top of page

DISCUSSÃO TEÓRICA: UM TANK TEM QUE TANKAR


Olá pessoal, blz?! Estamos aqui mais uma vez com a Coluna “Discussão Teórica”, com a premissa de debater, opinar e ouvir outros jogadores sobre alguns pontos de Battle Scenes. Eu sou Yuri Bittencourt e hoje o tema abordado serão os personagens Tankes.


Em jogos de RPG um tank não deve ser medido por sua capacidade de causar dano, mas pela capacidade de absorver dano dos inimigos. Geralmente seus atributos e habilidades são focados em vida, armadura e qualquer coisa que ajude a reduzir dano e mantê-lo vivo. Sempre fazendo o possível para ser o alvo de inimigos e tirar o fogo de seus companheiros papel. Que morreriam facilmente.


Ultimamente percebo que grande parte dos jogadores tem optado por utilizar em seus decks personagens que possuem energia inicial baixa. Para poder abrir a mesa o mais rápido possível e conseguir filtrar o deck se preparando para o jogo ou atrapalhar o oponente. Com isso algumas cartas de personagem acabam tendo cadeira cativa em muitos decks. Baralhos de vôo possuem Asa Vermelha e Falcão, junto, obviamente, de Investigação Silenciosa. Decks com genialidade utilizam Tony Stark, Amadeus Cho, Aleksander Lukin junto a Tecnoassalto.


Decks de magia possuem Nico Minoru, Feiticeira Escarlate, Dr. Estranho e Influenciar o Futuro. Iniciando a partida com determinadas habilidades e personagens, consegue-se abrir a mesa de boa forma e gerando recurso para por em cena novos personagens ou suportes.


Porém com personagens com energia inicial alta, sendo essa de 5 para cima, abrir a mesa com um número considerável de personagens não é tão rápido assim quanto um deck que possua personagens que tenham energia inicial até 4 no máximo.


Mas assim como há vantagens de se possuir personagens “pequenos”, também há vantagens de utilizar personagens “pesados”.

Personagens que possuem energia inicial a cima de 5, possuem escudo de no mínimo 2. Sendo assim tempos personagens de 5/2 ou 5/3 no mínimo. Chegando aos mais absurdos como Galactus (9/4) e Hypérion (8/5). Por conta de uma necessidade de grande quantidade de recursos para utilizar esses personagens, poucos jogadores optam por esse estilo de personagem a não ser que seja necessário para a estratégia do deck, assim como Colecionador tem se mostrado.


Mesmo com essa onda de utilizar personagens “pequenos”, alguns jogadores se arriscaram a jogar com esses personagens “pesados” e com isso acabei tento uma noção de jogo que não possuía antes. Uma vez disseram que “o jogador que começa a partida tem 50% de chance de vitória.” Por vezes já dei inicio em partidas e abri a mesa da melhor forma possível e em partidas cheias de reviravoltas acabei derrotado.


O jogador que inicia e abre rápido a mesa, acaba dando a oportunidade do oponente de gerar recursos e nos dias de hoje não se chora por uma carta que indesejavelmente cai nos recursos, pois Poder Cósmico, Tony Stark e Resgate Enroscado podem devolver essa carta para o deck. Sendo assim, deixar algumas cartas caírem nos recursos pode ajudar um pouco a abrir a mesa de forma mais tranqüila contra um oponente com a mesa pronta. É justamente isso que decks de Irmandade de Mutantes faz. Aguarda um número considerável de recursos e quanto os personagens entra em cena, chegam devastando tudo.

Para jogar com tais personagens como Hulk, Thor, Apocalipse, há muitas cartas no jogo que geram recursos e ajudam na compra de cartas, para que seja possível colocar em cena muitos personagens com vida inicial alta. Investigação Silenciosa quando se utiliza personagens com voo, Tecnoassalto para personagens com genialidade como Apocalipse. Exploração Aérea na antecipação, junto com a ação Determinar Procedimento de Nimrod, ajudam a buscar cartas.


Investigar Ruínas e Desfechos Paralelos são exemplos de cenários que podem ajudar. Desfechos por colocar duas cartas do topo do deck nos recursos e Investigar Ruínas por buscar um item único, podendo ser Mjolnir. Uma carta de habilidade que pode ser muito útil. Como Mjolnir só pode ser carregado por Thor, pode se colocar esse card em um personagem e logo após esse personagem entrar, Mjolnir é descarregado e posto nos recursos. Dessa forma o personagem entra com um card a menos e vc ainda tem 1 card nos recursos.


Minério Clandestino e Conversos Molecular são suportes que ajudam para gerar recursos. Chegada Antecipada é um cenário que auxilia caso lhe falte recursos para colocar em cena esses personagens mais pesados.


Assombrar, Poltergeist, Aceleração Atômica, Incursão Estonteante e Investigação Silenciosa são algumas habilidades que também gerarão recurso.


Fora esses personagens com energia e escudos altos, temos personagens como Cassandra Nova e Mago com energia inicial 3 e que podem fazer uso de Armadura de Combate I.M.A e recebendo assim +2 de escudo. Como esses dois personagens ficam com escudo 3, sendo esse um valor alto de escudo, e são fortes para compor sua defesa e atrapalhar o oponente, acabam sendo os alvos do oponente. Assim pode-se dizer que eles acabam sendo os Tankes da mesa, de certa forma. Mulher Invisível, Armadura e Dr. Estranho que ganham bônus de escudo, também podem ser vistos dessa forma. Outras habilidades com bônus de escudo são: Proteção, Escudo do Capitão América, Manto de Levitação e Prancha do Surfista Prateado.


Grande parte desses personagens com energia inicial alta, são personagens que possuem Super Força. Desta forma, são causadores de grande quantidade de dano. Fora os que possuem Super Força também temos personagens que possuem regeneração. Que não morrem com facilidade devido a premissa dessa habilidade. Que também tem bônus de escudo com Genética Superior. Por fim temos os que partilham das duas habilidades como Hulk, Apocalipse, Abominável, Bomba-A.


Com escudos altos, regeneração, energia inicial alta o que personagens “pequenos” poderiam fazer contra isso?


Eis que temos Portal para o Microverso e uma carta pouco utilizada, Alucinação. Uma é um suporte que zera o escudo de todos os personagens em cena e a outra uma habilidade que zera o escudo e apenas um alvo. Danos penetrantes e ações de Telecinesia também são opções contra esses personagens.


Porém encontrar pela frente oponentes que usem essas cartas citadas acima, não é desculpa para não optar por personagens gigantescos. Fora que ação Ludibriar da Mística pode ser uma boa estratégia para reduzir os prêmios do oponente.


E você jogador, qual seu estilo? Prefere personagens pequenos ou personagens pesados? Talvez um misto dos dois?


Por hoje é isso!! Abraços a todos, um feliz natal e um prospero ano novo pra todos!!

bottom of page