top of page

DISCUSSÃO TEÓRICA: SOBRE CONTROLE DE MÃOS


Olá pessoal! Estamos aqui mais uma vez com a Coluna “Discussão Teórica”, com a premissa de debater, opinar e ouvir outros jogadores sobre alguns pontos de Battle Scenes. Eu sou Yuri Bittencourt e hoje falarei um pouco sobre cards que permitem controle sobre a mão do oponente.

Cada jogador tem seu estilo de jogar e consequentemente seu baralho é feito de forma a seguir o estilo do jogador. Alguns preferem personagens mais pesados, com energia inicial alta e outros preferem personagens com baixa energia inicial. Assim como alguns preferem o ímpeto, outros preferem antecipações. Também temos os que gostam de combos com grande quantidade de dano e aqueles que preferem ter o controle da mesa. “Trancando” seu oponente de inúmeras formas. Opções para fazer isso, não nos falta em Battle Scenes.


Muitos são os jogadores que utilizam decks de Elasticidade+Vôo para ter um forte controle da mesa. São dois poderes com grande força para gerar e organizar os recursos devido a Investigação Silenciosa, Resgate Enroscado e Incursão Estonteante. Dessa forma rapidamente é possível ter um grande numero de personagens em cena com ações de antecipação.


Há também personagens e suportes capazes de dar ao jogador que os utiliza, um forte controle de mesa. Rei das Sombras, Cassandra Nova e Armadilha Reforçada somada com Chamariz Holográfico são algumas opções para impedir seu oponente de atacar ou obrigá-lo a focar em um alvo e assim, ter controle sobre o adversário. Dependendo da estratégia, Maquina de Bloqueio Mental pode ser uma boa opção. Porém esse é um suporte que afeta ambos os jogadores e ações sem custo ou personagens que se auto capacitam são excelentes opções.


Ofensiva Surpresa nos presenteou com Homem Formiga e Jaqueta Amarela que são ótimos personagens para impedir uma grande quantidade de Investigação Silenciosa do oponente logo no inicio do jogo. Cartas que hoje estão presente em muitos decks do competitivo juntamente com Toupeira Mecânica. Um forte suporte e de grande serventia para restringir o início de jogo do oponente e se proteger contra habilidades indesejadas. Não esquecendo que tem sido alvo de combos com Tecnoassalto. Para prolongar o uso da Toupeira Mecânica.


Essas são algumas opções para que se tenha controle da cena. Porém há a possibilidade de decks que tenham um controle da mão, deck e recursos do oponente. Estilo que não é muito explorado! Ao menos não presencio isso nas decks de Porto Alegre/RS.


Poderes como Telepatia, Genialidade e Magia possuem cartas que possibilitam um controle da mão, recursos e deck do oponente. As duas primeiras ganharam fortes reforços nas duas ultimas coleções e estão cada vez mais presentes entre os decks do meta. Devido aos fortes personagens que possuem esses poderes.


Telepatia possui Sussurros na Mente, Ilusão Mental e Impulso Psíquico capazes de revelar a mão do oponente e substituir cards.


Magia traz Influenciar o Futuro com a incrível ação de olhar o topo do deck do oponente. A Clarividência ajuda o jogador olhar o topo do deck e filtrar as cartas necessárias para o atual momento da partida e levar vantagem sobre o adversário.

E por fim, mas não menos importante temos Genialidade. Ao meu ver, é o poder que mais nos possibilita um controle da mão, recursos, deck e consegue ainda fazer o mesmo com o oponente. Rede de Espionagem funciona como Influenciar o Futuro. Super Computador garante um bom controle e renovação dos recursos junto com Explosões no Laboratório que ainda possibilidade um controle dos recursos do oponente. Para essa estratégia creio que nem preciso mencionar Roubo de Ideias e por fim duas cartas que funcionam muito bem em cena: Amadeus Cho e Talento em Negócios. Para aumentar o número de cartas na sua mão e reduzir o número de cartas na mão do oponente.


Esses são poderes que se muito bem combinados acabam tendo um forte controle do oponente e quando ele perceber isso será obrigado a entrar em cena para tentar gerar recursos e derrotar seus personagens. Algo que também pode funcionar no late game.

Battle Scenes possui 11 personagens que possuem Genialidade e Telepatia, e 7 personagens que possuem Magia e Telepatia. Logo é muito possível um deck utilizando personagens com esses 3 poderes ou ao menos 2 deles.


Para complementar, temos alguns personagens e cenários com ações e passivas interessantes capazes para composição de decks com essa premissa: Lagarto, Aleksander Lukin, Loki V2, Pepper Potts, Tecnoespião I.M.A, Tony Stark, Toupeira, Wiccano, Banshee, Gata Negra, Estratagema Infalível, Ben Urich Investiga, Invocar Relâmpago e Entrando de Cabeça.


Hoje a melhor composição de deck talvez seja utilizar os melhores personagens e as melhores cartas de habilidade de cada poder, porém também já presenciei um deck de Poder Único focado em genialidade, dar muito trabalho aos oponentes em um torneio livre. Que é o caso desse deck de Marcos Fantini:

Um deck que utiliza algumas das cartas citadas nesse post, é o deck Tribal Tribal Inteligência de Sergio Menna:


O deck faz uso de 3 personagens com a afiliação Inteligência e 4 personagens N/A. Focado em Genialidade e Telepatia consegue ter um forte controle sobre o oponente com a Maquina de Bloqueio Mental, Toupeira Mecânica, Explosões no Laboratório, Fazer Esquecer e Desunir. Tem uma boa sinergia entre as habilidades devido as ações das cartas, permitindo carregar e descarregar. Possui uma boa quantidade de antecipações e garante dano extra com Adagas Psíquicas.


Esse deck rendeu ao Sérgio o 3° lugar no ultimo torneio Tribal realizado pela Rede MTCG. Pra quem quiser conferir o deck sendo utilizado, deixo logo a baixo o link do vídeo. Inteligência vs. Irmandade de Mutantes.

Por hoje é isso pessoal e deixo aqui minhas perguntas pra vocês: Você gosta de deck de controle e o que utiliza em seu deck que lhe permiti isso?


Abraço a todos e até a próxima.


コメント


bottom of page