DISCUSSÃO TEÓRICA: INFLUENCIANDO O FUTURO
Olá, novamente aqui quem vos fala é Yuri Bittencourt e vamos a mais uma Discussão Teórica. Dessa vez para debatermos um pouco sobre o futuro de Battle Scenes. Coluna essa que tem como premissa apontar e discutir alguns pontos deste TCG.
Para Battle Scenes 2015 foi um ano muito interessante! O jogo cresce cada vez mais e não se pode negar que é um grande feito um card game novo conseguir se manter e atingir um grande publico quando de certa forma compete com outros jogos como Magic, Yu-gi-oh! e Pokémon. Que são jogos mundialmente famosos e já se consolidaram no mercado.
Com esse crescimento de Battle Scenes, esse ano tivemos um grande torneio nacional oficial promovido pela Copag, o Battle Royal. Após esse torneio, a Copag ainda anunciou sua “Guerra Mundial”. Um torneio em formato Tribal Oficializado que deve ocorrer em alguns estados nesse mês de Dezembro. Também ocorreu o banimento da carta Despedaçar a Realidade. Que se manteve banido nos eventos de Porto Alegre organizados pela MTCG.
Nas coleções lançadas desse ano tivemos o acréscimo de algumas cartas e mecânicas de jogo interessantes. Como ações sem custo e ações surpresas. Assim como personagens como Homem Formiga e Jaqueta Amarela que podem entrar em cena a qualquer momento dando resposta a alguma ação imprevista utilizada pelo oponente ou ação de utilizada por um personagem que acabou de entrar em cena.
Conforme novas cartas são lançadas, cartas antigas que não eram muito utilizadas começam a aparecer para solidificar a defesa ou o ataque, junto às novas cartas. Alguns exemplos de personagens que veem aparecendo ao decorrer do tempo:
Colecionador: um personagem que não era muito utilizado, pois tínhamos poucos jogadores utilizando poder cósmico e alguns consideram o personagem pesado. Outro motivo é que a tática de muitos é abrir a mesa de forma rápida e personagens com energia inicial baixa possuem preferência no gosto da gurizada. Porém em IV e principalmente em OS o personagem ganhou força. Combando Incursão Surpreendente com sua ação Manipular Energia. Sendo muito útil combatendo a grande utilização de Itens Únicos.
Barracuda: personagens com energia inicial 1 veem sendo muito utilizados. Principalmente os com genialidade devido à grande força que a habilidade ganhou com Tecnoassalto. A passiva de Barracuda é excelente, principalmente contra personagens que estão carregando Partículas Pym ou Joia do Infinito – Tempo.
Assim como esses personagens foram alguns do que ganharam força no meta, prevejo que futuramente veremos Raio Negro de volta nas mesas de BS.
Os poderes em Battle Scenes são muito bem definidos e cada um tem sua premissa. Alguns personagens possuem poderes que não se encaixam dentro dos padrões estabelecidos para BS, sendo assim são postos como passiva ou nas ações dos personagens. Exemplos disso são Mística, Blink e Noturno. Mística V1 em sua ação “Ludibriar” mostra, como seu poder de se transformar em qualquer pessoa podendo imitar sua aparência e ate mesmo a voz é posto em jogo. Já em sua carta V2 esse poder é demonstrado no texto permanente da carta. O poder de teletransporte de Noturno está muito bem explicito em sua ação. Assim como o poder de abrir portais de Blink, está em sua passiva.
Outros poderes acabam sendo adaptados para os poderes de BS. Como Homem de Gelo que surfa e/ou esquia em seu gelo no jogo ele tem o poder de Voo. Porem o personagem não voa. Lince Negra/Kitty Pride também possui poder de voo no jogo e nas HQ’s tem a capacidade de atravessar objetos sólidos.
Assim como tivemos ações surpresas e ações sem custo, o que a nova coleção trará de novidade? Em uma conversa entre jogadores de porta alegre e região metropolitana foi levantada a questão: “Alguém acredita em um novo poder no BS?”.
Segundo nosso amigo e colunista zueiro, Felipe Ribeiro o poder será “Invocação”. Cartas capazes de invocar entidades. Essas entidades seriam personagens de apoio.
Um exemplo seria um Capitão América V4 (alter ego de Sam Wilson) capaz de buscar cards de apoio Vingadores. Podendo ser uma delas a Resgate (alter ego Pepper Potts) 2/1 capaz de curar algum personagem. Soldado Invernal, Pepper Potts, She Hulk, Jessica Jones etc. Esses personagens não contariam pontos nos prêmios e também não causariam dano. Seriam como Suportes. Seriam personagens separados do deck. Assim não contariam com as 60 cartas. Seriam 60 + os esses “Sidekicks”.
Também foi mencionado por outro jogador, a possibilidade de cartas com efeito instantâneo. Assim como as mágicas instantâneas de Magic. Podendo entrar em cena a qualquer momento. Baseado no Homem Formiga e Jaqueta Amarela.
O jogo possui personagens, habilidades, suportes e cenários. Poderia essa nova coleção trazer algum novo tipo de carta ou poder.
Resta agora aguardar ansiosamente pelos spoilers da nova coleção para que as especulações se tornem um pouco mais concretas.
A nova coleção provavelmente será lançada no inicio de 2016. Como todos já sabem e já mencionei antes no post “Discussão Teórica – Remake”, a Copag utiliza os filmes da Marvel como inspiração para os decks. Os primeiros filmes em 2016 com personagens da Marvel serão Deadpool (11 de Fevereiro) e Capitão América – Guerra Civil (5 de Maio). Qual a temática dos futuros decks? Que Jóia do Infinito teremos nessa nova coleção? Possíveis futuros banimentos para o próximo Royal? Poderes ou tipos de cartas novas?
Abraço a todos, até a próxima.