SPOILERS BS: RESUMO SEMANAL DE GUERRA CIVIL #2
Olá pessoal! Como eu havia dito anteriormente, eu vou escrever sobre os cards revelados de cada semana de spoiler da nova coleção de Battle Scenes – Guerra Civil!
E vamos para a segunda semana:
Segunda-feira (08/02) – Seguindo a tradição até agora, foi a vez do Máquina de Combate vencer o Influenciar o Futuro sobre o Capitão América (Bucky). Dois a zero para o #TeamHdF!
O nome ficou perfeito para este card: ele manteve os mesmos quatro poderes da V1, ganhou um texto devastador, que amplia o dano de TODAS as ações de dano do personagem em +2 em cada alvo, desde que esteja carregando um card de habilidade Ataque a Distância ou Ataque Energético. A ação do card causa três pontos de dano por uma incapacitação, o que é bom. Infelizmente, essa versão mantém a configuração 5/2. Nota Média: 3.5/5.
Terça-feira (09/02) – A primeira Ultra Rara da coleção foi revelada: Seduzir! Seduzir é uma Antecipação Surpresa, mecânica introduzida em Ofensiva Surpresa e que oportunamente deixa no ar a questão: termos mais?
Seduzir não é apenas a primeira Ultra de Telepatia, nem apenas a primeira habilidade surpresa de Telepatia. Ela é mais do que isso: ela é uma habilidade que vai fazer muita diferença para decks de controle que usam vários personagens de Telepatia. Por “vários personagens de Telepatia”, eu me refiro a um grupo que dispensa apresentações: Cassandra Nova, Mago, Mulher-Aranha, Mystério, Líder, Rei das Sombras, Selene... acho que podemos parar por aqui. O motivo para crer que este card vai ser tão diferencial? É por causa da ação dele? Não, embora não seja ruim. É devido ao texto fixo do card, que instrui a capacitar um personagem QUALQUER em um ou dois Estágios. A maioria dos personagens que jogam em decks de controle possuem antecipações próprias, e muito boa por sinal. O problema é que quando eles ficam incapacitados o controle se perde, fazendo com que Seduzir seja uma excelente solução para este problema. Nota Média: 4.4/5.
Quarta-feira (10/02) – A quarta vem se provando o dia do spoiler frustrante. Na semana passada, foi a Hela, um personagem com texto e poderes interessantes, ser revelado. O motivo de eu crer que o spoiler da Hela foi frustrante é o fato do card ter seis de Energia. E no dia 10/02, não foi diferente: tivemos a aparição da Jessica Jones, personagem tão esperado, 3/1, três poderes e uma ação nunca antes vista no jogo! E a frustração ficou por conta do timing da ação. É virtualmente impossível usar a Investigação Alias mais de uma vez. Na verdade, talvez usar ela uma vez já seja difícil. Além da questão da ação só poder ser usada no seu turno durante o combate, o efeito dela não é nada demais. Apenas isso: um card tão esperado e tão frustrante. Nota Média: 1.5/5.
Quinta-feira (11/02) – Quinta-feira nos presenteou com um cenário fantástico e comum: Artefato Falso. Este simpático cenário permite eliminar um Item Único de um personagem controlado por um oponente e manda-lo para a base do deck dele! Como se não fosse o suficiente, ele pode ser baixado para você comprar um card – não que valha a pena desperdiçar a oportunidade de se livrar de um Item Único, mas a opção é ótima, caso você precise da compra ou se seu oponente não usar nenhum Item Único. Nota Média: 3/5.
Sexta-feira (12/02) – O dia mais aguardado nessas semanas de spoilers! É o dia que temos a revelação de vários cards. E, como na semana passada, começaremos pelo card exclusivo da MTCG: Cientista Supremo.
Cientista Supremo se provou um personagem digno de se buscar no deck com Laboratório Clandestino, juntamente com outros spoilers da sexta-feira. Por um personagem 2/1 com Genialidade e Ataque à Distância e um texto similar ao do Forge, mas para suportes da I.M.A., ele é bem interessante. A ação dele é a cereja do bolo: uma antecipação que força o oponente a revelar a mão e te permite escolher um personagem para ser descartado, desde que este personagem seja de uma afiliação diferente das afiliações dos outros personagens em cena controlado por aquele jogador. Em outras palavras: se o personagem não for da mesma tribo dos demais, ele é um mercenário que pode ser descartado. Existe também a possibilidade do oponente não possuir nenhum personagem em cena, fazendo com que seja possível descartar qualquer personagem.
O card revelado pela Copag foi Gerador de P.E.M., a primeira de muitas respostas para suportes revelados na sexta-feira. O Gerador é um suporte que permite nomear um suporte quando entra em cena, e faz com que o texto do suporte não funcione enquanto o Gerador estiver em cena. A parte boa deste suporte é que ele pode entrar antes do suporte que você deseja nomear. Simpático não?
Continuando com o tema “combate aos suportes”, temos dois personagens interessantes: ZZZAX e Homem-Bomba. Enquanto o ZZZAX funciona enquanto estiver em sua mão, o Homem-Bomba permite que você o nocauteie quando um suporte entrar em cena. ZZZAX vai para os prêmios do oponente para causar X de dano penetrante no suporte, onde esse X é o número de personagens tribais que você controla. O Homem-Bomba simplesmente causa 6 de dano, resolvendo quase qualquer problema! Além disso, o Homem-Bomba é da I.M.A., o que o faz ser bastante sinérgico com os demais membros da afiliação. Creio que ambos impactarão forte no metagame.
Tivemos a revelação de dois personagens chamados Prodígio, sendo um deles membro dos Novos Guerreiros, 5/2, com Voo e Super Força, e uma antecipação que bate três contra os membros do #TeamHdF. O segundo, membro dos Jovens Vingadores, é o equivalente da Sina para os Jovens Vingadores, com Genialidade, uma configuração 3/1 e uma antecipação que permite comprar dois cards e descartar um. Eu já escolhi meu Prodígio favorito, e vocês?
O primeiro Thunderbolt a aparecer foi o Homem-Coisa, um personagem 6/2 com Magia e Regeneração. Seu texto permite carrega-lo com cards de Regeneração ou cards que não sejam de habilidade toda vez que um oponente usar uma ação na preparação dele e com uma ação que causa um ponto de dano penetrante. Nada de mais.
Para reforçar os Novos Vingadores, tivemos a aparição da Cassie Lang, a Estatura, filha de Scott Lang. O mais interessante sobre esse card é a ação, que causa cinco pontos de dano e a capacita em um ou dois. No entanto, assim como o pai, Cassie só pode usar Crescimento Repentino se estiver no Estágio de Capacitação Zero. Por sorte, seu texto permite incapacita-la sempre que um Jovem Vingador usar uma ação. De qualquer maneira, não deve ver jogo.
Agora, vou falar brevemente da Calypso. Quero dizer, da personagem, inimiga do Homem-Aranha. Uma das melhores personagens comuns que eu já vi, ela possui Magia, configuração 3/1 e uma ação com Clarividência dois que causa X+2 de dano, onde X é o número de personagens revelados pela Clarividência. Puro e simples, um card que deverá ver jogo no Battle Pauper com certeza. Sua participação no formato livre, contudo, é bastante improvável. Mas um card honesto e comum, sem dúvidas.
Outro reforço para o Battle Pauper foi o card Reação Explosiva, habilidade de Ataque Energético, que causa quatro pontos de dano por uma incapacitação e um card de Ataque Energético dos seus recursos que deve ser enviada para a base do deck. Novamente, a probabilidade de ver jogo no formato livre é remota.
E por hoje é só pessoal! Até semana que vem. Fiquem com um resumo de Guerra Civil até o momento:
Guerra Civil (34/100)
006 – Calypso
007 – Cammi
008 – Capitão América V4 (?)
009 – Capitão América (Bucky)
010 – Cientista Supremo
011 – Deathlocket
014 – Escavador
016 – Estatura
0XX – Falcão
020 – Hela
021 – Hiro-Kala
022 – Homem de Ferro V3
024 – Homem-Bomba
025 – Homem-Coisa
026 – Jessica Jones
028 – Máquina de Combate
031 – Micróbio
0XX – Ossos Cruzados
037 – Poderoso
038 – Prodígio (David Alleyne)
039 – Prodígio (Ritchie Gilmore)
041 – Senhor Medo
046 – Vigia
047 – ZZZAX
050 – Gerador de P.E.M.
051 – Prisão 42
053 – Artefato Falso
0XX – Caça aos Renegados
062 – Guerra Civil V2
064 – Onda de Boatos
075 – Reação Explosiva
088 – Fragmento de Asteroide
095 – Manifesto da Mente
097 – Seduzir