top of page

GAROTAS EM CENA: VIÚVA NEGRA / NATASHA ROMANOFF


Chegando à última personagem da coleção Universo Marvel, trago a vocês hoje a Viúva Negra! Alter ego de Natasha Romanoff (também chamada de Natalia Romanova, Natasha Romanova ou Natalie Rushman), ela foi criada por Stan Lee, Don Rico e Don Heck, tendo sua primeira aparição na Tales of Suspense #52 em abril de 1964. A ex-agente da KGB (Comitê de Segurança do Estado Russo) é conhecida como uma das melhores espiãs e agentes que a S.H.I.E.L.D já teve, sendo ela um membro antigo dos Vingadores.


Em sua versão original Natasha era uma vilã, considerada uma superespiã soviética, inimiga do Homem de Ferro, sendo seu primeiro trabalho roubar planos dele em parceira com o Dínamo Escarlate. Nessa época ela desenvolveu um interesse amoroso no Gavião Arqueiro, o que a fez repensar seu papel como espiã e cidadã russa, fazendo-a desertar para os Estados Unidos pela primeira vez.


Mais tarde ela envolveu-se com o Demolidor e com o Soldado Invernal (Bucky Barnes), além de um pequeno flerte com o Homem Aranha (e outros personagens). Na época em que terminou seu affair com o Demolidor, ela fundou e liderou um grupo conhecido como Campeões, composto por Hércules, Motoqueiro Fantasma, Homem de Gelo e Anjo, e ao fim do grupo ela passou a integrar o quadro de agentes da S.H.I.E.L.D, de onde saiu apenas para ingressar nos Vingadores. Todos esses períodos foram marcados por diferentes uniformes, sendo o justo macacão preto aquele que mais marcou sua história.


Uma curiosidade interessante é que, em uma de suas histórias, Natasha já foi realmente viúva. Seu marido na época, Alexei Shostakov, foi declarado como morto após um teste de foguetes que não deu certo, o que seria desmentido mais tarde com o regresso dele como o vilão Guardião Vermelho. Na verdade, a biografia da Viúva Negra é muito extensa e controversa, apresentando inúmeras alterações tanto em suas origens quanto em seu uniforme.


Mais uma curiosidade interessante que vale a pena ressaltar é que Natasha participou da 2ª Guerra Mundial, porém ainda mantém sua aparência jovem devido ao "Programa Viúva Negra", programa de treinamento russo que submetia jovens mulheres a um intenso regime de suplementos bioquímicos e treinamentos. Isso deu à moça um sistema de imunidade sobre-humano, aumentou sua resistência e agilidade e desacelerou o envelhecimento, porém a privou de algumas coisas básicas do ser humano como a aptidão para ter filhos.


Atualmente ela usa duas pulseiras em seu uniforme equipadas com o Ferrão da Viúva, uma rajada de alta frequência eletrostática (que pode ir até 30mil volts), que ainda dispara gás lacrimogênio e serve também como transmissor de rádio. Natasha ainda conta com discos de plástico explosivo equivalentes a 4kg de TNT em seu cinto e duas pistolas automáticas, além de eventuais facas de combate.


No cinema, sua primeira aparição foi em Homem de Ferro 2, interpretada pela atriz Scarlet Johansson. Mais tarde, ela marcou presença no filme Vingadores, em Capitão América: Soldado Invernal e em Vingadores: Era de Ultron, estando confirmada para Guerra Civil que estreia nos cinemas em 2016. A história da personagem é mencionada na série Agente Carter, porém sem referências diretas a ela.


Dentro da cena, possuímos três cards da Viúva Negra (com o alter ego Natalia Alianovna Romanova), sendo o V1 lançado na coleção Universo Marvel. Este possui afiliação S.H.I.E.L.D e Vingadores, 3 de energia inicial e 1 de escudo, habilidades de ataque à distância e agilidade, e um ação de antecipação com custo 2 (Ataque-Surpresa) que causa 1 ponto de dano penetrante no alvo. O card V2 possui as mesmas afiliações do V1, mesma energia inicial e escudo, e mesmas habilidades. O diferencial está na arte e na ação imprevista chamada Ponto Cego, que causa 2 pontos de dano no alvo, capacita-a em 1 e permite-lhe usar mais uma ação neste turno se ela for chamada Ataque-Surpresa. O terceiro card é um reprint da V1 e saiu na Battle Box promocional do filme dos Vingadores, contendo uma ilustração com a atriz Scarlet Johansson como Viúva Negra. Nesse caso, o único diferencial em relação ao card V1 é a arte, mesmo.



Uma personagem que já teve 3 versões dentro do jogo tira as esperanças de quem ainda gostaria de uma nova versão. Uma interessante opção para decks de agilidade e ataque à distância, será que ela poderia ter um card melhor? Seria necessário uma mudança mais significativa em seu papel dentro da cena? Conte-nos sua opinião, é sempre importante saber!


Nos vemos no próximo post, já com cards da segunda coleção de Battle Scenes. Até lá!

bottom of page