top of page

DISCUSSÃO TEÓRICA: SUPREMACIA VINGADORES (OU NÃO)


Olá pessoal!! Estamos aqui mais uma vez com a coluna “Discussão Teórica”, com a premissa de debater, opinar e ouvir outros jogadores sobre alguns pontos de Battle Scenes. Eu sou Yuri Bittencourt e hoje falaremos dos Vingadores, assim como de outras afiliações. Já adianto que nesse post não será apresentado nenhum deck ostentação dos Avengers, mas foi esse grupinho que me levou a escrever esse texto. Também há um pouco da expectativa para Guerra Civil e sobre a nova carta do Homem de Ferro.

Vingadores é a segunda afiliação com maior número de personagens do jogo (com 27 personagens), perdendo apenas para os X-men (com 33 personagens) e ambas as afiliações são muito fortes. Por conta disso, são afiliações muito presentes no meta game.

Um dos exemplos é o atual campeão do Battle Royal. Que venceu utilizando um deck de X-men contendo grande força defensiva utilizando Vampira V2, Cristal e Homem de Gelo e contando com muitas habilidades que antecipam.


Alguns Mutantes como Homem de Gelo, constam em inúmeros decks. Por sua passiva e pela combinação de poderes. Sendo utilizado em decks de controle de Vôo + Elasticidade e decks que fazem uso de Maquina de Bloqueio Mental.


O mesmo acontece com os Vingadores onde: Vampira V2, Homem Aranha V3, Homem Formiga e Jaqueta Amarela estão muito presentes no meta mesmo em decks que não são focados em Vingadores. Feiticeira Escarlate aparece em alguns decks também, principalmente os que utilizam Magia.

Se esses personagens são bons sozinhos, porque não juntos? Fora que as melhores afiliações capazes de formar um bom deck no formato tribal são aqueles, na minha opinião, que possuem suportes que beneficiam a afiliação dando bônus como escudo, capacitação extra, poderes extra e são capazes de buscar personagens pertencentes aquela afiliação.


Vingadores são beneficiados não apenas pela Mansão dos Vingadores e Capitão América V1, mas também pela Torre Stark, dando a essa equipe muito dano e capacitações extras.


Com isso, muitos jogadores investem em decks com esses personagens e essa grande quantidade de Vingadores presentes nas mesas de battle scenes está sento cansativo para alguns jogadores que já não aguentam mais ter que enfrentar esse tipo de deck.

Percebo uma semelhança quanto a Irmandade de Mutantes que já estava se tornando insuportável de vermos jogar até a coleção Iniciativa Vingadores. Com os reforços de Ofensiva Surpresa e os jogadores se adaptando ao meta, Irmandade tem praticamente seus dias contados e já não se torna uma ameaça tão temida quanto antes. Sendo hoje derrotada com maior facilidade. O mesmo ocorrerá com os Vingadores? Creio que não!

Querendo ou não, os Vingadores se tornarão cada vez mais forte e com uma maior variedade e possibilidade de decks. São uma das maiores equipes já criadas pela Casa das Idéias (contendo quase todos os heróis da editora). Com o nome da próxima coleção já divulgada e com a votação que foi feita para decidir quem seria um dos primeiros spoilers da coleção Guerra Civil, é obvio que teremos mais Vingadores. Homem de Ferro foi o card vencedor da votação em nosso primeiro “Influenciar o Futuro” e teremos também, no mínimo, mais um Capitão América.

Esse Homem de Ferro fortalece inúmeros decks, mas principalmente os Illuminatis. Pois conseguem utilizar a Torre Stark devido à passiva desse novo Homem de Ferro e se protegem com Pantera Negra V2 e Dr. Estranho V2. Muitas possibilidades se criam com apenas uma carta. Com esse texto que possui 3 funções, aparentemente o jogo tende a ficar ainda mais complexo. Espero apenas que não se torne cansativo.

Um personagem interessante que ainda não presenciamos e é muito presente nas HQs é Magnum/Wonderman. Um personagem que aguardo para ver em BS. Logo ainda teremos muitos Vingadores (alguns com uma importância considerável nas HQs) por vir.


Segundo o diretor da Disney, teremos filmes da Marvel e Star Wars para sempre. Espero apenas que a Copag não se baseie sempre nos filmes para criação dos decks ou teremos decks básicos dos Vingadores para sempre também –rs.


Porém opções para criação de decks não faltam, basta apenas que os jogadores utilizem de suas criatividades para tal. Nos últimos torneios tribais realizados pela MTCG utilizei um deck tribal de Thunderbolts. Uma afiliação que acho muito interessante e não a vejo sendo muito explorada pelos jogadores. Então decidi fazer essa facção jogar. Por incrível que pareça, não tivemos nenhum jogador utilizando deck de Vingadores nos últimos dois jogos em formato tribal.

Esse deck pode não garantir todas as vitórias, mas é muito incomodo para os oponentes por causa da Maquina de Bloqueio Mental. A utilização de Zeus, Suborno e Posicionamento Estratégico restringem as ações do oponente devido ás incapacitações. Há duas capacitações extras por turno, uma do Zeus e outra do Patriota de Ferro. A utilização do Tribal 2.0 pela MTCG, permiti que eu utilize Patriota de Ferro em um deck de Thunderbolts. Logo abaixo segue o link para aqueles que tiverem curiosidade sobre as regras do Tribal 2.0.



A passiva de Norman Osborn garante o dano extra do Justiceiro. Soprano garante dano extra para todos os Thunderbolts.


Arma com Silenciador é responsável por grande parte do dano. Pois hoje são poucos os decks que utilizam personagens com Ataque a Distancia. Permitindo muito dano penetrante sem custo de incapacitação na preparação.


Todos os cenários são importantes para o deck em determinados momentos da partida. Lavagem de Dinheiro garante grande quantidade de recursos para colocar os dois principais suportes em cena. Explosão Certeira serve para 1 dano penetrante a mais na preparação geralmente para retirar a Jóia do Infinito - Tempo do oponente e deixar livre as ações imprevistas.


É um baralho que pode ter pequenas melhorias, mas ainda não as testei. Adicionar mais um Patriota de Ferro, Norman, Soprano e colocar um Cubo Cósmico. São cartas que fazem grande diferença quando estão em cena. A substituição de Metralhadora por Lança-Míssil. E já que Investigação Silenciosa e Lavagem de Dinheiro geram muitos recursos, Fanático V2 pode ser muito bem aproveitado e se auto capacita.

Outros decks tribais fazendo uso dessa mesma mecânica, como Inteligência, deck de Sergio Senna que foi citado no ultimo post Discussão Teórica – Sobre Controle de Mão. Na coleção passada (Iniciativa Vingadores), utilizei essa mecânica em um deck de Vingadores e recentemente montei dois decks de I.M.A, porém ainda não os testei. O primeiro (I.M.A V1) focado em danos com ataque a distancia, mais parecido com esse deck de Thunderbolts. O segundo (I.M.A V2) é mais semelhante ao deck Inteligência, com um bom controle do oponente, usando Telepatia e Genialidade.


Gosto de fazer o oponente ter que decidir se é válido usar Investigação Silenciosa custando 2 paga gerar recurso e entrar em cena, atacar ou deixar seus personagens capacitados para antecipar.


Estou abusando de Maquina de Bloqueio agora, pois Unidos, Venceremos! é um cenário muito forte contra esse suporte. Espero que essa carta não venha na coleção e demore a chegar. Assim apenas os participantes dos torneios terão a carta –rs.

Como gosto dos Thunderbolts e eles tem grande envolvimento na Guerra Civil, aguardo novos reforços para essa afiliação. Principalmente um card de Suplício (alter ego Robert "Robbie" Baldwin). Que tem grande envolvimento com esse evento. Também tenho grande expectativa quanto a Vingadores Sombrios. Por fim, com a grande possibilidade de termos uma equipe com 5 Illuminati diferentes (possibilitando os 15 personagens do deck), acredito que os Vingadores ficarão de lado por algum tempo.


Há uma grande expectativa sobre essa coleção que dirá muito sobre o jogo. Pois alguns jogadores se encontram desmotivados por aqui e conseguir manter os ânimos principalmente durante as férias de verão onde muitos jogadores saem de férias rumo ao litoral, tem se mostrado difícil.


O jogo apresenta uma nova mecânica que até o momento não foi revelado e consta apenas nessa nova carta do Homem de Ferro. Intitulada “Aprimoramento”. Muito semelhante às que encontramos nas cartas de Magic. Como “Voar”, “Atropelar” e “Ímpeto”, por exemplo.

Um vídeo interessante sobre expectativas do que pode vir em Guerra Civil, é o vídeo do canal Top Deck: GUERRA CIVIL: O que esperar da próxima coleção? Battle Scenes #013

Você jogador, qual sua opinião sobre esse excesso de decks de Vingadores e qual sua expectativa para a coleção Guerra Civil?


bottom of page