ESTRATÉGIA EM ESTUDO: HABILIDADE DE LÂMINAS
Seja bem-vindo a coluna Estratégia em Estudo! Sou eu novamente, Sergio Menna, e continuamos com a série nova em que discutimos estratégias com cada poder de BS, e possíveis combinações.
O poder que discutiremos hoje é Lâminas, o poder emblemático do dano penetrante. Como vem sendo feito com os demais poderes, vamos avaliar as características do poder, de seus cards de habilidade e dos decks que normalmente usam esse poder.
1. Sobre cards de Lâminas:
E vamos às estatísticas desse poder:
Existem 18 cards de habilidade de Lâminas, das quais: dois são de ação imprevista e cinco são antecipações. Além disso, três cards – Sabre, Shurikens e Implantes de Adamantium – concedem o poder de Lâminas para os personagens que os carregam;
Possui 46 personagens únicos com este poder, ou pouco mais que 16% do total de personagens. Destes 46, 27 possuem Agilidade também;
Em Invasão Cósmica, foram lançados os cards Planos de Infiltração e Tática Cortante numa tentativa de criar uma sinergia entre Genialidade e Lâminas, o que segundo a Database, funcionou (falamos desta sinergia na semana passada);
Lâminas Encantadas, um cenário lançado na Iniciativa Vingadores, é uma tentativa de criar uma sinergia entre Lâminas e Magia. Segundo a Database, temos apenas 42 decks que usam este cenário;
As três habilidades mais utilizadas deste poder são: Shurikens em primeiro lugar, com 542 aparições em decks; Dança de Lâminas em segundo lugar, com 449 aparições; e Trespassar em terceiro, aparecendo em 408 decks.
Lâminas é um poder bastante ofensivo, mas com uma peculiaridade distinta dos demais poderes ofensivos: a quantidade de habilidades que causam dano penetrante. Dano penetrante, mesmo que em baixa quantidade, é muito poderoso quando combinados com amplificadores de dano. Em Ofensiva Surpresa, tivemos o lançamento de Frenesi de Batalha, um cenário que aumenta em um o dano de ações de Lâminas. Além disso, com Tática Cortante e Agressão
Xenófoba, temos boas opções de dano na preparação, além de Garras Imoladoras, um cenário que causa três pontos de dano distribuídos como for melhor ao custo de apenas uma incapacitação de um personagem com Lâminas. Acrescente a isso as cinco habilidades de antecipação de Lâminas, e temos um poder ofensivo completo no sentido de possibilidades em todas as etapas do turno. Talvez seja por isso que este poder tenha um hoser – um card que atrapalha demais o uso de um determinado poder – tão forte na forma do Magneto V2. Ao procurar informações sobre Lâminas na Database, a impressão que tive é que este é um poder meio apagado no jogo. É possível que o fato de Magneto V2 estar presente em vários decks de Irmandade, e eu estes decks constituem boa parte do metagame influenciem para que este poder não veja tanto jogo.
Existem decks de Agilidade e Ataque à Distância com Lâminas e decks de Genialidade com Lâminas, que discutimos na semana passada. Não acredito que falar sobre decks de Agilidade e/ou Ataque à Distância com Lâminas acrescente muito à nossa discussão no atual momento, então sobram duas opções para falarmos hoje: Lâminas com Regeneração, com uma quantidade considerável de personagens com esta combinação de poderes, e Lâminas com Magia, com bem menos opções de personagens com esta combinação. No entanto, como mencionámos nas estatísticas acima, temos três cards distintos que concedem o poder de Lâminas aos personagens que o carregam, sendo Shurikens o mais usado, e ainda temos o Livro de Vishanti para conceder Magia. Então, pretendo hoje construir um deck baseado em Lâminas Encantadas e debater sobre a combinação Lâminas e Regeneração. Então, mãos a obra!
Primeira Conclusão: Lâminas é um poder bastante ofensivo, e bem equilibrado em termos de ameaça em cada etapa do turno. Aliado aos amplificadores de dano, seu poder destrutivo aumenta consideravelmente devido ao fato da maioria de suas habilidades causarem dano penetrante. No entanto, ele tem sua presença um tanto quanto apagada no metagame quando comparamos com outros poderes, provavelmente pela forte presença de decks de Irmandade com Magneto V2, um hoser poderoso para Lâminas.
2. Arquétipo de deck: Lâminas e Regeneração:
Este arquétipo de deck faz uso de alguns dos personagens mais icônicos do jogo, como Wolverine V1 que, por um bom tempo, esteve presente no metagame. Logo no começo do jogo, muitos decks usavam Wolverine V1 como principal finalizador devido à sua ação, que é muito boa combinada com efeitos que ampliam dano. Em decks com Lâminas cards como Cubo Cósmico é indispensável, sem falar em cenários que aumentam os danos. O Wolverine, por exemplo, com a ajuda do Cubo pode causar um ponto de dano penetrante por absolutamente nenhuma incapacitação. Isso faz dele uma ótima opção para estar em quase qualquer deck.
Regeneração é bastante aproveitada neste deck, pois ajuda a contornar o drawback do Cubo Cósmico, além de adicionar permutas de cards e defesa na forma de Reestruturação Muscular e Genética Superior. Com a adição de Ômega Vermelho ao deck, conseguimos transformar os cards de Regeneração em seus recursos em alternativas para causar mais dano na preparação, e sem usar nenhuma ação! E o fato do ômega Vermelho não possuir Lâminas não é um problema: além de Shurikens temos Implantes de Adamantium, que ajuda a protegê-lo no combate, concede uma ação que causa dano penetrante no combate e não tem drawback, pois Ômega possui Regeneração.
Temos ainda como opções de personagens Dente-de-Sabre V2 e Toxina, assim como Arcanjo, Deadpool e X-23 para opções mais limitadas em termos orçamentários. Outra opção ainda caso se dê ênfase aos personagens X-Men e/ou da Irmandade é usar o Apocalipse, tornando o deck mais ofensivo em seu turno e ainda mantendo uma antecipação poderosa, além da defesa do Apocalipse estar garantida. Assim como o Ômega Vermelho, ele é um excelente personagem para carregar Implantes de Adamantium.
Outra vantagem neste arquétipo é que os cenários também são fontes de dano – À Espreita, Frenesi de Batalha e Garras Imoladoras. Retirada Estratégica entra tão bem nesse deck como em qualquer outro deck do metagame, ainda mais com Cassandra Nova para “prender” seus personagens.
As habilidades de Regeneração do deck podem se resumir a Reestruturação Muscular e Genética Superior, ou pode ser adicionada Multiplicação de DNA além destas. As habilidades de Lâminas podem ser escolhidas dentre aquelas que ajudem a complementar a estratégia. Por exemplo, se você optou por personagens com muitas antecipações, você pode usar habilidades que foquem em dano na preparação, e vice-versa.
Para finalizarmos, uma opção para este deck é o Homem Radioativo. Apesar de não possuir nem Lâminas nem Regeneração, o texto dele descarrega cards de personagens conforme eles usam ações. Esse deck consegue quebrar a simetria do Homem Radioativo graças às habilidades de Regeneração, então no fim apenas seu oponente tem que lidar com essa ameaça.
Segunda Conclusão: este arquétipo tem um grande poder ofensivo e personagens com boas antecipações. Qualquer ampliador de dano neste deck é bastante eficiente e, graças à Regeneração, alguns drawbacks são mitigados, tornando possível ao arquétipo abusar de cards como Cubo Cósmico, Implantes de Adamantium e Homem Radioativo.
3. Shurikens e Lâminas Encantadas:
Shurikens é uma habilidade interessante para quase qualquer deck. Em primeiro lugar, sua ação é uma antecipação que, ao custo de colocar o card na base do deck do jogador, causa um ponto de dano penetrante por nenhuma incapacitação. Em segundo lugar, esse card garante a habilidade de Lâminas ao personagem que o carrega, permitindo, por exemplo, você incapacita-lo em troca dos três pontos de dano de Garras Imoladoras. De certa forma pode-se comparar Shurikens com Granada de Mão. A ação de Granada de Mão é mais lenta, podendo ser usada apenas em seu combate, custando duas incapacitações e descarregando o card do personagem. No entanto, os quatro pontos de dano da ação são bem relevantes. Seguindo a analogia, Granada de Mão também garante um poder para o personagem que o carrega e também permite que ele cause dano com um cenário – Projétil Inesperado. As diferenças entre Shurikens e Granada de Mão vão aparecendo quando falamos nas opções de defesa: enquanto Ataque à Distância conta com Fogo Cruzado, Lâminas conta com... Bem, existe Lâminas Encantadas, e ela protege os personagens com Lâminas de ações imprevistas e antecipações, mas não é de longe parecida com Fogo Cruzado.
E é justamente essa diferença que vamos explorar no deck que será apresentado hoje. Lâminas Encantadas tem um alcance de proteção maior, mas cobra uma incapacitação de um personagem com Magia. Como é relativamente fácil conferir Lâminas a um personagem com Shurikens, o deck vai focar em personagens com Magia. Também devido a Shurikens, as Garras Imoladoras causarão os seus três pontos de dano com facilidade. Desta maneira, o deck contará com as ações com Clarividência para organizar os cards a serem comprados, com as ações de Lâminas para causar dano durante cada etapa do turno e com Lâminas Encantadas para defender seus personagens de ações. Vamos ver como fica?
4. Decklist: Lâminas Encantadas:
A escolha dos personagens é justificada abaixo.
Magia e Espiral: escolhas naturais para essa combinação de poderes. O Ceifador foi deixado de fora por ser um personagem muito fraco;
Layla Miller e Tigresa: aproveitando a combinação de poderes escolhidos, estes personagens foram adicionados devido ao seu texto que os protege da primeira ação de dano a cada turno;
Gata Negra: por uma questão de metagame adicionou-se a Gata Negra, já que ela ajuda a prever a entrada da dupla Jaqueta Amarela/Homem-Formiga;
Dr. Estranho e Feiticeira Escarlate: os melhores personagens com Magia no atual metagame.
Algumas alternativas para a escolha de personagens: o par Dr. Estranho V2 e Pantera V2, presentes na Battle Box Conspiração Illuminati, são ótimas possibilidades para esta lista. Eles podem ser incluídos no lugar do Dr. Estranho V1 e da Tigresa. Caso interesse usar uma cópia do Dr. Estranho V1 e uma terceira cópia de Pantera V2, você pode remover as duas cópias de Layla Miller para efetuar esta alteração. Se optar por essa versão, convém adicionar Planos de Infiltração.
E temos o resumo do deck abaixo:
O deck apresenta 14 personagens com Magia (78%), 10 personagens com Lâminas (56%) e 06 personagens com ambos (33%). A escolha das habilidades, apesar de não refletir esta proporcionalidade, foi feita de forma a sempre garantir opções de combate para os personagens. Tanto Dr. Estranho quanto a Feiticeira Escarlate possuem opções boas caso não estejam carregando cards de Magia, e mesmo Layla Miller não é completamente ruim. Agora, personagens como a Gata Negra e a Tigresa sem opções de antecipação enfraquecem demais a estratégia.
Os cenários são escolhas naturais e já explicadas anteriormente. Calmaria entrou na lista como uma opção de compra de cards, e tem o bônus de poder entrar em cena com o texto da Feiticeira Escarlate. Caso você não note a necessidade de manter estas compras, você pode optar pela terceira Retirada Estratégica e uma cópia de Investigar Ruínas. Caso verifique que o deck precisa de mais compras, existe a opção de adicionar Entrega Especial, um cenário muito bom para comprar cards em decks com personagens com baixa Energia Inicial. Caso Frenesi de Batalha se prove pouco eficiente para causar dano, uma alternativa é adicionar Decisão Extrema – especialmente se você optou por Pantera V2 e Dr. Estranho V2 nessa lista.
5. Concluindo:
E era isso por hoje! Espero que tenham gostado. Como sempre enviem suas críticas, comentários e sugestões para o e-mail (mennamtcg@gmail.com) ou deixe seus comentários abaixo. Acompanhe essa nova série de artigos, e mande suas listas. Um abraço e até 2016!