DIÁRIO DE UM TREINADOR #3: CONTRA O METAGAME
Após dias de viagem dentro de uma floresta que parecia sem fim, finalmente chego ao meu destino. Nessa cidade vivem os maiores e mais experientes treinadores de Pokémon do mundo e é aqui onde passarei pelo meu mais difícil teste. Encontro este homem sentado à beira de um parque jogando pipoca aos Pidoves. Olhando atentamente vejo 6 pokébolas presas ao seu cinto. Com um frio na Barriga, proponho um desafio e, com um sorriso calmo sem dizer uma palavra, o estranho homem exibe seu primeiro Pokémon, um Lucario incrível. Como resposta mostro meu Noivern, deveria ser uma batalha fácil, mas lutar contra a experiência não funciona assim. Meu nome é Léllis Barboza e esse é o Diário de um Treinador.
É Galerinha, não aconteceu tudo como eu realmente esperava após terminar de montar meu baralho. Os leitores que me acompanham desde o primeiro texto sabem que optei por um deck diferente, o Noivern Turbo de tier 2 e que deveria estar sendo testado frente ao novo metagame providenciado pela aparição da mais nova edição lançada pela Copag, a Turbo Revolução.
Essa decklist posso providenciar aqui em textos futuros para quem realmente se interessar, até mesmo porque não convém falar de uma lista que foi no máximo divertida e que frente aos baralhos que mais ganham torneios hoje se comportou muito mal.
Após alguns jogos contra 2 dos decks que considero mais fortes atualmente (Lucario EX e Manectric EX) eu tive resultados muito ruins e resolvi encarar os fatos. Hoje em Pokémon TCG é ideal que se trabalhe com baralhos rápidos e de fácil montagem.
Lucario Ex por exemplo é um Pokémon que sempre baterá rápido, pois além de bater com apenas uma energia ele dá suporte de compra. Já Manectric EX bate com 2 energias, muito forte em situações proporcionadas por itens vermelhos e Skyla, mas o real problema é o seu Mega, onde com 2 energias causa um bom dano e energiza o banco, acelerando demais o jogo. Portanto já consegui concluir que o ideal para um metamage era a aceleração, a agilidade. Claro, Noivern Turbo não é um deck tão lento energeticamente dizendo, temos a Energia dupla do tipo dragão, mas o problema de se trabalhar com 2 estágios de evolução (O Turbo conta como estágio de evolução) é o tempo que isso demora para acontecer e o número de tutoradas que o deck exige.
Fora isso, para enfrentar o metagame atual você precisa encarar alguns fatos que eu vou ressaltar aqui. São alguns pontos tranquilos e favoráveis do atual meta, as 3 jogadas que você sempre vai encontrar em qualquer torneio que for jogar.
1.Shaymin Ex:
Essa aqui talvez seja a carta de Pokémon com mais uso no jogo, não tem como escapar, todos vão sofrer com a compra de cartas que ele proporciona. O maior preparo que deve-se ter contra Shaymin Ex hoje seria usá-lo da mesma maneira que o oponente, porque as compras proporcionadas ao oponente te deixam pra trás com facilidade, ou seja, use
E abuse de Shaymin tanto quanto seu oponente.
2.Octillery:
A segunda opção para compras de carta que eu mais tenho visto no jogo depois de Shaymin. Geralmente usam-se Shaymin Ex ou Octillery, mas ainda existem pessoas que utilizam os dois na mesma lista. O motivo do uso frequente mais uma vez é o volume de compras proporcionado por esse Pokémon, assim ele consegue tranquilamente pôr a frente qualquer que seja o jogador.
Assim como eu disse para o Shaymin Ex, usem e abusem de Octilery, mesmo conselho.
3.Bats:
Bats não é exatamente um Pokémon, mas sim uma linha evolutiva completa. Falando em morcegos não tem como não lembrar dos morcegos mais velhos da brincadeira: Zubat, Golbat e Crobat. A maioria dos decks hoje contam com os morcegos por sempre completarem aquele famoso dano pro One Hit K.O. Caso você não seja familiar com o Pokémon TCG, saiba que o objetivo sempre será nocautear os monstrinhos do oponente com apenas um ataque para pegar os prêmios rápido e de maneira mais eficiente. A otimização que os morceguinhos do barulho proporcionam a você jogador será responsável pelo nocaute rápido que gerará prêmios, sendo apenas as Mega-Evoluções capazes de resistir tamanho dano. Atualmente não tenho conhecimento suficiente para dizer quais são os decks que não tem como objetivo alcançar o one hit K.O., mas se o objetivo é nocautear, use Bats.
São esses os cards que mais marcam presença no atual meta, sendo que ainda temos Zoroark junto de Pedra Flutuante para ajudar no recuo de Pokémons assim como Keldeo Ex ajudava a muito tempo atrás, fora isso ainda há possibilidade de Zoroark ser um excelente Batedor, mas em minha opinião é apenas especulação e achei importante ressaltar porque é uma carta que tem sido bastante procurada.
Como ainda não tenho uma lista competitiva para jogar nos torneios comecei a ficar preocupado, já que tem um City em fevereiro que eu quero participar. Pensando nisso tudo o que escrevi para vocês pensei seriamente em usar Houndoom Ex e sua mega-evolução pela rapidez e facilidade de montagem devido a Ferreiro e a Energia Ardente, claro, em conjunto com Shaymin Ex, Octillery e dos morcegos mais amados desse Brasil.
Mas que fique claro que isso aí sou eu reinventando e buscando novas opções para o novo meta e na pior das hipóteses eu monto um Manectric EX ou Lucario Ex para utilizar no city desse mês, já que o objetivo mesmo é conseguir ganhar o maior número de torneios, o que pode demorar para um cara que acabou de começar, mas estamos trabalhando fortemente nisso. Qualquer dica para meus decks ou listas são muito bem-vindas aqui nos comentários, deixem suas opiniões aqui que elas são de extrema importância para mim e para o Blog. A gente se vê na próxima aventura, um pokéabraço a todos e fiquem com Arceus.
Comentarios