amarela, Amadeus Cho etc. Tecnoassalto, Armadura de Combate I.M.A e Campo Magnético são outras cartas muito presentes junto aos personagens anteriormente citados. A coleção Guerra Civil reforça a força que genialidade tem e terá, se bem utilizado. Para os que duvidavam sobre a volta desse poder ao meta game, acredito que agora, esse possibilidade ficou ainda mais clara.


Genialidade já foi alvo de alguns posts da MTCG no ano de 2015: Discussão Teórica - Genialidade e Estratégia em Estudo - Genialidade.


  • Titã Descontrolado: Uma das deficiências do jogo devido ao meta atual era a dificuldade de colocar em cena um número considerável de personagens com uma alta energia inicial. Em um meta que muitos utilizam personagens com energia inicial 4 ou menos, para abrir a mesa de forma ágil e com grande numero de personagens. Esse cenário nos dá a possibilidade de baixar um personagem com energia 7 ou maior logo no primeiro turno. Uma boa carta para combar com Mystério. A possibilidade de utilizar personagens com energia alta e modos alternativos de gerar recurso para fazer isso, já foi abordado também em Discussão Teórica - Um tank tem que tankar.

  • Poder Cósmico: Esse poder já se faz presente no meta desde Iniciativa Vingadores e teve um ótimo fortalecimento em Ofensiva Surpresa. Porém algo lhe falta: Personagens com genialidade com energia inicial menor ou igual a 5. Um ponto que acredito falho no personagem Colecionador. É um personagem que possui uma coleção com itens raros de toda a galáxia e tem conhecimento sobre grande parte desses itens e no jogo, não possui genialidade. Em Battle Scenes temos alguns padrões que inicialmente são estabelecidos e logo após esses padrões acabam sendo quebrados ao decorrer das coleções. Como a premissa dos poderes por exemplo. O padrão aqui é que os personagens que possuem Genialidade e Poder Cósmico possuem energia inicial acima de 5. São eles Thanos e Galactus. Devido a necessidade de um grande número de recursos para utilizar ações de Poder Cósmico, usar esses dois gigantes torna-se inviável. Hoje, ao meu ver, o melhor deck de poder cósmico é o que utiliza Vôo e Poder Cósmico. Com isso, utilizar Campo Magnético se torna impossível. Restando Ziguezague, Chamariz e Embaralhador Eletrônico para evitar danos na fase Preparação do oponente.

Guerra Civil apresentou mais dois personagens com Poder Cósmico e Genialidade:

Eson e Vigia.


Quando os personagens foram anunciados achei uma pena ambos serem personagens com uma energia inicial muito alta, pois são dois personagens muito interessantes. Com anuncio de Titã Descontrolado, Eson começa a se encaixar em alguns decks. Por outro lado, Uatu poderia ser melhor se tivesse energia inicial 7 para também fazer uso do cenário ou energia inicial 5, mas não deixa de ser um bom personagem sendo 6/3. Com um desses 4 personagens em decks de Poder Cósmico o uso de suportes como Campo Magnético e Campo Absorvente parece ser possível. Outra possibilidade e que parece ser uma opção melhor, é a utilização de personagens focados em genialidade e energia inicial baixa. Como Fantasma, por exemplo. Um personagem que me parece muito promissor nessa nova coleção que apresente bons suportes e até agora uma boa habilidade de genialidade.


Poder Cósmico ainda está deixando a desejar nessa coleção, mas genialidade, suportes e cenários me parecem um ponto muito positivo e promissor de Guerra Civil. Resta aguardar para que se concretizem algumas decepções, assim como algumas expectativas.


Aos que ainda não conferiram alguns posts sobre Poder Cósmico, aqui estão alguns links: Estratégia em Estudo - Poder Cósmico e Estratégia em Estudo - Poder Cósmico 2.0


Poder Cósmico é um poder muito bom em termos de habilidade e deixa a desejar na variedade de bons personagens. Os que foram apresentados até agora não me parecem ter grande impacto no jogo ou nos decks que utilizam esse poder, com exceção de Nova V3 (Sam Alexander). Estou ansioso para ver o que Guerra Civil ainda pode trazer para os jogadores que gostam desse poder.


Por hoje é isso pessoal! Até semana que vem e abraço a todos!

bottom of page