DISCUSSÃO TEÓRICA: OLHANDO O EQUILÍBRIO DO JOGO
Olá, pessoal!! Estamos aqui mais uma vez com a Coluna “Discussão Teórica”, com a premissa de debater, opinar e ouvir outros jogadores sobre alguns pontos de Battle Scenes. Eu sou Yuri Bittencourt e hoje falaremos sobre algumas novidades que Guerra Civil traz para o jogo.
Quando tive a idéia de abordar alguns temas que costumo presenciar nas mesas de BS, grupos de facebook e sites, um dos temas que queria falar era sobre a possibilidade de termos uma banlist em Battle Scenes. Esse tema foi levantado no segundo post dessa coluna, quando ainda utilizávamos o antigo endereço da MTCG. Creio que foi o post que fiz que mais gerou discussões até o momento, o que é a intenção dessa coluna. Alguns a favor e alguns contra do banimento. O principal alvo dos comentários foi Despedaçar a Realidade. Algum tempo depois a Copag anunciou, praticamente as vésperas, que para o torneio Battle Royal a carta estava banida. Atualizou também sua lista de erratas onde, na minha opinião, Resgate Enroscado foi a carta mais nerfada.
Após essa decisão da Copag de banir o Despedaçar para esse torneio, a MTCG manteve o banimento nos torneios de Porto Alegre. Mesmo assim, algumas mecânicas ainda incomodavam alguns jogadores e não apenas em POA/RS. Como decks com grande número de danos na preparação. O que combina muito bem com Portal para o Microverso.
O modo encontrado para tentar neutralizar combos na preparação foram algumas cartas que tivemos em Iniciativa Vingadores e Ofensiva Surpresa. Ziguezague, Partículas Pym, Campo Magnético, Jaqueta Amarela, Homem Formiga e Jóia do Infinito – Tempo.
Mesmo assim, alguns combos como o de Pyro+Adagas, continua funcionando perfeitamente. Sendo muito bem auxiliado por Portal para o Microverso. Outros suportes que davam trabalho eram Asteróide M e Nave dos Guardiões. Tecnoassalto veio para auxiliar a retirada desses suportes de cena ou também para ajudar o controlador do suporte a devolve-lo para mão antes do suporte ser destruído. Amplificador Mental e Maquina de Bloqueio Mental são suportes que merecem reconhecimento e tem garantido cada vez a presença nos decks do meta gaúcho.
Eis que Guerra Civil traz cartas para corrigir e equilibrar alguns aspectos do jogo sem a necessidade de banir cartas. Até o momento temos cartas para counterar suportes indesejáveis.
Gerador de P.E.M, Homem-Bomba, ZZZAX e nessa sexta feita tivemos a apresentação de Fantasma. Essas cartas fazem com que Busca e Apreensão ganhe bastante força e que o jogador que pretende utilizar suportes, fique mais cuidadoso com o que seu oponente possa ter na mão.
Em contra partida também nessa ultima sexta feira foi apresentado Roubo de Tecnologia capaz de buscar um suporte no deck e colocá-lo na mão. Uma ação imprevista de custo 1. Logo temos cartas contra suportes e uma carta para buscar suportes. Roubo de Tecnologia tem uma condição para ser utilizada, que é: descarregue um card de um suporte. Podendo ser descarregado de um suporte seu ou do oponente. Isso faz com que Reparos Provisórios seja valorizado.
Contra Item Único já tínhamos Colecionador e até mesmo a passiva de Visão V2, mas agora ficou mais pratico com Artefato Falso.
Fora essa preocupação de muitos danos na preparação, ímpeto, suportes que influenciam muito a cena, quem nunca ficou em contagem por alguns turnos de deixou seu principal personagem cair nos recursos?! Ou teve que abrir a mesa com Homem de Ferro sem ter Tony Stark para que o jogo não piorasse para o seu lado?! Essas coisas acontecem.
Guerra Civil vem com a possibilidade de corrigir isso também e de duas formas diferentes.
Uma delas até agora com ações de personagens como a de Jéssica Jones (que infelizmente não será utilizada) e em habilidades como Necromancia. A segunda forma de garantir que não se perca um personagem na contagem regressiva é a nova mecânica: Aprimoramento.
Que faz bom uso da regra que diz que, o personagem ganha todos os atributos de outro personagem que estiver carregando caso os dois possuam alter ego em comum.
Porém, nesse primeiro momento nem todos os personagens possuirão Aprimoramento, talvez no futuro.
Por fim, mas não menos importante. Percebo que estão tomando cuidado com os textos das cartas. Fazendo o possível para não ter textos dúbios. Terceira semana de Spoiler e ainda nenhuma nota de errata e pedido de desculpas. Um bom exemplo disso é a carta de Alex Wilder. Achei o texto da carta bem escrito, claro e objetivo. Sem deixar duvidas quanto a seus efeitos. Não podemos falar o mesmo quanto a raridade de algumas cartas, certo?! Mas nem tudo são flores.
Até agora, vejo uma tentativa de concertar aspectos do jogo que desagradam grande parte dos jogadores. Porém são muitas cartas ao mesmo tempo pra consertar alguns aspectos. Que poderiam ser laçadas aos poucos, ao decorrer das coleções. Creio que Guerra Civil ainda tem muito para mostrar e espero que não decepcione. Pois em Guerra Civil, muita coisa acontece e espero que os acontecimentos importantes do maior arco da Marvel sejam bem representados nessa coleção que leva o mesmo nome.
O que vocês acham dessa tentativa de equilibrar o jogo sem a necessidade de banir ou restringir cartas? E sobre as novas propostas que Guerra Civil pode traz até o momento?