NOOBS TAMBÉM JOGAM #2: UMA AVENTURA POKEMON
E ai pessoal do Pokémon, nessa segunda coluna da minha série NOOBS TAMBÉM JOGAM falarei um pouco da minha primeira experiência em um Torneio de Pokémon. Claro, não era um Torneio competitivo, com decks elaborados e tudo mais, joguei um Pre-Release da nova Coleção Turbo Revolução (XY8).
Minha experiência em Pokémon TCG é praticamente zero. Antes da primeira rodada desse torneio, eu tinha jogado apenas 1 partida de Pokémon TCG, e obviamente havia perdido. Eu desconhecia muita coisa mas as regras gerais eu sabia, pois como administrador de site de card game tive que aprender e ler de tudo um pouco. Confesso que preciso me aprofundar mais em algumas coisas no aspecto de metagame.
Quando fui convidado, pelo Wagner Macedo, Diretor da MTCG, para jogar esse pre-release, fiquei imaginando como seria isso. Pensei realmente se queria passar a vergonha de ser depenado mas me lembrei que a pouco tempo joguei um outro pre-release, o de Magic, outro card game que joguei nada ou quase nada, apesar de saber o aspecto geral, então resolvi encarar o desafio do SELADO POKÉMON.
O torneio foi realizado no Salão de Jogos Jambô, aqui mesmo em Porto Alegre, o custo do Torneio foi de R$70,00, cada participante receberia 12 boosters da coleção Pokémon Turbo Revolução, e com esses 12 boosters e mais as energias, que os participantes deveriam levar, construir um deck de no mínimo 40 cartas e no máximo 60 cartas.
Imagina agora, você sentado na frente de 12 boosters, ao lado de muitas pessoas e pensando: “Vou abrir isso aqui e aí? O que eu faço?”. E assim começou o SELADO, abri cada um booster muito calmamente e sempre aquele suspense para a última carta para ver o que vinha. E não é que me deparei com algumas coisas interessantes mas que não pude usar no deck para o torneio.
Apesar de ter tirado o Raichu Turbo, não veio nem o Raichu e nem o Pikachu, impossibilitando de utilizar a carta. Também tirei Marowak Turbo, no booster seguinte tirei o Marowak e infelizmente não veio o Cubone, dessa forma fiquei impossibilitado de utilizar essa carta também. Tirei então um Houndoom EX e um Xerneas Foil, mais uma Burning Energy e uma Rainbow Energy e com esses tentei montar um deck.
Não sei se foi a coisa mais inteligente que fiz, montar um deck com 5 cores diferentes, definitivamente parecia um “RAINBOW”. Tinha Pokémon de água, Pokémon de Fogo, Pokémon Psíquico, Pokémon Fada e Pokémon Planta. E assim montei o deck com 42 cartas, mesmo que sem querer pois achava que só poderia 40 e fiz a burrice de pegar dois Shields a mais. Como vocês verão, descobri que era no mínimo 40 e meu deck não estava irregular.
Fomos então para a primeira rodada, eu e meu deck “RAINBOW” e como era de se esperar perdi a melhor de 3, por 2x0. Mas foi nessa rodada que eu entendi o que eu poderia fazer, graças as minhas escolhas de cores e o “XERNEAS”. Percebi que quanto mais cores eu colocava no banco mais ele batia e então tracei minha estratégia. Tankar com o Houndoom e bater com o Xerneas. O Xerneas tem uma ação que dá 10 de dano + 30 de dano para cada tipo de Pokémon que está no banco. Ou seja, tendo 5 cores no deck, em uma situação perfeita eu bateria 160 em cada turno.
A segunda rodada foi melhor, como os decks são bem parelhos, na competitividade, dá tempo de você esperar pra comprar e colocar as coisas certas na mesa. E assim fui, ia deixando os pequenos apanhando, até que o Xerneas estivesse pronto para entrar e matar um por um os do adversário. Outra coisa que me favoreceu, é que alguns oponentes esqueceram que deveriam encher o deck com Pokémons Básicos, para não ficar sem nada no banco. Quando me dei conta, estava 2-1 no torneio e fui pra última rodada podendo até ser o 1º, dependendo logicamente uma combinação de resultados.
Obviamente não deu, eu ganhei por 2x0 essa última também, bem como as duas rodadas anteriores mas o campeão do torneio fez 4-0 não dando chance pra ninguém (ele tirou 3 Pokémons EX no selado). Conforme as vitórias oponentes acabei ficando em quarto mas isso não acabou com a minha felicidade. Foi muito divertido montar um deck, traçar uma estratégia e ver que funcionava. Claro em um torneio normal eu teria levado várias lavadas, mesmo porque não tenho nenhum deck de Pokémon montado pra um for fun quanto mais para um competitivo.
Conclusão 1: É praticamente o mesmo recado da última vez. Se você está iniciando em um jogo, entende pouco das regras e se acha fraco, é hora de descambar para um torneio e aprender com quem tem anos de prática, já sabe o que é bom, o que funciona e o que não funciona. Além de conhecer novas pessoas, fazer boas trocas para melhorar seu deck, você perde o medo e não para mais de ir.
Conclusão 2: Por favor, é minha opinião pessoal não fiquem com raiva. Pokémon é um jogo muito divertido mas tem um ligeiro problema, “MOEDA”. Vamos aos fatos, em um jogo de carta você além de tudo, tem que ter sorte. Obviamente você aumenta sua a sorte montando um deck bem consistente. Mas então a moeda joga as probabilidades lá pra baixo, deixando você, literalmente, a mercê do “cara ou coroa”.
Abraços e até a próxima!!!