EVOLUÇÃO PARALELA: COMBATENDO O METAGAME #12
Olá novamente, eu sou o Sergio Menna, e essa é a Evolução Paralela, uma coluna em que iremos discutir soluções para o metagame de Battle Scenes que tentam combater as estratégias populares usando cards não tão populares. A principal premissa desta coluna é evitar usar os cards que constituem o atual metagame – isso mesmo, sem Pyro, Vampira, Cassandra ou o simpático Formigão!
E hoje nós continuamos nossa série nova, em que falaremos sobre opções de cenários para combatermos e/ou para usarmos em nossa luta contra o metagame! Hoje continuaremos do ponto em que paramos e veremos mais cenários que repõem a si mesmos.
1.Recapitulando:
“Quando a vontade é grande, as dificuldades não o são.”
Niccolò Machiavelli, “O Príncipe”.
Continuando com o nosso raciocínio da semana passada, vamos ver mais alguns cenários que
garantem a reposição do card investido, com aquele texto “compre um card”. O foco da nossa discussão hoje será os cards de cenário que geram vantagem de cards além do card investido.
Como vimos já em nossos encontros anteriores, existem várias formas de obtermos vantagens de cards. Para fins de discussão, trataremos hoje somente de compra de cards e geração de recursos através de cards que saem do seu deck e vão diretamente para seus recursos.
Hoje vamos discutir: Calmaria, Confronto Anunciado, Desfechos Paralelos, Deflagrar o Caos, Entrega Especial, Estudos Místicos, Gerenciar Informações, Investigar Arredores, Onda de Assaltos, Onda de Pânico, Pesquisa Solitária, Reunião de Intelectos e Sucessão de Eventos.
2.Alterando as regras do jogo:
"Existem três tipos de intelectos: o primeiro que compreende por si só, o segundo que aprecia o que os outros compreendem e um terceiro que nem compreende por si nem compreende quando lhe mostrado. O primeiro é excelente, o segundo é bom e o terceiro é inútil."
Niccolò Machiavelli, “O Príncipe”.
Dos cards mencionados, podemos distinguir dois grupos principais: aqueles que geram vantagem de cards no momento em que entram com nenhuma ou quase nenhuma condição, e aqueles que alteram as regras do jogo e geram vantagem ao longo do tempo. Vamos começar pelo segundo tipo.
Confronto Anunciado e Sucessão de Eventos são dois cards muito parecidos: ambos geram compra de cards para cada jogador durante a etapa de compra daquele jogador. A diferença entre eles é que Confronto Anunciado só permite o jogador que controlar personagens em cena comprar o card extra. Como remover um cenário em cena é consideravelmente simples, no fim o que ambos os cenários costumam fazer é gerar uma compra para você quando eles entram em jogo, gerar uma compra para o oponente no turno dele, e então serem substituídos por um cenário do oponente. Mesmo quando eles duram mais do que um turno em cena, eles costumam não serem muito bons porque seu oponente também está se beneficiando das compras extras. Então, a menos que sua estratégia envolva fazer seu oponente comprar cards, nenhum desses dois cards é muito útil.
Onda de Terror é um exemplo de cenário que vai gerando vantagem de cards ao longo do tempo e não é simétrico: apenas o controlador do cenário poderá comprar os cards. No entanto, devido às condições necessárias e ao fato que o card em si não gera compra ao entrar em cena (apenas nas suas fases de compra), é possível que esse deck não fique em cena por tempo suficiente para gerar qualquer vantagem, sendo potencialmente tão inútil quanto Confronto Anunciado e Sucessão de Eventos.
Deflagrar o Caos e Investigar Arredores alteram as regras de forma a produzir recursos ao longo do jogo. Enquanto Deflagrar o Caos faz você colocar um card do topo do seu deck toda vez que um card é colocado na base de seu deck, Investigar Arredores permite que você coloque o card que você comprou em sua fase de compra – caso seja um card de habilidade – em seus recursos e compre um novo card. Para esses dois cenários eu acredito que exista mais opções de jogo. Investigar Arredores pode ser útil em um deck com ações de Clarividência que controlam o card do topo do seu deck, ou com Amadeus Cho, ou ainda com personagens mais exóticos que permitem alterar os cards do topo do deck de alguma forma – Dr. Destino e Kang têm ações que permitem fazer isso, mas sabe... Isso não basta para tirá-los da pasta e coloca-los em decks.
Já Deflagrar o Caos funciona bem – em termos – em um deck com Poder Cósmico, com
Investigação Silenciosa (embora o resultado possa não ser muito bom) e alguns personagens que permitem salvar cards dos recursos, como Resgate Enroscado e Professor Xavier V1.
Onda de Pânico é uma forma de garantir que você terá sempre uma Contagem Regressiva, mesmo que seja de apenas um card. É, por assim dizer, um Aleksander Lukin que interage de maneira à parte com outros cenários. No entanto, diferentemente do Lukin, seu efeito é simétrico e começa gerando um card a mais na Contagem para seu oponente primeiro.
Dessa categoria, ficamos com os melhores por último. Gerenciar Informações e Estudos Místicos garante acúmulo de vantagem de cards após ações de Genialidade e Magia, respectivamente. Gerenciar Informações garante ainda descartar cards para realizar sua ação. Apesar de ambos os cenários serem simétricos, é difícil seu oponente estar jogando da mesma forma que você para se beneficiar dos cenários. Interessante inclusive é o fato de que estes cenários são melhores quanto menos as habilidades associadas estiverem presentes no metagame.
Primeira Conclusão: Confronto Anunciado, Deflagrar o Caos, Estudos Místicos, Gerenciar Informações, Investigar Arredores, Onda de Assaltos, Onda de Pânico e Sucessão de Eventos são todas opções que geram vantagem de cards ao longo do jogo devido a uma alteração na regra gerada pelo cenário. Embora a maioria destes cenários não sobreviva muito tempo em cena, eles são uma forma de punir os oponentes que usam poucos ou quase nenhum cenário.
3.Vantagem Imediata:
"Os homens são tão simples de espírito, e muito dominado por suas necessidades imediatas, que um homem fraudulento sempre vai encontrar muitos que estão prontos para ser enganados."
Niccolò Machiavelli, “O Príncipe”.
Agora, voltando aos cenários que sobraram – Calmaria, Desfechos Paralelos, Entrega Especial, Pesquisa Solitária e Reunião de Intelectos – temos vantagem de cards imediatamente (ou quase imediatamente) por custo nenhum (ou quase nenhum). Calmaria garante uma compra de card quando entra em cena e quando sai de cena: simples e prático só vantagem para você. Duas compras por um card é bom, e isso ocorrerá normalmente em turnos consecutivos, o que pode ajudar caso você não queira acumular muitos cards na mão em um único turno. Entrega Especial é, para mim, obrigatório em decks com personagens de pouca Energia Inicial. O único pré-requisito dele é que você tenha um personagem na mão e tenha planos de coloca-lo em cena neste turno! Na verdade, mesmo em decks com personagens com mais pesados Entrega Especial é bom.
Desfechos Paralelos é um cenário novo que garante dois cards em seus recursos ao entrar em cena. Isso por si só já é um bom incentivo para usá-lo. Quando comparamos com outros cenários que geram recursos – ao exemplo de Lavagem de Dinheiro e Mercado Negro – Desfechos Paralelos já sai na frente porque não precisa de nenhum setup: nada de controlar vilões ou já possuir cópias desse cenário nos recursos. Nadinha. Claro, além do fato dele gerar uma compra quando sai de cena, adicionando mais vantagem em um só card. Creio que enquanto Calmaria e Entrega Especial ajudam decks leves a comprar cards, que irão eventualmente virar capacitações e recursos, Desfechos Paralelos auxilia melhor decks mais lentos em que recursos são mais importantes do que cards na mão. Mas se formos colocar no papel, com certeza Reunião de Intelectos tem o maior potencial de comprar cards em grandes quantidades, ainda mais agora que existem cada vez mais opções de personagens bons com Genialidade. Novamente, como Gerenciar Informações, este card sofre com o fato de ser simétrico, e dessa forma ele é mais útil quanto menos Genialidade for presente no metagame – o que não é o caso nesse momento.
Para encerrarmos esse ponto, vamos falar de Pesquisa Solitária. Pelo fato de precisar de
incapacitação de personagem em cena para funcionar, já não parece uma boa opção. É claro que é possível contornar esse problema como em um deck com personagens pequenos que não possuem ação ou que podem usar suas ações sem custo de capacitação. É o caso, por exemplo, de m deck que use Aleksander Lukin ou Tecnoespião I.M.A. Uma boa opção de habilidade para esse caso é Competência. O personagem acaba sendo uma forma primária de obter vantagem de cards, como é o caso também de Amadeus Cho. Ainda assim, Pesquisa Solitária dificilmente vai valer a pena, pois este cenário não agrega muita coisa a mais na estratégia.
Segunda Conclusão: Calmaria, Desfechos Paralelos, Entrega Especial, Pesquisa Solitária e Reunião de Intelectos são exemplos de cenários que geram mais vantagem de cards do que o investido, e de maneira imediata ou quase. Normalmente, usá-los recompensa muito a estratégia de qualquer deck, pois ajuda a reciclar consistentemente o deck e, de maneira geral, quanto mais cenários você usar em seu deck mais chances você tem de eliminar um cenário incômodo do oponente.
4.Mantendo as coisas simples:
"Como vivemos é tão diferente de como devemos viver que aquele que estuda o que deveria ser feito e não o que é feito vai aprender o caminho para sua queda ao invés de sua preservação."
Niccolò Machiavelli, “O Príncipe”.
Dos 42 cenários que encontrei no site da Database que geram compra de cards, já falamos de 19 deles. Os outros cenários que não falamos são cenários já muito comuns e já haviam sido falados em outro momento (como Fogo Cruzado) ou são tão específicos em seu efeito (como Chegada Antecipada) que não podemos juntar em categorias grandes para discutirmos sua pertinência de forma adequada. Então, vamos mencionar os aqueles que podem ser úteis em algumas situações específicas.
Cidade Fantasma: se você deseja transformar toda e qualquer busca de cards em compras, esta é a solução. Por apresentar um efeito simétrico, pode ser útil para impedir o oponente ou para ser explorado por você em uma estratégia para comprar um grande volume de cards (por exemplo, num deck de Ultron, onde os textos passivos acabam se transformando em uma quantidade absurda de compra de cards);
Extrapolar os Limites: e por falar em Ultron, Extrapolar os Limites é outro cenário que gera vantagem por possuir personagens com mesmo alter ego, como as Sentinelas. Confesso que tenho uma curiosidade em ver esse cenário em um deck cheio de Madrox;
Singularidade Temporal: um balde de água fria para as estratégias acima;
Super Plano de Dominação: já viu algum jogo em Universo Marvel, mas hoje em dia é de uso duvidoso. Assim mesmo, caso você esteja pensando em como adicionar alguma defesa em um deck de vilões, aqui está a sua resposta;
Imposição Estratégica e No Lugar Errado: cenários muito bons para, respectivamente, jogar com um deck tribal e jogar contra um deck tribal. O melhor de tudo sobre estes cenários é que seu efeito perdura até o fim do turno, sendo então úteis mesmo se saírem de jogo no turno seguinte ao que entraram;
Destruir e Dizimar: falando sério agora – quem nunca pensou em usar esse cenário com Pôr Abaixo? Não adianta mentir;
Invasão Cósmica: usado em quase todos os decks de Poder Cósmico, então não é exatamente uma novidade este card. Ele já joga e vai continuar jogando enquanto existir Poder Cósmico no jogo;
Entrave Temporal: sabe quando você olha para um card e tem a impressão de que ele tem algum combo escondido? Pois é: é exatamente o que eu sinto quando eu olho pra esse cenário. Só falta descobrir como abusar de seu efeito (talvez com Resgate Enroscado?).
5.Concluindo:
"Todo aquele que deseja o sucesso constante deve mudar sua conduta com os tempos."
Niccolò Machiavelli, “O Príncipe”.
Vamos encerrar aqui nossa discussão sobre cenários que se repõem e vamos discutir a partir da semana que vem o ciclo de cenários específicos para cada poder, com aquele formato de incapacitar um personagem que possua aquele poder em um estágio para realizar algum efeito. E assim vamos concluindo por aqui. Sinta-se livre para sugerir os cenários que você quer ver aqui nos comentários abaixo ou como sempre por e-mail (mennamtcg@gmail.com). Até a próxima semana e desejo que você tenha encontrado alguma aplicação para nossas discussões!
Comments