SPOILERS BS: RESUMO SEMANAL DE GUERRA CIVIL
Olá pessoal! Como eu havia dito anteriormente, eu vou escrever sobre os cards revelados de cada semana de spoiler da nova coleção de Battle Scenes – Guerra Civil!
Então vamos para a primeira semana:
Segunda-feira (01/02) – Foi o dia do Tony Stark aparecer após vencer o primeiro Influenciar o Futuro, desbancando ninguém menos que o Capitão América.
Comentários sobre o Homem de Ferro V3: Boa configuração de Energia e Escudo, quatro poderes bons, com uma ação medíocre para um card dessa raridade. A escolha da afiliação ajuda tanto o Homem de Ferro V3 quanto os Illuminati, o que certamente trará um impacto no metagame. Ainda não sabemos o que significa Aprimoramento, embora as opiniões convirjam para algo similar ao texto do Capitão América V3 de buscar versões do personagem e carregar no personagem. O segundo parágrafo do texto, além de explicitar a polaridade da coleção entre os aliados do Homem de Ferro contra os aliados do Capitão América, é muito bom por permitir o uso da Torre Stark com seus personagens em cena e por permitir o uso de cards benéficos ligados a benefícios tribais (Trabalho em Equipe, por exemplo). O terceiro e último parágrafo do texto do card permite buscar um cenário dentre um pequeno grupo de opções. Desconhece-se ainda o cenário Caça aos Renegados, mas com certeza ele deverá estar relacionado com alguma vantagem contra os aliados do Capitão. Nota Média: 3.8/5.
Terça-feira (02/02) – Tivemos a primeira habilidade da coleção revelada: Manifesto da Mente!
Comentários sobre Manifesto da Mente: a comparação com Sugestão Coletiva foi inevitável devido à similaridade dos efeitos. Em geral, Manifesto da Mente levou a vantagem sobre os quesitos analisados: tipo de ação, custo e opções para jogar em torno do card. Por ser uma ação tanto imprevista quanto de antecipação, oportunidades para usar seu efeito é o que não falta. O custo de incapacitação é de apenas um, ao contrário de Sugestão Coletiva. O cenário vem da mão ao invés dos recursos e, desta forma, seu oponente tem menos chances de saber quais os possíveis cenários que serão colocados em jogo. O fato de ser uma habilidade de Telecinésia permite que este card jogue em decks diferentes daqueles em que jogam Sugestão Coletiva. No entanto, se for de interesse jogar com ambos, é possível combiná-los em um deck já que existe uma boa quantidade de personagens com a combinação Telecinésia e Telepatia. Nota Média: 3.3/5.
Quarta-feira (03/02) – A Deusa da Morte Asgardiana apareceu nessa quarta-feira, com um texto polêmico. Estamos falando da Hela.
Comentários sobre Hela: como eu havia dito na quarta-feira, é bacana haver um card no jogo para dar uma resposta a algo que até então não existia. Hela dificulta o uso de cards como Retirada Estratégica e Decisão Extrema. Ela possui quatro poderes interessantes e uma ação excelente em termos de custo/benefício. O problema da Hela é ser um personagem com seis de Energia em um jogo onde Portal para o Microverso, Pyro e Adaga Psíquica existem. Além disso, contra decks que não se valem desse combo, Hela é pesada para entrar em cena rápido. Ela é capaz, no entanto, de selar o destino do oponente quando este tiver seus personagens presos por outros cards e efeitos e não poder retirá-los de jogo sem conceder pontos demais. Com a forte tendência dos personagens Asgardianos de terem textos que controlam o jogo em diferentes níveis (veja o Heimdall, por exemplo) e com o lançamento de Prisão 42, é possível que Hela acabe jogando em um arquétipo de controle bem robusto. Eu torço para que isso se concretize, mas Asgardianos não é uma afiliação viável (o que pode mudar, conforme novos personagens apareçam). Nota Média: 2.6/5.
Quinta-feira (04/02) – na quinta tivemos a aparição do primeiro cenário V2 da história do jogo. Mas as boas novas acabam aí, porque Guerra Civil V2 foi um pouco decepcionante.
Comentários sobre Guerra Civil V2: este cenário amplia o dano causado nos aliados do Homem de Ferro e nos aliados do Capitão América, logo é desaconselhável para estes dois decks usá-lo, certo? Porém, o texto do Homem de Ferro permite buscar este cenário... O que não tem muito sentido... Mas enfim, como bem observado pelo Léllis, este card tem um bom potencial de jogar no lançamento da coleção se os decks temáticos forem Capitão América versus Homem de Ferro. Nota Média: 0.9/5.
Sexta-feira (05/02) – E nesta sexta-feira fomos surpreendidos com uma enxurrada de revelações! Para começar, tivemos a revelação de Prisão 42 no site da Copag. O que falar deste suporte que ainda nem foi lançado e já me faz pensar que o metagame vai sofrer uma mudança significativa? Esse é mais um suporte para dar força ao arquétipo de controle.
Na sequência, as revelações exclusivas dos sites de suporte do Battle Scenes não pararam de aparecer!
Começando pela nossa exclusiva: Cammi. Segundo personagem da S.H.I.E.L.D. com Voo! Além de ser uma opção nova também para Guardiões da Galáxia, o texto da Cammi não a obriga descartar qualquer card caso ela tenha apenas cards de habilidade de Ataque à Distância. Essa “regeneração” auxilia a Cammi muito a contornar o ponto fraco de sua ação – que, por uma incapacitação, causa três pontos de dano! Resumo: um reforço para S.H.I.E.L.D. e para os Guardiões para usar Investigação Silenciosa e causar um bom dano com a ação do próprio card. Ah, e tem apenas dois de Energia!
Seguindo com as revelações da sexta, vamos focar momentaneamente nas comuns mostradas: Poderoso, Micróbio, Senhor Medo e Deathlocket. Me surpreendeu a qualidade desses cards comuns. Creio que eles verão jogo no Battle Pauper, mesmo que não vejam no formato livre. Poderoso permite trocar os cards que ele está carregando por cards de habilidade de Super Força, que ajuda a causar mais dano com sua ação. Senhor Medo possui uma combinação de poderes interessante, não pode ser alvo de um personagem à sua escolha quando entra em cena e sua ação derruba dois pontos de Escudo do alvo e permite usar outra ação contra o mesmo. Micróbio, também com uma combinação de poderes não muito comum, mas que é cada vez mais presente no jogo, pode permutar os cards carregados por personagens e suportes, tanto seus quanto do oponente, além de uma ação que possui três opções boas. Para fechar este ponto, vamos falar da Deathlocket. Além de dois poderes que não costumam ser vistos juntos, para um personagem comum com três de Energia ganhar Escudo dois e causar dois de dano penetrante caso carregue um suporte não é nada mal né? Além disso, no Battle Pauper, ela pode se beneficiar com a ação da Manto Rubro e causar até quatro de dano penetrante no alvo! Olha só que potencial.
E ainda não acabamos! Escavador, o novo personagem da Gangue da Demolição, segue a linha de seus camaradas e concede a um personagem da afiliação a opção de usar ações que não sejam de cards de habilidade no turno que aquele personagem entrar em cena. Sua ação causa três pontos de dano e aumenta o dano do próximo membro da Gangue em dois, indiferente de quem for o alvo.
O Vigia também foi revelado, com um texto idêntico à Ben Urich Investiga, uma ação idêntica à Invenção e três poderes – Genialidade, Telepatia e Poder Cósmico. Infelizmente, como sempre, provavelmente não veja jogo por possuir seis de Energia.
Por fim, mas não menos importante, temos Hiro-Kala, filho de Hulk com Caiera e irmão gêmeo de Skaar. Seu texto aumenta seu Escudo em um para cada card de Poder Cósmico que ele estiver carregando, e sua ação imprevista é interessante. Se fosse um card comum, jogaria certamente no Battle Pauper, mas como é incomum ele só pode ser visto do ponto de vista do quanto jogaria nos demais formatos. Por não possuir afiliação, pode ser útil como coringa em decks tribais, ou mesmo ver jogo em algum deck de Poder Cósmico.
E por hoje é só pessoal! Até semana que vem. Fiquem com um resumo de Guerra Civil até o momento:
Guerra Civil (17/100)
0XX – Capitão América V4 (?)
0XX – Capitão América (Bucky)
007 – Cammi
011 – Deathlocket
014 – Escavador
020 – Hela
021 – Hiro-Kala
022 – Homem de Ferro V3
0XX – Máquina de Combate
031 – Micróbio
037 – Poderoso
041 – Senhor Medo
046 – Vigia
051 – Prisão 42
062 – Guerra Civil V2
064 – Onda de Boatos
088 –Fragmento de Asteroide
095 – Manifesto da Mente