GAROTAS EM CENA: APRESENTANDO MÍSTICA / RAVEN
Olá pessoal, chegamos a mais um post! Seguindo a coleção Universo Marvel, hoje vamos ver um pouco sobre a história da Mística (ou Mystique, na versão original).
Idealizada por Chris Claremont e Dave Cockrum, a primeira aparição da mutante ocorreu na Ms. Marvel #17, em junho de 1978. De nacionalidade austríaca, o verdadeiro nome de Mística é Raven Darkhölme. Suas características mais marcantes são a pele azul e o cabelo vermelho, que podem ser facilmente modificados através de seus poderes de transmutação, os quais ela aprendeu a controlar desde muito nova.
Falando em poderes, ela é uma exímia transmorfa, sendo também indetectável psiquicamente, é imune à doenças e ao envelhecimento, possui agilidade sobre-humana e fator de cura acelerado e é mestre em artes marciais.
De um relacionamento com o mutante Azazel, nasceu Kurt Wagner, que herdara a pele azul da mãe (mais tarde tornando-se Noturno, integrante dos X-Men). Perseguida por habitantes locais, Mística abandonou a criança em um rio para salvar sua própria vida, e tornou-se mestre na arte da manipulação, sempre escondendo sua verdadeira forma. Depois de muito tentar ajudar os humanos e sempre ser correspondida de maneira hostil, ela passou a carregar uma grande mágoa dentro de si, acreditando então que a humanidade era sua inimiga. Nessa época ela passou a atuar como mercenária, chegando a trabalhar para a Hidra, e em seguida sendo responsável pela segunda formação da Irmandade de Mutantes.
Nesse período, Mística teve uma relação com sua colega de equipe Irene Adler (conhecida como Sina), e as duas adotaram uma jovem que mais tarde viria a ser conhecida como Vampira. Mais tarde, incapaz de ajudar Vampira a controlar seus poderes, Mística faz com ela peça ajuda a Charles Xavier, e a moça passa então a integrar os X-Men. Essa era a terceira criança que a mutante "perdia", sendo Kurt o primeiro e Graydon Creed o segundo, o qual ela abandonou em um colégio interno por não suportar sua condição de humano.
Em outra saga, a Irmandade é vinculada ao governo americano, e seus integrantes passam a trabalhar para ele sob o nome de Força Federal. Vários membros dessa Força morreram ao longo do tempo, fazendo com que o grupo fosse desfeito, e outra formação assumiu o lugar na ligação com o governo, mediada por Chaler Xavier. Nesse meio tempo, Sina é assassinada pelo filho de Charles (Legião), e Mística fica mentalmente instável, sendo amparada por Forge (que havia recentemente rompido com Tempestade).
Tempos mais tarde, a mutante azul reapareceu numa tentativa de matar Legião para vingar a morte de Sina, porém era o início da Era do Apocalipse, que trouxe a morte de Legião. Muitas reviravoltas seguiram-se a esse acontecimento, com sucessivos momentos de guerra e uma forçada calmaria. Posteriormente, Mística veio a trabalhar como operativa secreta do Professor Xavier, em missões ultra secretas e arriscadas. Em troca, ele oferecia-lhe proteção contra os diversos inimigos que a moça havia acumulado. Após uma tentativa de trair Xavier, ela acabou sendo dispensada, e, após novamente trair os X-Men, foi caçada por Wolverine, que a deixou mortalmente ferida em um deserto.
Mística tem participações em sagas como Dinastia M e Ultimate Marvel Universe, mas essa parte da história vou deixar por conta de quem realmente se interessou pra fazerem suas pesquisas!
Fora dos quadrinhos, a primeira aparição da personagem foi na animação X-Men: Animated Series da década de 1990, aparecendo posteriormente em X-Men: Evolution, Wolverine e os X-Men e Esquadrão de Herois. Nos cinemas ela foi vivida pela atriz Rebecca Romijn em X-Men: O Filme, X-Men 2 e X-Men 3: O Confronto Final. Em X-Men: Primeira Classe, Jennifer Lawrence deu vida à jovem Mística nas telonas, voltando em X-Men - Dias de Um Futuro Esquecido. Neste ano será lançado X-Men: Apocalipse, onde Lawrence foi novamente a atriz escolhida.
Em Battle Scenes, ela aparece logo na primeira coleção lançada com seu card V1 (pois, na sequência, uma nova coleção traz o card V2, que será posteriormente comentado aqui). Com afiliação Irmandade de Mutantes e classificada como Vilão, ela apresenta 3 de energia inicial e 1 de escudo, e possui habilidades de ataque à distância e agilidade. Seu ataque tem custo 1 de capacitação e chama-se Ludibriar, permitindo que o jogador descarregue os cards que ela estiver carregando e coloque-os nos prêmios do oponente, em seguida escolhendo um card de personagem dos prêmios do oponente para colocar em sua mão. Um card interessante se combinado com uma boa estratégia, podendo garantir o retorno de um personagem já derrotado. É o tipo de jogada que deve ser muito bem pensada antes de ser colocada em prática, pois o tiro pode acabar saindo pela culatra.
E você, já usou ou usa esse card em seu deck? Que tipos de combinações seriam interessantes? Compartilhem suas ideias! Nos vemos na próxima semana!
Comments