top of page

ESTRATÉGIA EM ESTUDO: HABILIDADE DE ELASTICIDADE



Seja bem-vindo a coluna Estratégia em Estudo! Sou eu novamente, Sergio Menna, e continuamos com a série nova em que discutimos estratégias com cada poder de BS, e possíveis combinações.


O poder que discutiremos hoje é Elasticidade, um dos poderes mais equilibrados do jogo, com muitas opções de controle, na forma de antecipações e remoção de escudos. É uma habilidade com boas antecipações e com boas ações de combate, incluindo opções decentes de dano.


1. Sobre cards de Elasticidade:


E vamos às estatísticas desse poder:

  • Elasticidade possui 18 cards de habilidade, sendo que seis são cards de antecipação (um deles também é uma ação imprevista), e outros dois cards cuja ação é imprevista;

  • Possui 40 personagens únicos com este poder, quase 12% do total de personagens;

  • Em Invasão Cósmica, foram lançados os cards Tentáculo Alado e Incursão Estonteante numa tentativa de criar uma sinergia entre Elasticidade e Voo, que se provou uma boa combinação para decks de controle, com nove personagens que possuem esta combinação específica;

  • As três habilidades mais utilizadas deste poder são: Simbionte – Venom em primeiro lugar, com 1039 aparições em decks; Atrasar em segundo lugar, com 771 aparições; e Sufocamento em terceiro, aparecendo em 729 decks.

A avaliação de hoje será feita em cima do arquétipo Tentáculos Alados, que combina Elasticidade e Voo, e apresenta algumas opções de outros poderes a serem adicionados.


O deck que iremos trabalhar para criar hoje, diferentemente dos anteriores, será um deck sem afiliação, e baseado apenas em Elasticidade, exceto por Tecnoassalto.


Primeira Conclusão: Elasticidade é um poder bastante completo, com boas habilidades de dano e boas antecipações. É uma boa opção para decks de controle.


2. Arquétipo de deck: Tentáculos Alados:


O arquétipo Tentáculos Alados é baseado nos poderes Elasticidade e Voo. É um deck de controle que visa controlar (duh) o jogo através de incapacitações e com a Máquina de Bloqueio Mental.


O arquétipo começou a surgir em Invasão Cósmica. Na época, haviam sido lançados o Homem Máquina, a Mulher Aranha e Vapor como personagens com as duas habilidades, sendo que em Múltiplas Identidades, mais especificamente no deck Parede de Gelo, surgiu o Homem de Gelo, o ícone desta estratégia.


Elasticidade sempre foi reconhecida pelo seu potencial de controle, graças à cards como Atrasar, Simbionte-Venom, Resgate Enroscado, Atacar e Espionar, entre outros. Eu lembro que Cela Elástica era um card usado no começo de BS, e era sempre comparado a Carregar para Longe. Voo, com Circundar e Voar Alto, já era um poder com algum reconhecimento no jogo como uma opção de controle. Cards poderosos de Voo já existiam, como Exploração Aérea e Incursão Surpreendente. O que faltava para unir ambos os poderes em um deck era a falta de personagens com ambos os poderes, algo que Invasão Cósmica tratou de consertar. Isso, Investigação Silenciosa e Enclausurar.


Com esse repertório de habilidades, o deck tomava forma. Mulher-Aranha, Homem de Gelo e Homem-Máquina eram as opções de personagens para compor o deck, mas não era o bastante. A complementação do deck dependia, até então, da escolha de um terceiro poder para adicionar ao deck. Devido à sinergia com Máquina de Bloqueio Mental, esta escolha era mais focada em personagens que adicionavam capacitações ao deck, como o Senhor Fantástico, o Patriota de Ferro, a Vespa e o recém-surgido Senhor das Estrelas. Exceto pelo Senhor Fantástico, todos eles possuem Voo, o que tornava a adição deles quase que mandatória.


O foco do arquétipo então foi tomando forma, mas havia muitas opções ainda: poderiam focar

no Quarteto Fantástico, usando a Mulher-Invisível, o Senhor Fantástico e o Tocha Humana; ou poderiam focar em Ataque Energético, com Concentrar Poder, Senhor das Estrelas, Patriota de Ferro e Cristal (vocês se lembram do Pikachu?); ou ainda em Telecinésia, com a Rocha Lunar e a Mulher Invisível, juntamente com o Senhor Fantástico.


Com Iniciativa Vingadores, além do acréscimo dos cards sem custo de capacitação, o deck recebeu alguns reforços, como a Vampira V2, o Armador, Hulkling, Homem-Hídrico e Ultron – 61112. Com esses, o deck se tornou um dos arquétipos de controle daquele metagame. Enquanto os Ultrons são responsáveis por um arquétipo inteiro só deles, Vampira V2 se tornou uma coringa para quase todas as estratégias, uma vez que ela ganha todos os poderes de cards de habilidade que ela carregar.


Segunda Conclusão: um arquétipo bastante poderoso e versátil, Tentáculos Alados é uma das formas mais efetivas de deck de controle no jogo. Com opções de compra de cards, incapacitações, ataques bons e excelente sinergia com Máquina de Bloqueio Mental, este é um dos arquétipos de deck que devem ser observados de perto a cada nova coleção.


3. Resgate Enroscado e erratas:


Um ponto totalmente à parte da discussão de hoje é o card Resgate Enroscado e sua errata. O card sem errata diz que quando Resgate Enroscado for colocado em seus recursos vindo de qualquer lugar, você pode colocar um card que não seja de habilidade de seus recursos na base do deck, e você então comprava um card caso controlasse um personagem com Elasticidade. Desta forma, era possível um combo de compra de cards em quantidades arbitrariamente muito grandes (ou “infinito”, se este fosse um número).


Para fazer esse combo, eram necessários suportes como Minério Clandestino ou Campo Magnético, que entram em cena e, a menos que você execute uma tarefa como incapacitar um personagem, eles vão para seus recursos. Para facilitar, vamos nos referir a estes suportes apenas como Minério Clandestino, mas subentende-se que qualquer suporte com a característica citada pode ser usado. Você iniciava o combo com um personagem com Elasticidade em cena, três Resgate Enroscado nos recursos e uma quantidade pequena de cards no deck (algo como 20 cards ou menos).

  • Coloque o Minério em cena carregando os três Resgates;

  • Não cumpra a exigência do Minério, enviando o suporte e os três Resgates para os recursos;

  • O texto de cada Resgate permite enviar para a base do deck um card que não seja de habilidade. Envie quantos Suportes similares ao Minério que você puder;

  • Compre os cards pela segunda parte do texto do Resgate;

  • Coloque um segundo Minério em cena, exatamente como descrito na primeira etapa;

  • Repita todas as interações enquanto necessário/desejável.

Este combo era apenas uma forma de permitir que o jogador comprasse cards enquanto desejasse para então realizar qualquer outra interação. Como não envolvia qualquer ação, não havia absolutamente nada que seu oponente pudesse fazer para impedir as compras.


Após a errata do card – dizendo que “quando Resgate Enroscado for colocado em seus recursos vindo do seu deck, mão, ou personagem em cena” ao invés de “qualquer lugar”, esse combo foi extinto. Que história hein?


4. Decklist: Super Elástico:


E vamos começar então com os personagens escolhidos para nossa proposta de hoje, certo?

  • Callisto: possui uma excelente ação, incapacitando personagens do oponente com sua ação tanto imprevista quanto de antecipação. Boa adição;

  • Vampira V2: pode jogar com qualquer habilidade e ajuda nas antecipações. Sua ação também pode ser usada na preparação para impedir algum personagem do oponente de antecipar em seu combate;

  • Homem de Gelo: além de ser um Voar Alto quando entra em cena, tem uma antecipação interessante;

  • Homem-Aranha (BSMI): o texto deste card é algo que há muito tempo penso em usar. É uma pena que este personagem não seja Thunderbolt: seria perfeito com Zeus;

  • Homem-Aranha V3 e Homem-Aranha Superior: texto que se capacita sozinho, uma ação de antecipação e imprevista simultaneamente, que derruba o Escudo do alvo ou gera uma incapacitação: acho que está justificada a presença dele, não é? O Homem-Aranha Superior é para adicionar proteção ao amigo da vizinhança;

  • Klara Prast: possui uma antecipação interessante para um personagem com apenas um ponto de Energia. Além disso, sozinha ela é capaz de rodar o Resgate Enroscado e gerar compras, além de causar aquele descarregamento de cards quando necessário;

  • Motoqueiro Fantasma (BSOS): além de poder ser jogado dos recursos, é do Quarteto Fantástico e possui uma ação bastante agressiva. É uma ótima opção para o fim do jogo;

  • Mulher-Aranha: bom personagem de controle, excelente ação e configuração “padrão”;

  • Senhor Fantástico: além da capacitação extra, ele possui uma ação que faz rodar o Resgate Enroscado. Com Sufocamento, se torna mortal.


Com apenas Múltiplas Opções e Retirada Estratégica de cenários, o deck tem o suficiente para comprar cards e salvar personagens. Máquina de Bloqueio Mental, Zeus e Fantasticarro são opções estratégicas de suporte, enquanto que Armadilha Reforçada, Câmara Neutralizadora e Campo Magnético são opções de metagame. As habilidades escolhidas são autoexplicativas em sua maioria. Reparos Provisórios é uma forma de “regenerar” os suportes, enquanto que Tecnoassalto é ideal para reutilizar Fantasticarro.


Uma opção para explorar é tentar usar Em Meio à Multidão, mas sou cético em relação a este cenário: é mais provável que Fantasticarro e Tecnoassalto sejam uma opção melhor de convocar personagens do que Em Meio à Multidão, pois o deck tem apenas a Klara Prast de Fugitivos.


5. Concluindo:


E era isso por hoje! Espero que tenham gostado. Como sempre enviem suas críticas, comentários e sugestões para o e-mail (mennamtcg@gmail.com) ou deixe seus comentários abaixo. Acompanhe essa nova série de artigos, e mande suas listas. Um abraço e até a próxima!


bottom of page