GAROTAS EM CENA: APRESENTANDO - STORM / ORORO
Olá leitores! Um mês já se passou desde a postagem inicial da coluna, e parece que foi ontem, não é mesmo? Entramos em fevereiro e a primeira personagem a ser abordada aqui neste mês será a Tempestade! Alter-ego de Ororo Munroe e membro clássico dos X-Men, sua primeira aparição foi na Giant-Size X-Men #1 de maio de 1975, criada por Len Wein e Dave Cockrum.
Descendente de uma antiga linha de sacerdotisas africanas, Ororo carrega os traços característicos de seu povo: cabelos brancos, olhos azuis e um grande potencial para magia. Sua mãe, N'Dare, princesa de uma tribo do Quênia, casou-se com um fotojornalista americano chamado David Munroe e o casal mudou-se para Manhattan, terra natal de Ororo. Com seis meses de idade, a recém nascida mudou-se para o Cairo, no Egito, junto com seus pais. Alguns anos mais tarde, a família foi vítima de um ataque aéreo que vitimou N'Dare e David, sobrevivendo apenas a filha do casal que ficou enterrada embaixo dos escombros, próxima ao corpo de sua mãe. Este episódio marcou a vida dela de uma forma que acabou por desenvolver claustrofobia severa, algo que a afeta ainda hoje.
Após ficar órfã e sem casa, Ororo conheceu um mestre ladrão no Cairo que lhe ofereceu moradia e a treinou para também ser uma ladra, tornando-a a melhor da região. Ao tentar aplicar seus novos conhecimentos em um estrangeiro que fazia uma peregrinação solitária pelo Mediterrâneo, ela foi impulsionada a devolver a carteira do homem logo após tê-la furtado. Esse homem era Charles Xavier, que, ao usar telepatia para fazer a moça devolver o que havia pegado, foi mentalmente interceptado por Amahl Farouk, o mutante Rei das Sombras, que o desafiou a um duelo mental (no qual é derrotado por Xavier).
Com apenas 12 anos, sem nada e em choque, ela decide retornar para o sul da África para ir em busca de suas origens. Durante um trajeto, um motorista de caminhão tenta estuprá-la, o que faz com que ela mate o homem, jurando nunca mais matar alguém. Mais tarde, chegando no Quênia, ela teve um breve romance com T'Challa (futuro Pantera Negra), na mesma época em que seus poderes começaram a despertar. Após o fim da relação, ela finalmente chegou ao local de seus ancestrais, a planície de Serengeti. Ororo passou então a usar seus poderes para beneficiar as tribos locais, sendo adorada como uma princesa deusa. Por anos ela permaneceu lá, controlando as chuvas e o clima para favorecer o plantio, porém, sem conhecimentos dos efeitos colaterais de seus dons, ela acabou levando seca a outras regiões.
Xavier, já sabendo da existência da jovem africana, ao precisar recrutar uma nova equipe de X-Men para salvar a antiga que havia sido capturada por Krakoa (a ilha viva), convocou a moça para unir-se a eles. Com o coração partido por abandonar sua terra e seu povo, ela aceitou a missão. O contraste cultural com as pessoas da América era chocante, e ela sentia-se muito desolada. Este motivo levou-a a estabelecer amizade com Colossus, também com dificuldades de adaptação, assim como Jean, que a ajudou a se familiarizar com a cultura ocidental.
Muitas batalhas e desavenças envolvem a história desta (e qualquer outro) X-Man. De novata até a líder da equipe, em algumas histórias, Ororo fica conhecida como Tempestade e passa a ser uma figura marcante do time de mutantes. Suas impressionantes habilidades são compostas por controle climático, controle dos elementos, voo e perícia em combate. Ao longo do tempo, ela passou pelas afiliações X-Men, Morlocks, Nação Gene, Clube do Inferno, Elite de Segurança X, Vingadores Secretos, Quarteto Fantástico e Vingadores.
Fora dos quadrinhos, Tempestade foi interpretada pela atriz Halle Berry em quatro filmes: X-Men - O Filme, X-Men II, X-Men: O Confronto Final e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Em X-Men Origens: Wolverine, a personagem aparece em uma cena pós créditos deletada da versão final, sendo interpretada por April Elleston-Enahoro. Em X-Men: Primeira Classe, quando Xavier procura mutantes através do Cérebro, aparece uma menina mutante de cabelo cinza escrevendo em um jardim; ela foi creditada como Ororo Monroe/Tempestade. No filme X-Men: Apocalipse, que será lançado ainda em 2016, Ororo terá sua versão jovem interpretada pela atriz Alexandra Shipp. Além dos cinemas, personagem ainda marcou presença na famosa animação X-Men Evolution.
Dentro da cena, Tempestade possui duas versões de card em Battle Scenes, sendo a primeira da coleção Universo Marvel (e a segunda da coleção Múltiplas Identidades). Com afiliação X-Men e classificada como Herói, em seu card V1 ela possui 3 de energia inicial e 1 de escudo, com habilidades de vôo e ataque energético. Sua ação tem custo 2 de capacitação e chama-se Choque Elétrico, causando 1 ponto de dano penetrante e incapacitando o alvo em 1.
Em seu card V2, ela apresenta 4 de energia inicial e 1 de escudo, também com habilidades de voo e ataque energético, e sua ação chama-se Turbilhão de Vento, sendo esta uma ação imprevista que causa 1 ponto de dano no alvo (e, se este alvo for um personagem, ele não pode usar ações de voo neste turno). Há ainda um texto permanente que diz que sempre que um personagem sem a afiliação X-Men causar dano a um personagem ou suporte com esta afiliação que seja controlado por você, ele causará aquela quantidade de dano -1.
Essa é uma personagem que já teve sua revisão dentro do jogo, trazendo sua segunda versão do card. Ambas versões parecem cumprir o que promete a personagem, levando ainda pontos extras pelas excelentes escolhas de arte. Parece uma opção bastante interessante para um deck de X-Men (o qual pretendo montar algum dia). E vocês, usam alguma versão do card da Tempestade? O que acham dele? Compartilhem com a gente, é sempre bom ler suas opiniões! Nos vemos no próximo post, alguém arrisca qual vai ser?
Prepara-se! Mais Informações Segunda-Feira 8/2/2016